Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / A Definição de Museu: o ICOM, as Propostas e os Debates / Nova definição de museu

Nova definição de museu

Por ICOM

2021 começa com um grande desafio: a retomada das discussões sobre a nova definição de museu. A missão se dá sob a coordenação do ICOM Define, o Comitê para Definição de Museu, que tem como um de seus presidentes o pesquisador brasileiro e presidente do Comitê Internacional para Museologia (ICOFOM), Bruno Brulon. O comitê definiu uma metodologia em 11 passos, que teve início em dezembro de 2020 e segue até a votação final na Conferência Trienal de Praga, em 2022. Até lá, os Comitês Nacionais e Internacionais terão como tarefa promover debates e consultas locais para subsidiar os trabalhos.


E como estamos no Brasil? O ICOM Brasil já enviou ao ICOM Define um relatório das discussões posteriores à reunião de Kyoto (em que se deu a primeira tentativa de aprovar uma nova definição) e agora prepara a fase de consulta pública à comunidade museal brasileira, que deve se iniciar em breve. Nas últimas semanas, um grupo de profissionais voluntários vem construindo a dinâmica e as ferramentas para esta consulta online. Poderão participar membros e não-membros do ICOM Brasil.

Saiba mais sobre o ICOM Define. E fiquem ligados e ligadas em nossas redes sociais para acompanhar o debate. "O MUSEU É UMA INSTITUIÇÃO PERMANENTE SEM FINS LUCRATIVOS, AO SERVIÇO DA SOCIEDADE E DO SEU DESENVOLVIMENTO, ABERTA AO PÚBLICO, QUE ADQUIRE, CONSERVA, INVESTIGA, COMUNICA E EXPÕE O PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL DA HUMANIDADE E DO MEIO ENVOLVENTE, COM FINS DE EDUCAÇÃO, ESTUDO E DELEITE".

Esta é a atual definição de museu, em vigor desde 2007.

 

Fonte: https://us10.campaign-archive.com/?e=[UNIQID]&u=047bbf111632e688486f2ddf3&id=b21f70649d