Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Confira curador e artista que representarão o Brasil na próxima Bienal de Veneza!

Confira curador e artista que representarão o Brasil na próxima Bienal de Veneza!

Fundação Bienal de São Paulo, em 15/12/2021.
Confira curador e artista que representarão o Brasil na próxima Bienal de Veneza!

Vista externa do Pavilhão Brasil. 20/05/2021 © Riccardo Tosetto / Fundação Bienal de São Paulo

 

Participação nacional do Brasil
59. Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia

A Fundação Bienal de São Paulo anuncia a nomeação de Jacopo Crivelli Visconti como curador da participação nacional do Brasil na 59. Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia. Crivelli Visconti foi curador geral da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto.

Para representar o Brasil na mais antiga Bienal do mundo, Crivelli Visconti, por sua vez, selecionou o alagoano Jonathas de Andrade (1982, Maceió, AL, Brasil), considerado pelo curador um dos artistas brasileiros mais representativos de sua geração:

“Jonathas de Andrade busca em seus trabalhos a ideia de uma cultura autenticamente popular, em todas as possíveis acepções e na intrínseca complexidade dessa definição. O corpo, principalmente masculino, é o eixo norteador para abordar temas como o universo do trabalho e do trabalhador, e a identidade do sujeito contemporâneo, por meio de metáforas que oscilam entre a nostalgia, o erotismo e a crítica histórica e política.

Para esta edição, Andrade está trabalhando em uma instalação inédita, comissionada para a ocasião, em diálogo com o tema da edição. Com curadoria de Cecilia Alemani, a Biennale Arte 2022 toma seu título do livro The Milk of Dreams [O leite dos sonhos] da artista surrealista Leonora Carrington (1917, Reino Unido – 2011, México). Para Alemani, "a artista descreve um mundo mágico em que a vida é constantemente repensada através do prisma da imaginação, e onde todos podem mudar, ser transformados, tornar-se outra coisa e outra pessoa. A exposição nos leva a uma jornada imaginária pelas metamorfoses do corpo e das definições de humanidade."



Saiba mais sobre a representação nacional brasileira na Bienal de Veneza



Artista
Jonathas de Andrade

Jonathas de Andrade. Foto: Jéssica Bernardo. Cortesia do artista

Jonathas de Andrade desenvolve vídeos, fotografias e instalações a partir da produção de imagens, utilizando-se de estratégias que misturam ficção, realidade, tradição e negociação. Participou da 32ª Bienal de São Paulo (2016) com a videoinstalação O Peixe [The Fish], depois exibida, no ano seguinte, em exposição individual no New Museum (Nova York, EUA), e da 29ª Bienal de São Paulo (2010). Um de seus projetos mais emblemáticos é o conjunto de trabalhos que reúne no Museu do Homem do Nordeste, concebido como possível contraponto ao museu antropológico criado em 1979 por Gilberto Freyre, ainda existente na cidade do Recife.

Curador
Jacopo Crivelli Visconti

Jacopo Crivelli Visconti. 11/10/2019 © Pedro Ivo Trasferetti / Fundação Bienal de São Paulo

Curador e crítico de arte radicado em São Paulo, Jacopo Crivelli Visconti (1973, Nápoles, Itália) foi curador geral da 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto (2020-2021). Doutor em Arquitetura pela Universidade de São Paulo – USP, foi membro da equipe da Fundação Bienal de São Paulo entre 2001 e 2009, quando realizou a curadoria da participação oficial brasileira na 52ª Exposição Internacional de Arte – La Biennale di Venezia (2007). Colabora regularmente com publicações de arte contemporânea, arquitetura e design, além de escrever para catálogos de exposições e monografias de artistas.

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto
Publicação educativa

 

Ao longo dos episódios da série “Por dentro da Bienal de Arte de São Paulo”, oferecida pela Bloomberg, você já aprendeu sobre o que é uma Bienal, e por que ela é diferente de um museu ou uma galeria; quem escolhe as obrascomo elas chegam até o Pavilhão da Bienal; o que significa montar uma exposição; e como é o momento único de abrir uma Bienal para o público.

A Bienal de São Paulo é a maior exposição de arte contemporânea do hemisfério sul e a segunda mais antiga do mundo, mas o que acontece quando uma edição acaba? O último episódio da série sai hoje à noite no YouTube da Bienal! Fica de olho no Instagram, que vamos te avisar por lá. ;)


▶️ assista