Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 35ª Bienal / Com elenco de 120 artistas, 35ª Bienal de São Paulo terá expografia do Vão

Com elenco de 120 artistas, 35ª Bienal de São Paulo terá expografia do Vão

Vencedor do Prémio Début Trienal de Lisboa, Vão foi convidado a conceber o desenho expositivo da 35ª Bienal de São Paulo - ‘coreografias do impossível’, que contará com olhares de artistas que transcendem a noção de tempo progressivo, linear e ocidental.

Fonte: https://revistaprojeto.com.br/noticias/com-elenco-de-120-artistas-35a-bienal-de-sao-paulo-tera-expografia-do-vao/

 

PROJETO

Publicado em: 10 de Julho de 2023

 

35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível, promovida pela Fundação Bienal de São Paulo e com curadoria de Diane Lima, Grada Kilomba, Hélio Menezes e Manuel Borja-Villel, apresenta a lista completa de artistas e coletivos participantes, assim como a autoria do projeto expográfico, que nesta edição fica a cargo do escritório paulistano Vão, e que estará aberta ao público de 6 de setembro a 10 de dezembro de 2023.

A lista anunciada consolida a extensa pesquisa realizada pelos curadores sobre questões urgentes do mundo contemporâneo, revelando uma diversidade de formas, movimentos e interpretações sob o tema “coreografias do impossível”. Com 120 nomes confirmados, a lista abraça vozes das diásporas e dos povos originários, promovendo um diálogo local e internacional mais amplo.

"Vivem em contextos impossíveis, desenvolvem estratégias de contorno, atravessam limites e escapam das impossibilidades do mundo em que vivem. Lidam com a violência total, a impossibilidade da vida em liberdade plena, as desigualdades, e suas expressões artísticas são transformadas pelas próprias impossibilidades do nosso tempo”, afirmam os curadores.

Tecendo o plano organizacional do contingente artístico participante, o Vão, formado por Anna Juni, Enk te Winkel e Gustavo Delonero, pretende explorar as singularidades do icônico Pavilhão Ciccillo Matarazzo – o Pavilhão da Bienal, projetado em 1957 por Oscar Niemeyer e situado no Parque Ibirapuera -, onde já instalou temporariamente o escritório para um enriquecedor processo de trabalho ‘in situ’.

Alinhado ao conceito do impossível e suas coreografias como uma política de movimento e movimentos políticos entrelaçados nas expressões artísticas, o projeto explora a relação entre espaço expositivo e fluxos de visitantes, rompendo as convenções conceptuais e estruturais do edifício, haja vista que, pela primeira vez, os mezaninos ondulantes sobre o pé-direito central do pavilhão serão completamente fechados, numa intervenção radical que reinventa a experiência da espacialidade.

"Buscamos, desde o princípio, um desenho que se colocasse entre o desejo de não reencenar a coreografia espacial existente, mas que, ao mesmo tempo, não impusesse uma coreografia outra, totalmente desvinculada das suas lógicas internas. Para isso deveríamos dançar com o existente e com o disponível. Ou seja, para além da atenção em reutilizar os materiais remanescentes das antigas exposições, tínhamos como objetivo criar espaços a partir dos elementos construtivos que constituem o Pavilhão”, declara o trio.

O jovem escritório é conhecido por integrar à escala arquitetônica a uma forte expressão artística traduzida com originalidade, compromisso com o ambiente e cuidadosa compreensão dos materiais. Em 2017, colaborou na instalação Chão de Caça, da artista Cinthia Marcelle para o Pavilhão do Brasil da Bienal de Veneza, que foi distinguido com uma menção honrosa.