Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Block-Buster: Edemar Cid Ferreira / Edemar Cid Ferreira deixa prisão em Tremembé

Edemar Cid Ferreira deixa prisão em Tremembé

por O Globo / / / 28/12/2006 0:00 / Atualizado 10/04/2012 0:08

SÃO PAULO - O ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira e seu filho Rodrigo, foram postos em liberdade às 16h desta quinta-feira, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois estavam presos na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba, desde o último dia 12, por decisão da Justiça Federal de São Paulo, que condenou o ex-banqueiro à pena de 21 anos de prisão por formação de quadrilha, gerência fraudulente de institutição financeira, desvio de recursos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e ocultação de bens e valores.

A decisão de mandar soltar o banqueiro e seu filho foi tomada, por meio de habeas corpus, pelo ministro Gilmar Mendes.

O STF considerou que Edemar não é uma ameaça à ordem pública e concordou com o argumento da defesa de que a sentença que condenou o ex-banqueiro ainda não transitou em julgado.

Edemar quebrou o Banco Santos, do qual era o principal controlador, e deu um desfalque na instituição no valor de R$ 2,9 bilhões, com grandes prejuízos para 700 clientes, sobretudo empresas.