Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / "Única coisa que entristeceu foi crítica de Olavo", diz Alvim após discurso

"Única coisa que entristeceu foi crítica de Olavo", diz Alvim após discurso

Por Hanrrikson de Andrade para o UOL, em Brasília, em 17/01/2020.
"Única coisa que entristeceu foi crítica de Olavo", diz Alvim após discurso

Roberto Alvim, secretário especial da Cultura do governo Bolsonaro Imagem: Clara Angeleas/Divulgação/Secretaria Especial da Cultura

 

No Facebook, o guru intelectual do governo Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que é "cedo para julgar", mas que o chefe da pasta "talvez não esteja muito bem da cabeça". "Veremos", conclui Olavo.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, nesta manhã, Alvim disse que é fã do ideólogo e o chamou de "mestre". Por esse motivo, segundo ele argumentou, a opinião de Olavo foi um duro golpe. "A frase que eu disse não tem nenhuma associação ao ideário nazista", declarou.

Inicialmente, o secretário evitou pedir desculpas pelo episódio.

"Não posso me desculpar por uma coisa que eu não fiz deliberadamente", disse. No entanto, depois que um dos âncoras da Rádio Gaúcha citou a indignação da comunidade judaica, Alvim afirmou: "Peço humildemente, de todo o coração, perdão se as pessoas se sentiram ofendidas por isso".

Na versão do chefe da pasta da Cultura, subordinada ao Ministério do Turismo, a culpa pelo que chamou de "infeliz coincidência retórica" e "casca de banana" pode ser sido de alguém da sua assessoria, depois de uma pesquisa no Google.

Ele admitiu ter redigido 90% do pronunciamento veiculado ontem, mas não se responsabilizou pelas frases copiadas de um dos textos do ministro da Alemanha nazista.

O secretário do governo Jair Bolsonaro (sem partido) revelou ainda que a pasta está "investigando justamente qual foi a origem disso tudo". Na versão dele, as frases que remetem a Goebbels teriam sido colocadas em sua mesa pelos assessores que se dedicaram à pesquisa.

A ideia original, segundo afirmou Alvim, era buscar no Google discursos sobre o tema "nacionalismo em arte".

O vídeo publicado ontem gerou uma onda de indginação nas redes sociais e também manifestações de repúdio de autoridades. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu no Twitter o afastamento imediato do secretário de Cultura.

 

 

O deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), disse que seu partido pedirá o indiciamento de Alvim por apologia ao nazismo.

 

 

Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2020/01/17/unica-coisa-que-entristeceu-foi-critica-de-olavo-diz-alvim-apos-discurso.htm