Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Conselho Deliberativo do Masp se surpreende com Promotoria; veja nota

Conselho Deliberativo do Masp se surpreende com Promotoria; veja nota

Da Folha Online em 16/01/2008.

O Conselho Deliberativo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) informou que foi surpreendido pela notícia de que o Ministério Público pediu a interdição do edifício.

Nesta quarta-feira o Ministério Público Estadual protocolou um pedido de liminar (decisão provisória) para a interdição do museu até que os itens fora da conformidade sejam regularizados, principalmente a licença de funcionamento. Dentro da ação, a Promotoria também pede a transferência do acervo para a Pinacoteca do Estado.

Em uma vistoria feita pelo Corpo de Bombeiros no prédio do Masp no dia 3 de janeiro, acompanhada pela promotoria, foram localizadas inúmeras irregularidades, como, por exemplo, número insuficiente de extintores de incêndio ou instalados em locais inadequados e sem sinalização; falta de brigada treinada; sistema de alarmes contra incêndio inoperante, falta de hidrantes e falhas na sinalização de segurança --sem a indicação de rotas de fuga e não adaptada a pessoas com mobilidade reduzida; e corredores onde ficam as obras do acervo obstruídos.

De acordo com nota do Masp, o Conselho Deliberativo está em reunião permanente desde o furto das obras no dia 20 de dezembro.

Veja na íntegra a nota do museu:

"Estamos tomando as atitudes judiciais necessárias, porém sentimo-nos na obrigação de esclarecer à imprensa e à opinião pública sobre este fato inusitado:.

1 - Quanto às questões de segurança contra furto já foram tomadas todas as medidas e o museu hoje, com certeza, é o mais seguro deste país;

2 - Em relação às questões aventadas no pedido do Ministério Público sobre segurança dos visitantes e de prevenção de incêndio, temos tido contatos com o Contru [Departamento de Controle de Uso de Móveis], com quem assinamos em 9 de janeiro de 2008 um Termo de Ajuste e Obrigações para aprimoramento, com prazos definidos, que estão sendo rigorosamente cumpridos;

3 - Estamos, portanto, absolutamente tranqüilos quanto às questões de segurança e seu cumprimento. Não entendemos a atitude do Ministério Publico --esta sim pondo em risco o precioso acervo do Masp-- sem levar em conta o Termo de Ajuste celebrado com o Contru e as medidas de segurança já tomadas. Confiamos na serenidade da Justiça de São Paulo para analisar o fato".

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2008/01/364291-conselho-deliberativo-do-masp-se-surpreende-com-promotoria-veja-nota.shtml