Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Justiça nega pedido do MPF para suspender nomeação de presidente da Funarte

Justiça nega pedido do MPF para suspender nomeação de presidente da Funarte

Do UOL, em São Paulo em 17/07/2020.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro negou o pedido do MPF (Ministério Público Federal) para suspender a nomeação de Luciano da Silva Barbosa Querido como presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes).

Querido, que é ex-assessor do vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos), foi efetivado no cargo no início desta semana. Ele estava atuando como presidente interino da Funarte desde 7 de maio. O ex-assessor do filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assumiu o posto de forma provisória após a saída de Dante Mantovani, que não durou nem 24 horas no cargo.

Em 1º de julho, o MPF entrou com uma ação civil pública na Justiça para suspender a nomeação de Querido para a presidência da Funarte. No requerimento, o MPF pediu que a portaria de maio que o nomeou interinamente fosse suspensa, argumentando que a nomeação "oferece grave risco ao funcionamento" do órgão. Segundo o MPF, o ex-assessor de Carlos Bolsonaro não possui formação e experiência suficiente para o cargo. Querido é bacharel em direito.

Na decisão de hoje, o juiz Antonio Henrique Correa da Silva, da 32ª Vara Federal do Rio, declarou que o decreto citado pela MPF para justificar o pedido da suspensão da nomeação não impede que Querido seja nomeado a um cargo comissionado, que é o caso da presidência da Funarte.

"O requisito trazido por este último dispositivo, longe de exigir uma especialização efetiva, profissional ou acadêmica, no ramo de atividades da entidade para o qual o pretendente esta sendo nomeado, limita-se a traçar o perfil mínimo a ser preenchido pelo profissional, de modo a garantir o atendimento ao interesse público", diz o juiz na decisão.

"Assim, embora seja desejável que o ocupante de cargo em comissão em entidades públicas e órgãos públicos especializados tenham a formação acadêmica ou a experiência profissional que lhes permitam ser reconhecidos como especialistas nas respectivas áreas de atuação, o decreto regulamentar invocado não chega às raias de definir tal especialização como requisito intransponível para o preenchimento de cargos em comissão", afirma o magistrado.

O atual presidente da Funarte atuou no gabinete de Carlos Bolsonaro na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro entre 2002 e 2017. Querido fazia a gestão da editoração e confecção de boletins.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/07/17/justica-nega-pedido-do-mpf-para-suspender-nomeacao-de-presidente-da-funarte.htm

registrado em: