Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Exclusivo: Os últimos minutos de Alvim em seu gabinete antes de ser demitido

Exclusivo: Os últimos minutos de Alvim em seu gabinete antes de ser demitido

Por Natália Portinari, Renata Mariz e Paula Ferreira para O Globo em 17/01/2020 .
Exclusivo: Os últimos minutos de Alvim em seu gabinete antes de ser demitido

Secretário da Cultura, Roberto Alvim abandona entrevista para O Globo, e após receber ligação, se dirige às pressas para o Palácio do Planalto. Foto: Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA — Roberto Alvim, secretário especial da Cultura recém-demitido por Jair Bolsonaro, começou a manhã desta sexta-feira atendendo a uma ligação do presidente da República às 7h30. Era a primeira de uma série de explicações que pretendia dar: entrevistas com a imprensa ocupavam sua agenda até 14h. A demissão foi publicada no Diário Oficial em edição extra na tarde desta sexta.

Bolsonaro o questionou sobre o vídeo publicado na noite de quinta-feira,  em que ele parafraseava um discurso do ministro da Propaganda nazista, Joseph Goebbels. Alvim disse se tratar de uma coincidência e ouviu do chefe que não retrocedesse e seguisse com a agenda, inicialmente programada para divulgar o Prêmio Nacional das Artes.

Em poucas horas, no entanto, a situação mudou. Bolsonaro decidiu demitir o secretário. Enquanto a reportagem do GLOBO aguardava para ser atendida  — o terceiro veículo da fila — Alvim atendia a sucessivas ligações, entrando e saindo do gabinete. Em sua mesa, ainda estava a cruz de Lorena, símbolo medieval da resistência, honra e fé cristãs, mostrada com destaque no vídeo.

Após mais de uma hora de atraso, o secretário, ainda com o telefone na mão, entrou novamente na sala e pediu mais cinco minutos antes de começar a entrevista. Ele se desculpou diversas vezes pelo atraso.

— Desculpa, estou suando muito. Não tem ar-condicionado aqui.

Alvim entrou em uma sala contígua ao gabinete, de onde era possível ouvir as explicações tensas aos interlocutores com quem ele dialogava. Nas entrevistas e nos telefonemas que atendeu, ele sustentava que não fez homenagem ao nazismo e que a frase de Goebbels foi incorporada ao texto em um "brainstorming" com assessores.

Dois assessores acompanhavam a agenda. Assim como o chefe, passaram por uma escalada de tensão durante a manhã. Enquanto o GLOBO ainda esperava (já excedendo os cinco minutos pedidos por Alvim), uma das auxiliares foi avisada de que ele fora convocado por Bolsonaro para uma reunião no Palácio do Planalto e já tinha deixado o prédio.

O secretário deixou para trás um gabinete lotado de referências às suas convicções. Em um bloco preso a um cavalete, havia um desenho de uma cruz dos templários com a inscrição "Cultura, base da Pátria" ao lado. Embaixo, uma frase em alemão: "Wo ist der design?" ("onde está o design?"). Em outra folha, via-se uma figura semelhante a um dos personagens de Henfil, a Graúna, que dizia: "Mandioca no Bombril".

Além da cruz, havia em sua mesa  um bonequinho mascarado com os olhos vermelhos, "O Doutrinador". O personagem, de autoria do quadrinista brasileiro Luciano Cunha, persegue políticos corruptos em Brasília e fez sucesso durante as manifestações de junho de 2013. Em 2018, a história ganhou uma adaptação no cinema.

Alvim passou pouco mais de dois meses no cargo. É o terceiro titular da Cultura no governo Bolsonaro. Em agosto, o então secretário Henrique Pires foi demitido após polêmica envolvendo filmes com temática LGBT. Na ocasião, disse que preferia sair a "bater palma para censura". Depois, o economista Ricardo Braga foi alçado ao cargo, mas acabou sendo indicado para chefiar uma secretaria do Ministério da Educação.

Alvim já havia chamado atenção da classe artística, em agosto, ao lançar em suas redes sociais  uma convocação para 'artistas conservadores' criarem uma 'máquina de guerra cultural'. Em setembro, criou polêmica quando ofendeu abertamente Fernanda Montenegro, chamando a atriz de "sórdida" em suas redes sociais. O ataque veio após a atriz posar para uma revista literária vestida como uma bruxa prestes a ser queimada em uma fogueira com livros.

As anotações de Alvim

A equipe da secretaria da Cultura também havia utilizado uma das folhas do cavalete para deliberar sobre a escolha de cargos na Fundação Palmares. Dois nomes cotados para a presidência estavam lado a lado, com prós e contras: Tatiana Alvarenga, economista indicada pela ministra Damares Alves, e "Pastor MG".

Alvarenga é listada como uma indicação de Damares, o que foi visto como um ponto positivo. Já o "Pastor MG" tinha uma recomendação de Marcelo Álvaro Antônio, chefe de Alvim, o que foi considerado um ponto negativo. Alvarenga tem "controle", enquanto o "Pastor MG" é tido como "sem controle".

O fato de Alvarenga ser mulher elevou a avaliação da economista. A qualificação técnica também foi avaliada. Enquanto Alvarenga foi qualificada como "gestora", o Pastor MG seria "(?) Doutor", com um ponto de interrogação. Ambos são negros, o que também foi considerado na avaliação.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/exclusivo-os-ultimos-minutos-de-alvim-em-seu-gabinete-antes-de-ser-demitido-24196748