Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Lideranças do movimento negro protestam na Fundação Palmares contra novo presidente da casa

Lideranças do movimento negro protestam na Fundação Palmares contra novo presidente da casa

Por Isabella Macedo para O Globo em 29/11/2019.
Lideranças do movimento negro protestam na Fundação Palmares contra novo presidente da casa

Protesto contra a nomeação do novo presidente da Fundação Palmares, em Brasília Foto: Jorge Willian/ Agência O Globo

BRASÍLIA— Representantes de diversos setores do movimento negro protestaram, na manhã desta sexta-feira, contra a nomeação de Sérgio Nascimento de Camargo para a presidência da Fundação Palmares . Líderes de cerca de 40 organizações entraram no prédio da Fundação, na região central de Brasília, para protestar pacificamente em frente ao gabinete da presidência. Funcionários confirmaram que Camargo estava no gabinete, mas ele não saiu da sala.

Na PGREntidades pedem anulação da nomeação de presidente da Fundação Palmares

Com palavras de ordem, cartazes e pedindo a saída de Camargo, representantes das entidades negociaram com funcionários a entrada de algumas pessoas no prédio para protestar.

A reação ocorre após O GLOBO revelar as posições do Camargo  sobre questões raciais . Ele já afirmou que no Brasil não existe "racismo real", que a escravidão foi "benéfica para os descendentes" e que o movimento negro precisa ser "extinto"

ReaçãoChamado de "vagabundo" por novo presidente da  Fundação Palmares, Martinho da Vila responde.

A manifestação teve início por volta das 10h30 em frente ao prédio da fundação. Por cerca de uma hora, as lideranças permaneceram na porta do edifício, pedindo a saída de Camargo e o respeito à história da fundação.

Reação no governo: Bolsonaro diz que deu carta branca a Roberto Alvim para escolher quem quisesse

Após circularem a quadra, os manifestantes conseguiram entrar na portaria do prédio e negociaram a subida de alguns representantes ao sétimo andar, onde fica o gabinete da presidência. Inicialmente, foram informados de que Camargo não estava no prédio, mas depois descobriram que ele estava no gabinete. Os representantes do ato pediram que ele saísse, mas não foram atendidos.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/liderancas-do-movimento-negro-protestam-na-fundacao-palmarescontra-novo-presidente-da-casa-24108340