Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / 28ª Bienal / Ivo Mesquita apresenta sua 'instalação vazia' para pavilhão

Ivo Mesquita apresenta sua 'instalação vazia' para pavilhão

O ESTADO DE S. PAULO

12 de novembro de 2007

CADERNO 2

Fonte: MOLINA, C. Ivo Mesquisa apresenta sua 'instalação vazia' para pavilhão. O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 12/11/2007.


Ivo Mesquisa apresenta sua 'instalação vazia' para pavilhão

POR CAMILA MOLINA

Curador da 28.ª edição do evento, que será realizada em 2008, falou sobre seu projeto, marcado pela ausência de obras físicas

Escolhido para ser o curador da 28ª Bienal de São Paulo, marcada para ocorrer entre 19 de outubro e 30 de novembro de 2008, Ivo Mesquita apresentou na sexta-feira para a imprensa seu projeto para o evento, intitulado Em Vivo Contato. Sua idéia é propor uma reflexão sobre o papel de uma Bienal de arte e fugir do 'modelo do século 19': para tanto, a 28ª Bienal que concebeu é marcada pela ausência de obras físicas no pavilhão no Parque do Ibirapuera. 'Quero fazer uma grande instalação em que o prédio fica apenas como algo simbólico', afirmou Mesquita, que pensou, nesse sentido, em deixar todo o segundo andar do pavilhão vazio; uma espécie de 'praça aberta à cidade' no primeiro piso (onde ocorrerá uma programação diária que pode incluir sessões de cinema e vídeos, performances e até música e teatro); e realizar uma biblioteca no terceiro pavimento (com o histórico da Bienal de São Paulo e materiais sobre outras bienais do mundo). 'Não quero adiantar nomes', disse Mesquita.

É um projeto 'audacioso, o grande momento da Bienal de São Paulo', endossou o presidente da Fundação, Manoel Pires da Costa - e, por isso, ainda não foi totalmente aprovado pelo conselho da instituição. Segundo Pires da Costa, porque 'o estatuto da Fundação prevê que a mostra tem de ter obras de artistas plásticos.' E completa que, no entanto, 'o conselho pode ser soberano' e decidir que o projeto de Mesquita, que anunciou como curadores-adjuntos Ana Paula Cohen e Thomas Mulcaire, é válido apesar da cláusula. O projeto orçamentário ainda não está fechado - Pires da Costa afirmou que até daqui 15 dias isso será definido para que se possa iniciar a captação de recursos. Como não vai ter obras pelo pavilhão, 'com certeza será a Bienal mais barata', disse o presidente. A entrada será gratuita.

O ano de 2007 foi de crise para a Fundação Bienal de São Paulo - seu presidente esteve envolvido em escândalos financeiros, mas absolvido pelo Ministério Público. Apesar de o desgaste da imagem da instituição, Eleonora Mendes Caldeira, vice-presidente da Fundação, afirmou que três curadores foram convidados a apresentar projetos curatoriais para a Bienal: Marcio Doctors, Ivo Mesquita e Solange Farkas - um quarto, não identificado, também entrou nesse processo. Solange não chegou a enviar projeto e, num certo momento, Doctors e Mesquita articularam fazer projeto em dupla. Na segunda-feira anterior, Doctors resolveu se retirar do processo. Dois dias depois, Ivo Mesquita, que afirmou que por causa de 'seu amor à casa passou acima das picuinhas', foi anunciado o curador.



Fonte: MOLINA, C. Ivo Mesquisa apresenta sua 'instalação vazia' para pavilhão. O Estado de S. Paulo. Caderno 2, 12/11/2007.