Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 35ª Bienal / As itinerâncias da 35ª Bienal vão ganhar o Brasil e o mundo

As itinerâncias da 35ª Bienal vão ganhar o Brasil e o mundo

Fonte: https://35.bienal.org.br/itinerancia/?utm_campaign=2024_01_09_newsletter_semanal_anuncio-iti&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

 

BIENAL DE SÃO PAULO

09 de Janeiro de 2024

 

No segundo semestre de 2023, a 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível trouxe obras do mundo inteiro para o Pavilhão Ciccillo Matarazzo. Em 2024, parte dessas obras seguem para o mundo novamente, chegando a quinze cidades, sendo onze brasileiras e quatro estrangeiras, por meio do programa de mostras itinerantes, realizado pela Fundação Bienal desde 2011.

O itinerário começa já no dia 27 de janeiro no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. As cidades contempladas no Brasil ainda incluem Belém, no Museu de Arte de Belém; Brasília, no Museu Nacional da República; Fortaleza, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer; Belo Horizonte, no Palácio das Artes; São José do Rio Preto e Campinas, nos respectivos SESCs; Salvador, no Museu de Arte Moderna da Bahia; Vitória, no Palácio Anchieta; e Porto Alegre, na Fundação Iberê Camargo.

As etapas internacionais do programa de mostras itinerantes abrangerão quatro países, marcando a primeira vez que a Bienal estará no continente africano. Os países visitados serão França (LUMA Arles), Angola (Luanda, em parceria com o Instituto Guimarães Rosa), Argentina (MALBA e Palácio Pereda, em Buenos Aires) e, pela primeira vez, Bolívia (local a ser confirmado).