Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / Nomeada sob críticas, nova presidente do Iphan tem vínculo de amizade com família Bolsonaro

Nomeada sob críticas, nova presidente do Iphan tem vínculo de amizade com família Bolsonaro

Publicado no Painel do Grupo Folha de S. Paulo em 12/05/2020.

Larissa Dutra casou-se com agente da PF que fez segurança de Jair Bolsonaro em 2018 e é próximo de Leo Índio

Laços Escolhida para o cargo de presidente do Iphan (Instituto de Preservação do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) nesta segunda-feira (11), Larissa Rodrigues Peixoto Dutra tem laço de amizade com a família de Jair Bolsonaro. Ela se casou em 2013 com Gerson Dutra Júnior, mais conhecido como Patropa, agente da Polícia Federal que trabalhou na segurança de Bolsonaro em 2018. Desde então, Dutra é próximo de Leonardo de Jesus, o Leo Índio, primo dos filhos do presidente.

Amigos Nas redes sociais, Leo Índio e Dutra trocam elogios e lembranças. Em janeiro de 2019, Dutra disse a Leo que trabalhar na segurança de Bolsonaro havia sido uma missão "emblemática" e "nobre". Na mesma mensagem, lembra de brincadeira em que era chamado de "dublê do [Sergio] Moro", o ex-ministro da Justiça, com quem se assemelha fisicamente.

Em julho de 2019, Leo publicou foto com o policial e comemorou o nascimento do filho dele. “Grande amigo e agora grande pai”, escreveu. Sobre a foto tirada na frente da rampa do Congresso, Dutra respondeu: “retrata um momento histórico em nosso país que guardarei com muita honra e orgulho.”

Turma Quem também trabalhou na segurança de Bolsonaro em 2018 foi Alexandre Ramagem, o escolhido pelo presidente para ocupar o cargo de diretor-geral da Polícia Federal que foi barrado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.

Histórico Ao Painel, a assessoria de imprensa do Ministério do Turismo diz que a escolha de Larissa foi baseada em critérios técnicos e se fundamenta em sua carreira de 11 anos como servidora da pasta, na qual "é responsável pela articulação de parcerias entre governo, setor produtivo e terceiro setor, com foco na integração com setores da cultura, do meio ambiente e da economia criativa com foco na valorização do patrimônio."

"Sua escolha para a presidência foi baseada unicamente em critérios técnicos e na certeza que fará um bom trabalho à frente do Instituto", diz a nota.

Perguntado sobre a relação de Larissa com Dutra, o ministério preferiu não comentar. Por telefone, Larissa pediu que o tema fosse tratado com a assessoria.

A assessoria de imprensa da Polícia Federal não respondeu quais funções especificamente na equipe de segurança de Jair Bolsonaro em 2018.

Controle Ex-ministro da Cultura, área à qual o Iphan era vinculado até 2019, o deputado Marcelo Calero (Cidadania-RJ) criticou a nomeação e disse ser inacreditável um governo se prestar a esse papel, de ignorar critério técnico.

Ovo Em dezembro, Bolsonaro criticou o órgão, acusando-o de "embargar obras em qualquer lugar do Brasil". Funcionários do Iphan acreditam que o rancor foi incentivado por Luciano Hang, da Havan, que afirmou ter tido uma obra parada no RS. O Iphan nega.

Com Mariana Carneiro Guilherme Seto

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/2020/05/nomeada-sob-criticas-nova-presidente-do-iphan-tem-vinculo-de-amizade-com-familia-bolsonaro.shtml