Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Bolsonaro elogiou Alvim em live horas antes de anúncio com fala nazista

Bolsonaro elogiou Alvim em live horas antes de anúncio com fala nazista

Do UOL, em São Paulo em 17/01/2020.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) elogiou o secretário de cultura, Roberto Alvim, horas antes do pronunciamento que parafraseia um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista.

Durante a tradicional live semanal, realizada ontem, Bolsonaro definiu Alvim como um representante da "cultura de verdade".

"Ao meu lado, aqui, o Roberto Alvim, o nosso secretário de Cultura. Agora temos, sim, um secretário de Cultura de verdade. Que atende o interesse da maioria da população brasileira, população conservadora e cristã", afirmou o presidente.

Antes de permitir que Alvim apresentasse o Prêmio Nacional das Artes, Bolsonaro voltou a destacar o trabalho do secretário.

"Você aí é a cultura de verdade, algo que não tínhamos no Brasil. Tínhamos aqui essa ideia de fazer cultura para uma minoria, tem que fazer para a maioria", afirmou.

O secretário foi exonerado na manhã de hoje, após um pronunciamento que imita um discurso de Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista.

Alvim afirmou que o episódio foi uma "infeliz coincidência retórica" resultante de uma pesquisa no Google. Ele afirmou ter redigido 90% do pronunciamento veiculado ontem, mas não se responsabilizou pelas frases copiadas de um dos textos do ministro da Alemanha nazista.

No vídeo, com o retrato de Bolsonaro ao fundo, Alvim imita a aparência e tom de voz de Goebbels. Outra referência ao nazismo é a música de fundo, da ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, obra que Hitler contou em sua autobiografia ter sido decisiva em sua vida.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/01/17/bolsonaro-elogiou-alvim-em-live-horas-antes-de-anuncio-com-fala-nazista.htm