Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Contra crise, diretoria do Masp propõe fechar vão livre com grades

Contra crise, diretoria do Masp propõe fechar vão livre com grades

'Todos os parques têm grades', alega tesoureiro da instituição; ex-conselheiros cobram intervenção pública. Por Jotabê Medeiros para O Estado de S. Paulo em 22/12/2007.

Jotabê Medeiros

 

A crise aberta com o roubo das obras de Picasso e Portinari do Museu de Arte de São Paulo (Masp) reacendeu também um antigo desejo da direção da instituição: cercar com grades o vão livre. "Nós sempre pedimos ao patrimônio histórico para fechar o vão livre. Todos os parques da cidade hoje têm grades. Aqui, todo dia tem gente dormindo aí embaixo, drogados. Temos de chamar a Defesa Civil constantemente. Mas o patrimônio histórico nunca permite que instalemos grades", diz o tesoureiro da instituição, Luiz Pereira Barretto.

O Masp vai reabrir na quarta-feira sem esquema especial de segurança. A direção do museu aguarda ainda os resultados da investigação policial para definir os rumos que a instituição tomará daqui por diante. Nem foi ainda convocada uma reunião do Conselho Deliberativo do museu, instância que é "responsável solidária" pela instituição. Juridicamente, isso quer dizer que os conselheiros podem ser responsabilizados por danos ao acervo ou ao patrimônio do Masp.

INTERVENÇÃO

Muitos observadores e especialistas questionam a capacidade do Masp em gerenciar essa nova crise e temem pela integridade do acervo. O embaixador Rubens Barbosa, que foi conselheiro da instituição e saiu há um ano, porque divergia vigorosamente de Júlio Neves, defende que o Ministério Público ajuíze uma ação civil pública contra a direção do museu e peça uma intervenção. "O que está
acontecendo é a gota dágua de um processo de má gestão. A direção diz que não tem dinheiro, mas não tem dinheiro porque não tem credibilidade. É o resumo da ineficiência de uma gestão que já vai para 14 anos", diz Barbosa.

"Acho que, com a comoção da população, deveria ser exigido do poder público uma intervenção no Masp, para evitar o roubo do próximo Picasso", diz Andrea Calabi, outro ex-conselheiro, que se desligou há um ano da instituição. Tanto Barbosa quanto Calabi acham que não foram reconduzidos ao Conselho Deliberativo por divergirem da gestão Neves.

Calabi diz que chegou à conclusão de que o conselho é meramente "decorativo" e "inócuo", uma vez que não elege a diretoria e também não é consultado sobre gestão e decisões relativas ao acervo. "É uma responsabilidade volátil, ninguém sabe quem elege o presidente."

Ele também pede que seja tornada pública uma auditoria encomendada pelo museu à Deloitte. Segundo Calabi, a "decadência" do Masp está fazendo com que o mundo perceba sua fragilidade administrativa e torne mais difícil o intercâmbio de obras de arte, um dos requisitos essenciais para montagem de exposições.

Fonte: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,contra-crise-diretoria-do-masp-propoe-fechar-vao-livre-com-grades,99765