Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / A Definição de Museu: o ICOM, as Propostas e os Debates / Nova Definição de Museu avança mais uma etapa | ICOFOM recebe artigos sobre Mesa de Santiago

Nova Definição de Museu avança mais uma etapa | ICOFOM recebe artigos sobre Mesa de Santiago

ICOM Brasil, em 05/11/2021.

Nova Definição de Museu: resposta do Brasil à Consulta 3


O processo da Nova Definição de Museu concluiu mais uma etapa importante em outubro: a revisão das palavras-chave e conceitos mais votados globalmente pelos comitês nacionais, comitês internacionais, alianças regionais e organizações afiliadas, divididos em sete eixos conceituais. A resposta enviada pelo ICOM Brasil está sendo divulgada em primeira mão nesta edição da newsletter. 

A análise foi realizada pelo Grupo de Trabalho, composto por 37 especialistas, de diferentes regiões do país, constituído para acompanhar todo o processo da Nova Definição de Museu no Brasil. O trabalho também teve a participação de conselheiros do ICOM Brasil. A premissa da análise foi reforçar a posição da comunidade brasileira, já expressa na ampla consulta pública realizada em março deste ano

Por essa razão, o GT decidiu insistir em três termos que não ficaram entre os mais votados no mundo, mas que representam o pensamento brasileiro: Bem viverAntirracismo TerritórioConfira o relatório completo.


 

Já estamos na etapa 7 da metodologia em 11 passos proposta pelo ICOM Define - comitê criado internacionalmente, sob copresidência do museológo brasileiro Bruno Brulon, para coordenar os trabalhos. Agora, as respostas dos comitês serão analisadas em conjunto e darão origem a 14 sugestões de nova definição. A decisão final será feita em 2022, durante a Assembleia Geral do ICOM, em Praga. Estamos registrando todo o processo aqui.

VENHA PARA O ICOM!
Está aberta a temporada de renovação e inclusão de novos membros. Se você quer fazer parte de uma rede internacional com mais de 44.000 profissionais e pesquisadores de museus em todo o mundo, fale com a gente. Tanto a adesão quanto a renovação podem ser feitas até 21 de março de 2022. Estudantes da área também são bem-vindos!

Nossos contatos:
✉️icom.bra@gmail.com
📱 (11) 97380-5381 - WhatsApp


Membros do ICOM têm direito a: 
✅
Acesso gratuito a museus em todo o mundo.
✅Poder de voto, no caso dos profissionais ativos, em um dos 31 comitês internacionais temáticos.
✅Acesso exclusivo a documentos e publicações como a revista Museum International.
✅Desconto em cursos realizados por parceiros.

Veja o que é necessário para tornar-se membro.