Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Daros / Casa Daros / Daros Latinamerica anuncia data de abertura da Casa Daros

Daros Latinamerica anuncia data de abertura da Casa Daros

Instalada no Rio de Janeiro, Brasil, em um edifício neoclássico de 1866, a Casa Daros será um espaço de arte, educação e comunicação

Foto: Jaqueline Félix, Imagens do Povo, Rio de Janeiro

Após uma cuidadosa e monumental obra de restauro e reforma do prédio construído em 1866, em Botafogo, Rio de Janeiro, a Casa Daros – instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça – será inaugurada no dia 23 de março de 2013.

Criada em 2000, a coleção Daros Latinamerica reúne um acervo de mais de 1.100 obras, de 116 artistas nascidos ou que trabalham em países da América Latina.

A Casa Daros irá apresentar ao público exposições, sempre acompanhadas de atividades integradas de arte, educação e comunicação, como oficinas, cursos, seminários e programação audiovisual. O edifício terá também biblioteca, auditório com capacidade para cem pessoas, restaurante, cafeteria e loja.

A exposição inaugural será Cantos Cuentos Colombianos, com uma seleção ampla e representativa de obras de dez artistas da Colômbia: Doris Salcedo, Fernando Arias, José Alejandro Restrepo, Juan Manuel Echavarría, Maria Fernanda Cardoso, Miguel Ángel Rojas, Nadín Ospina, Oscar Muñoz, Oswaldo Macià, e Rosemberg Sandoval.
O edifício da Casa Daros, de mais de 11 mil metros quadrados, em um terreno que comporta também o jardim de palmeiras imperiais e um pátio interno que foi transformado em uma grande praça, pertencia à Santa Casa de Misericórdia, foi comprado pela Daros Latinamerica em 2006. As obras de restauro e adequação ao novo uso começaram em meados de 2007. O projeto de arquitetura da Casa Daros foi desenvolvido inicialmente por Paulo Mendes da Rocha, e, a partir de 2008, pelo escritório Ernani Freire Arquitetos Associados.

A revitalização do prédio projetado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912) foi complexa e exigiu considerável esforço e dedicação, pois foi necessário restaurar janelas, portas, pisos, paredes e telhados, garantir as condições adequadas para seu novo uso e, ainda, manter o princípio da reversibilidade, fundamental em prédios protegidos pelo patrimônio.  Tombado em 1987 pela cidade do Rio de Janeiro, o prédio da Casa Daros teve sua obra acompanhada por diversos órgão municipais, com destaque para a Subsecretaria do Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design e a Secretaria de Urbanismo.

A história do edifício neoclássico remonta a 1819, quando a enorme chácara em Botafogo foi doada à Santa Casa da Misericórdia, que se manteve dona da propriedade até sua venda  em 2006. O edifício abrigou no século XIX o Recolhimento de Santa Teresa, um orfanato para meninas, e, no século XX, o Educandário de Santa Teresa, partilhado em suas últimas duas décadas com o Colégio Anglo-Americano.

O diretor artístico e curador da coleção Daros Latinamerica é Hans-Michael Herzog, e a Casa Daros tem como diretora-geral Isabella Rosado Nunes, e diretor de arte e educação Eugenio Valdés Figueroa.

 

Serviço: Casa Daros – Inauguração
23 de março de 2013
Casa Daros
Rua General Severiano, 159, Botafogo
Telefone: +55 21 2275 0246
http://www.daros-latinamerica.net