Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Manifesto Fora Sérgio Camargo!

Manifesto Fora Sérgio Camargo!

Abaixo assinado de diferentes organizações para pressionar Ministério Publico Federal, o Congresso Nacional e a Comissão de Ética Publica da Presidência da República em 03/06/2020.

Enquanto o Movimento Negro promove ações para enfrentar os efeitos da pandemia do Covid-19 nas comunidades e impulsiona atos globais contra o racismo e a violência policial, após o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos, e de João Pedro pela polícia do Rio de Janeiro, este mesmo movimento, somado à Comunidade Negra, à Cultura e História negra, à Capoeira e à Comunidade Afro Religiosa e Ameríndia do Brasil tem sofrido constantemente ataques injustos, gratuitos e levianos do Presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), o Senhor SÉRGIO NASCIMENTO DE CAMARGO.

Nesta terça-feira, 02/06/2020, o jornal "O Estado de S. Paulo" veiculou o áudio de uma conversa entre Sergio Camargo e assessores, registrado no dia 30 de abril com diversas ofensas, palavrões, ameaças, injúrias e ódio contra o Movimento Negro e importante liderança do Distrito Federal (DF). Mais uma vez o Sr. Sérgio Camargo destila seu ódio contra a Comunidade Negra e, em especial, a Comunidade Afro Religiosa e Ameríndia do Brasil.

O mesmo se referiu a uma Mãe de Santo com palavrões, ofendendo-a em sua integridade pessoal e religiosa. Ao ofender Mãe Baiana, uma das maiores lideranças brasileiras, no DF, das Religiões de Matrizes Africana e Ameríndias, o Presidente da FCP prova mais uma vez incapacidade de gestão e contradição com o cargo que ocupa. 

Seu ódio se estendeu de forma agressiva à Capoeira e aos integrantes do Movimento Negro em todo território nacional. Na conversa, ele afirmou que o Movimento Negro é “escória maldita” (sic) e que a FCP não irá atender as demandas das Comunidades Tradicionais de Terreiro, Capoeira e Movimento Negro. 

Sérgio Camargo com seu ódio à Comunidade Negra, demonstra não ter consciência racial, mas descontentamento de ter nascido negro e por isso a pele negra que todos os dias lhe lembra sua origem é motivo de todo seu ódio e perseguição.

PELA IMEDIATA EXONERAÇÃO de quem não nos representa, mas sim nos ataca diariamente presidindo uma organização que deveria estar à frente de todas nossas batalhas e não a serviço de racistas e fascistas com seu ódio secular contra Negros e Negras, Capoeiristas e Religiões de Matrizes Africanas e Ameríndias.

Portanto, exigimos das autoridades competentes a imediata exoneração de SÉRGIO NASCIMENTO DE CAMARGO do cargo que ocupa, pois o este reafirma a todo momento com seu ódio não ter capacidade moral, profissional, intelectual e também não ter a impessoalidade necessária para estar à frente da Fundação Cultural Palmares. 

Assim, fica evidente o desvio de conduta praticada e sua incompatibilidade com os objetivos e a finalidade da Fundação Cultural Palmares. Por fim, conclamamos o poder legislativo, o poder judiciário, os organismos internacionais e a imprensa para que promovam as ações necessárias para denúncia e responsabilização do Presidente da FCP, o Senhor S​ÉRGIO NASCIMENTO DE CAMARGO.

Brasília/DF, 03/06/2020

Assine a petição aqui: https://www.change.org/p/minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-federal-manifesto-fora-s%C3%A9rgio-camargo-c43c63f0-0a97-4bf0-a268-b2e3e460ba8a?recruiter=54764879&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

Atualizado dia 03/06 - 14h

Projeto Oníbodê
Ilê Axé Odé Erínlé
Ilê Axé Oyá Bagan
Ilé Aşé Jagun DanB'Ará
RENAFRO-DF
RENAFRO
Manzo Kalla Muisu
Ilê Axé Osun Ypondá Kwé Sem Fá
Ilê Axé Abaloxê Oxum
Ilê Axé Incitomei
Ilè Àse Èfòn Oba Okàn Ojú Omí
Ilé Eiyelê Ogè Asé Ogodo - Asé Osumaré
Casa Akotirene
Sambadeiras de Bimba Filhas De Biloca
Ìlé àşé Ómi Layó.
Ilê Ase Gba Mi O Intilé
Kwe Oyá Sogy
BLOCO AFRO RUM BLACK
Ordem Iniciática do Cruzeiro Divino - OICD-DF
Ilê Asé Ogun Onilê Bo
Ilê Axé Airá Opo Intilé
Instituto Ojú Obá
Terreiro Vô Congo
Centro Espírita Comunitário Pai Joaquim de Aruanda
Abassá de N'Dandalunda
Ilê Asé Mogbá Bi Olà
Ilê Afonjá Axé Opô Inlé
Ilê Odé Axé Opô Inle
Ilê Asé Odé Fun Mi Láyò
Templo Rosa Branca
Ilê Asè Ofà Wurà
Ilè Asé Ijènà Atí Olòfá Omí
Ilê Axé Tojú Lábá
Axé da Casa Amarela - Aladé Osún
Casa de Cultura Ile Asé d'Osoguiã
Ilê ifé imoé d’oxum
Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial do DF (Cojira-DF)
Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira)
Coletivo Mulheres de Axé do Distrito Federal e Entorno
e Abassá de Iansã
Coletivo de Entidades Negras do DF (CEN-DF)
Associação Artise de Arte, Cultura e Acessibilidade
Terreiro Tumba Nzo jimona dya Nzambi
Egbé ejíbàrábàjí
Ilê Axé Xaxará de Prata
Associação Cultural Afrobrasileira Vovó Ana de Patos de Minas
Federação Nacional das Associação Quilombolas
Ilê Axé Ero Omim Azirí Tola - Senador Elói de Souza/RN
Nosso Coletivo Negro - NCN
Mulheres de Axé do Recôncavo

Fonte: https://www.change.org/p/minist%C3%A9rio-p%C3%BAblico-federal-manifesto-fora-s%C3%A9rgio-camargo-c43c63f0-0a97-4bf0-a268-b2e3e460ba8a?recruiter=54764879&utm_source=share_petition&utm_medium=copylink&utm_campaign=share_petition

registrado em: