Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Nova Cultura à Brasileira: Violências, Desmontes e Apagamentos / 'Vou provar que estou bem da cabeça', diz Roberto Alvim em resposta a Olavo de Carvalho

'Vou provar que estou bem da cabeça', diz Roberto Alvim em resposta a Olavo de Carvalho

Por Jan Niklas, para O Globo em 17/01/2020.
'Vou provar que estou bem da cabeça', diz Roberto Alvim em resposta a Olavo de Carvalho

O secretário de Cultura, Roberto Alvim, afirmou que referências ao nazismo não foram feitas deliberadamente Foto: Reprodução

RIO — O secretário especial da Cultura do governo Jair Bolsonaro, Roberto Alvim, afirmou em entrevista à "Rádio Gaúcha" que "vai provar que está bem da cabeça" após divulgar um vídeo oficial com referências nazistas. Ele afirmou que o texto do vídeo foi pensado em conjunto com assessores da Secretaria Especial de Cultura e vai "aferir" se o trecho pode ter sido plantado para prejudicá-lo.

— Não posso me desculpar por uma coisa que não fiz deliberadamente. Foi uma infeliz coincidência, uma casca de banana — afirmou Alvim, que diz ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira sobre o caso — Expliquei pro presidente e ele entendeu que não houve má intencionalidade.

Mentor ideológico de Roberto Alvim e do governo Bolsonaro, Olavo de Carvalho criticou o vídeo do secretário. "É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos", publicou.

— A única coisa que me entristeceu disso tudo foi essa frase do professo Olavo, um mestre pra mim, uma pessoa que ajudou muito com seus escritos — disse Roberto Alvim.

Ele afirmou ainda que a ópera "Lohengrin", de Richard Wagner, compositor alemão celebrado pelo nazismo, que toca no fundo do pronunciamento, foi uma escolha dele.

— Essa foi a última ópera dele, que resultou da conversão dele ao cristianismo. Ela é absolutamente transcendental, traz a face de Deus desde o primeiro acorde — disse o secretário — Goebbels preconiza uma arte heroica e  nacional. Eu também preconizo essa ideia.Agora vinculação disso com eugenia, campos de extermínio é produto ou de má intencionalidade ou analfabetismo fucional.

Ele afirmou que não pretende apagar o vídeo dos canais oficiais da Secretaria Especial de Cultura e vai "aferir" se a frase pode ter sido plantada de má fé por algum assessor durante o planejamento do vídeo.

— Minha repugnância ao ideário nazista é radical — afirmou Alvim — Peço perdão por essa infeliz conexão retórica.

A polêmica surgiu após um vídeo ser divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões. Na gravação, Alvim copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Veja o que diz a citação de Goebbels:

Segundo o livro "Goebbels: a Biography", de Peter Longerich, o líder nazista afirmou: "A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada"

O que disse Roberto Alvim:

Nó vídeo divulgado pela Secretaria Especial de Cultura ele afirma: "A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada", discursou Alvim no vídeo postado nas redes sociais.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/vou-provar-que-estou-bem-da-cabeca-diz-roberto-alvim-em-resposta-olavo-de-carvalho-24196369