Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 34ª Bienal / Últimos dias| Pavilhão do Brasil na 17. Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia

Fundação Bienal de São Paulo, em 18/11/2021.

Últimos dias
17. Mostra Internacional de Arquitetura – La Biennale di Venezia

Até 21 de novembro, o público pode visitar o Pavilhão do Brasil na 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da La Biennale di Venezia [Bienal de Veneza].

A exposição utopias da vida comum tem curadoria do estúdio colaborativo Arquitetos Associados (composto pelos arquitetos e urbanistas Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff) e do designer visual Henrique Penha. A mostra é realizada pela Fundação Bienal de São Paulo em parceria com a Secretaria Especial de Cultura.

Considerada pela Artforum uma das exposições imperdíveis desta edição da Bienal de Arquitetura, o projeto curatorial de utopias da vida comum é motivado pela urgência, no mundo contemporâneo, de se pensar em utopias em solo brasileiro. A exposição é organizada em dois núcleos: Futuros do passado, que conta com os trabalhos fotográficos dos artistas Luiza Baldan, Gustavo Minas, Leonardo Finotti e Joana França; e Futuros do presente, onde são exibidos dois vídeos, comissionados especialmente para a Bienal de Veneza, realizados pelos diretores Aiano Bemfica, Cris Araújo e Edinho Vieira, e Amir Admoni.

✨ Saiba mais sobre os trabalhos aqui!

Confira o catálogo de utopias da vida comum

Com projeto gráfico realizado pelo Estúdio Guayabo, o catálogo utopias da vida comum permite que o público se aproxime dos conteúdos da representação nacional na 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza. Você pode acessá-lo gratuitamente no Portal Bienal!

Mimetizando os núcleos do espaço expositivo – Futuros do passado e Futuros do presente – o catálogo também é dividido em duas partes, sendo composto por textos inéditos de mais de 20 autores, dentre eles os próprios curadores, os artistas da mostra e os diretores dos filmes comissionados para a exposição.

Leia aqui!