Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 35ª Bienal / As coreografias do impossível desembarcam no MAM Rio

As coreografias do impossível desembarcam no MAM Rio

As coreografias do impossível desembarcam no MAM Rio

Detalhe da obra Blackhasebeingbeyond, de Torkwase Dyson durante a 35ª Bienal de São Paulo - coreografias do impossível © Levi Fanan / Fundação Bienal de São Paulo

Fonte: https://35.bienal.org.br/itinerancias/rio-de-janeiro/?utm_campaign=2024_01_16_newsletter_semanal_iti-rio&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

BIENAL DE SÃO PAULO

Publicado em: 16 de Janeiro de 2024

 

Já em sua sétima edição, o programa de mostras itinerantes da Bienal de São Paulo leva recortes da mostra paulistana no ano seguinte ao de sua realização para cidades do Brasil e exterior. Em 2024, a primeira parada será correalizada com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio), para onde os curadores Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel conceberam um recorte especial da mostra, adaptado às características e ao contexto da cidade, com abertura marcada para o dia 27 de janeiro.

Dos 121 artistas presentes no Pavilhão da Bienal em São Paulo, dezenove estarão presentes no Rio de Janeiro. Segundo os curadores, a seleção oferece um panorama do que foi visto em São Paulo: “É um recorte da exposição que traz muito da força e da potência da 35ª Bienal de São Paulo. É um exercício complexo, mas igualmente interessante, recortar um trabalho tão intenso, ainda mais pensando no contexto do Rio de Janeiro, uma cidade que tem tantos atravessamentos com as urgências contemporâneas e belezas que as coreografias do impossível trazem consigo”.

Participam da exposição os seguintes nomes: Citra SasmitaEdgar CalelEmanoel AraujoKatherine DunhamLeilah WeinraubLuiz de AbreuM’barek BouhchichiMalincheMarilyn Boror BorMaya DerenMin Tanaka e François PainQuilombo CafundóRosana PaulinoSantu MofokengSimone Leigh e Madeleine Hunt-EhrlichThe Living and the Dead EnsembleTorkwase DysonXica ManicongoZumví Arquivo Afro Fotográfico.

Andrea Pinheiro, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, expressa seu entusiasmo em relação a este novo capítulo, dado que a primeira itinerância da exposição é, também, sua primeira exposição no cargo de presidente: “Iniciar pela cidade do Rio é uma alegria e um desafio. Em uma metrópole onde o cenário cultural é tão rico e singular, levar esta mostra que aborda nossas principais urgências contemporâneas, e que se comunicou de maneira tão direta com o público, representa uma grande conquista para a Fundação Bienal”.

“No Rio, o MAM é o pouso natural para a itinerância de uma edição da Bienal que abraça e reflete as urgências do mundo. Para nós, é um prazer e uma honra receber as coreografias do impossível”, celebra Paulo Vieira, diretor-executivo do museu.

Para Pablo Lafuente, diretor artístico do MAM Rio, a exposição reativa a colaboração que as duas instituições desenvolveram desde os anos 1950, quando os artistas premiados na Bienal de São Paulo eram mostrados em sequência no museu no Rio de Janeiro.  “E, como aconteceu historicamente, ao deslocar as obras é possível não só disponibilizá-las para novos públicos, mas também testar outros argumentos desde a curadoria e a mediação.”

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível
Programa de mostras itinerantes
Itinerância MAM Rio
Curadoria: Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel
27 jan – 7 abr 2024
qua, qui, sex, sáb, 10h – 18h
dom, 10h – 18h
feriados (exceto aos domingos), 11h – 18h
horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros: dom, 10h – 11h
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM Rio
Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo, Rio de Janeiro
https://mam.rio/
entrada com contribuição voluntária

Parceiros desta itinerância