Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Agenda semanal + Círculos de arte

Agenda semanal + Círculos de arte

Fundação Bienal de São Paulo, em 18/10/2021.

34ª Bienal
Círculo de arte

No ano em que comemora-se o centenário do nascimento de Paulo Freire, o filósofo, escritor e educador pernambucano também é um dos enunciados da 34ª Bienal – elementos com histórias marcantes em torno dos quais as obras são distribuídas na exposição, sugerindo leituras poéticas multifacetadas das mesmas.

Inspirados nos princípios de autonomia, horizontalidade e dialogicidade propostos por Freire, acontecem semanalmente Círculos de arte sobre cada um dos enunciados da exposição. Os encontros são um momento de aproximação do público com a equipe de mediação da 34ª Bienal e têm por objetivo trocar e compartilhar conhecimentos sobre os sentidos das obras expostas e as possíveis relações entre elas. Inscreva-se gratuitamente aqui!

Para Freire, os círculos não eram meramente uma escolha de formato, mas refletiam de forma muito direta a sua proposta de pedagogia: além de representar uma alternativa à organização espacial da sala de aula tradicional, os círculos permitem desfazer as fronteiras e hierarquias entre detentores de saber e “aprendizes” e possibilitam conversas horizontais e acessíveis à realidade de todos.

Confira a programação do Círculo de arte desta semana e inscreva-se!

Lembre-se! Para entrar na exposição não é necessário agendamento prévio, basta trazer seu comprovante de vacinação de ao menos uma dose contra a Covid-19, em formato físico ou digital (obrigatório para todos os visitantes maiores de 12 anos).

+ planeje sua visita

Espaço de mediação

Localizado próximo à entrada da exposição, o espaço de mediação do térreo é o ponto de encontro para algumas das atividades organizadas pela equipe de educação.

Confira abaixo a programação da semana e inscreva-se!
As vagas são limitadas.

 

Círculo de arte #7
A imagem gravada de Coatlicue

21/10, quinta, e 23/10, sábado, às 16h

O sétimo encontro, dedicado ao enunciado A imagem gravada de Coatlicue, suscita as perguntas: O que é irredutível em você? Qual história você deseja mudar?

+ inscreva-se

 

Bienal para crianças
Os caminhos das pedras
23/10, sábado, às 15h
A mediação especial para crianças é inspirada na obra de Gustavo Caboco, Caminhos das pedras (2020). As crianças conhecerão artistas localizados no térreo e no primeiro andar da exposição, entre eles Luisa Cunha, Carmela Gross, Joan Jonas, Gustavo Caboco, Ana Adamović, e os enunciados Objetos do Museu Nacional e Sino de Ouro Preto.
+ mais

 

Visita temática
Pedagogia noturna: a metáfora da escuridão

24/10, domingo, às 16h
A visita parte do título da exposição Faz escuro mas eu canto e propõe um percurso pautado por qualidades materiais e simbólicas da noite e pelas possibilidades de experiência geradas por certa “pedagogia noturna” presente em algumas das obras da exposição.

+ inscreva-se

 

Ativações da obra deposição

Exposição individual – Ximena Garrido-Lecca

Apresentação da Orquestra Errante na 34ª Bienal de São Paulo. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Localizada no vão central do Pavilhão da Bienal, a obra de Daniel de Paula, Marissa Lee Benedict e David Rueter ressignifica uma antiga roda de negociações da bolsa de valores de Chicago que pode ser livremente ocupada pelos visitantes e conta com uma ampla programação de ativação.

Confira a programação desta semana!

 

Apresentação

Apresentação do Trio Girassol

21/10, quinta, às 19h
Formado pelo percussionista Joachim Emidio, pela soprano Luisa Aguilar e pelo violoncelista Rodrigo Prado, o Trio Girassol propõe um cruzamento entre poesia, música contemporânea, vídeo e performance.
+ mais

 

Conversação com Alice Shintani e Brígida Campbell

23/10, sábado, às 16h
Neste encontro, as artistas conversam sobre as possíveis relações entre arte, cidade e esfera pública.
+ mais

 

Performances

Exposição individual – Ximena Garrido-Lecca

Performance Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde], de Mette Edvardsen. © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo.

 

Mette Edvardsen
Time Has Fallen Asleep in the Afternoon Sunshine [O tempo adormeceu ao sol da tarde]

Performers recitam livros de memória para os visitantes da exposição (30 minutos de duração). Para participar, basta se inscrever no térreo.

Quando: 19/10 (terça); 22/10 (sexta); 23/10 (sábado); e 24/10 (domingo) – 10h às 18h30
Local: térreo

 

Nina Beier
The Complete Works [A obra completa]

Bailarinas e bailarinos aposentados apresentam, de memória, todas as coreografias de sua carreira, reencenando-as em ordem cronológica e sem interrupções. Nessa visita ao próprio passado, cada bailarino reconta a história da coreografia e da dança contemporânea.

Quando: 23/10 (sábado), às 18h; e 24/10 (domingo), às 16h
Local: primeiro pavimento

+ agenda completa

 

4 set – 5 de dez, 2021
terça, quarta, sexta e domingo, 10h - 19h (última entrada às 18h30)
quinta e sábado, 10h - 21h (última entrada às 20h30)


entrada gratuita
acesso mediante apresentação de comprovante de vacinação contra Covid-19

34.bienal.org.br
instagram facebook twitter