Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Daros / Casa Daros / Imóvel da Casa Daros pode até ser vendida em caso de proposta

Imóvel da Casa Daros pode até ser vendida em caso de proposta

Segundo conselho, poder público ou iniciativa privada podem ajudar. Dificuldades financeiras contribuíram para a venda, segundo presidente. por Henrique Coelho - Portal G1 Rio

A Casa Daros, em Botafogo, possui uma coleção de cerca de 1,2 mil obras de arte contemporânea latino-americana. O casarão onde está instalada é do século XIX e foi projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. (Foto: Alexandre Macieira/ Divulgação Riotur)
A Casa Daros, em Botafogo, possui uma coleção de cerca de 1,2 mil obras de arte contemporânea latino-americana (Foto: Alexandre Macieira/ Divulgação Riotur)

 

O fechamento da Casa Daros, dedicada à exposição de arte contemporânea latino-americana, pode abrir espaço para que a casa, comprada por R$ 23 milhões e restaurada por R$ 60 milhões, seja vendida após sua última exposição, em 13 de dezembro. A informação é do presidente conselho da coleção, que deu entrevista coletiva sobre o fechamento do espaço nesta quarta-feira (13).

"Existe essa possibilidade, mas também estamos aptos a ouvir quem tenha propostas para manter este espaço aberto para a cidade do Rio", afirmou o presidente do Conselho da Coleção Daros Latinamerica, Christian Verling.

A decisão de encerrar as exposições no local ocorreu por complicações financeiras e burocráticas. "Nosso fundo de investimento é privado, não é ilimitado. Além disso, tivemos um aumento no preço pago do seguro para obras de arte, além de problemas na importação", explicou o diretor da Casa Daros, Dominik Casanova.

Dois anos depois da inauguração, o espaço de 12 mil metros quadrados vai fechar para o público em dezembro, após a exposição "Ficción y Fantasía - Arte de Cuba", com 140 obras de 15 destacados artistas daquele país, que deve ser inaugurada em setembro. Segundo Cristian, as coleções serão levadas para outras cidades da América Latina. "Mas em nenhuma dessas cidades faremos um espaço como a Casa Daros. O espaço aqui é único", afirma.

Casa funcionou por dois anos
Dois anos depois de ser inaugurada em Botafogo, na Zona Sul do Rio, a Casa Daros, espaço dedicado à exposição de arte contemporânea latino-americana, vai fechar para o público em dezembro, após a exposição "Ficción y Fantasía - Arte de Cuba", com 140 obras de 15 destacados artistas daquele país, que deve ser inaugurada em setembro.

Em comunicado oficial, a Casa Daros informou na tarde desta terça-feira (12) que “a Coleção Daros Latinamerica irá abrir novos caminhos e focar suas atividades públicas no contexto internacional, e redirecionará a Casa Daros para um novo objetivo”.

Nesta quarta-feira (13), o presidente do Conselho da Coleção Daros Latinamerica, Christian Verling, o diretor artístico da Coleção, Hans-Michael Herzog, e o diretor da Casa Daros, Dominik Casanova farão o anúncio oficial do encerramento da programação.

Segundo o comunicado, “a Casa Daros é parte do patrimônio cultural brasileiro, cujo impacto ressoa pelo continente, e como tal deve permanecer preservada como uma plataforma viva para a população do Rio”.

A nota não adianta qual o futuro do casarão neoclássico do século XIX, preservado pelo Patrimônio da cidade do Rio de Janeiro, reformado pela Daros Latinoamericana a partir de 2007. O palacete, projetado pelo arquiteto Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), fica num terreno de mais de 12 mil metros quadrados.

A Casa Daros é uma instituição da Daros Latinamerica, uma das mais abrangentes coleções dedicadas à arte contemporânea latino-americana, com sede em Zurique, Suíça. A Daros Latinamerica conta com cerca de 1.200 obras, entre pinturas, fotografias, vídeos, esculturas e instalações, de mais de 117 artistas.

A nota informa que a coleção “continuará sendo cuidadosamente mantida, e aumentará o número de exposições e empréstimos para prestigiosos museus e instituições ao redor do mundo”.

Desde 2013, a Coleção Daros Latinamerica realizou na Casa Daros do Rio cerca de 20 exposições com suas obras de arte, além de performances, conversas com artistas, oficinas e encontros criativos e “estabeleceu um diálogo vivo sobre arte latino-americana, a partir de seu próprio continente”, diz a nota.

Exposição na Casa Daros (Foto: Divulgação/Globo)

Exposição do artista Nadín Ospina, representando ícones das histórias em quadrinhos, na Casa Daros (Foto: Divulgação/Globo)