Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Leia íntegra de bate-papo com Tereza Novaes sobre Masp

Leia íntegra de bate-papo com Tereza Novaes sobre Masp

Da Folha Online em 27/12/2007.

A jornalista Tereza Novaes, 31, repórter do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, participou nesta quinta-feira (27) de bate-papo sobre o furto de obras de arte no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e as polêmicas que envolvem o museu.

No total, 291 internautas participaram do bate-papo. O texto abaixo reproduz exatamente a maneira como os participantes digitaram suas perguntas e respostas.

*

(05:07:08) Tereza: Oi. Boa tarde a todos

(05:07:20) carola fala para Tereza: boa tarde! temos novidades sobre o caso? e oq vai mudar com isso? finalmente vao tratar o museu como se deve?

(05:09:28) Tereza: Carola, a polícia está investigando e ainda não há novidades. Ainda não dá para saber se haverá grandes mudanças no museu, mas eles já anunciaram melhorias na segurança.

(05:11:34) Atchim fala para Tereza: O que você acha da segurança nos outros museus paulistanos?

(05:15:15) Tereza: Atchim, no geral, acho que os museus paulistanos estão bem protegidos. O MAC tem um sistema de proteção com sensores de aproximação; o Museu Paulista, conhecido como museu do Ipiranga, melhorou o sistema de segurança recentemente, para ficar em dois exemplos

(05:15:21) Fantasma fala para Tereza: vc acha que foi algum colecionador que mandou furtar os quadros para revender no exterior, principalmente no mercado europeu?

(05:17:51) Tereza: Fantasma, acho improvável. Os quadros são muito conhecidos e o mercado de arte não opera dessa forma. Ouvi mais de um especialista que considera essa hipótese fantasiosa.

(05:18:19) alice fala para Tereza: olá, tereza! parece que houve facilitacao de um seguranca. acha que essa foi a maneira mais provavel disso realmente acontecer?

(05:20:23) Tereza: Alice, pode ser. Mas não dá para afirmar. O furto aconteceu durante uma troca de turno, que era realizada sempre no mesmo horário. Não é uma informação tão difícil de descobrir.

(05:20:39) feio fala para Tereza: nao parece estranho que a direcao do museu so tenha decidido melhorar as medidas de seguranca depois das obras roubadas, mesmo apos duas tentativas de roubo serem detectadas em menos de um mes???

(05:23:22) Tereza: Feio, o museu diz ter solicitado à polícia reforço no patrulhamento da região depois das duas tentativas. Agora, eles realmente não tem opção senão melhorar o sistema de segurança.

(05:23:35) Mel fala para Tereza: A pessoa sabia o que queria emto bem. vc não acha?

(05:24:24) Tereza: Com certeza. Os bandidos sabiam o que queriam, as imagens do circuito interno mostram isso.

(05:26:01) didi fala para Tereza: Tereza, existe a chance dessas obras de arte terem sido "sequestradas" como foi mencionado anteriormente por autoridades?

(05:27:30) Tereza: Didi, eu, particularmente, acho estranho, mas algumas pessoas acreditam nessa possibilidade, inclusive o filho do Portinari.

(05:27:46) ED.drom fala para Tereza: Tereza, quem pode estar por trás desse roubo, já que essas obras são conhecidas demais pra ter um mercado?

(05:29:43) Tereza: Ed.drom, na minha opinião, os bandidos não tem muita noção de como funciona o mercado de arte. Acho que eles simplesmente não sabiam que não há compradores para esse tipo de "mercadoria".

(05:29:53) Fab fala para Tereza: No Brasil os museus são pouco frequentados, com to foco nesse crime você acha que haverá maior interesse do público para com o MASP? E, sobre o roubo, você acredita que a arte será negada ao país, como alguns disseram?

(05:31:02) Tereza: Fab, espero que o Masp seja muito visitado somente pelo acervo extraodinário que possui.

(05:31:15) Amadeu fala para Tereza: O Masp tem verba suficiente para manter seu acervo seguro e conservado?

(05:33:17) Tereza: Amadeu, o museu tem uma boa estrutura física, com ar-condicionado e umidade controlados, além profissionais muito qualificados para conservar suas peças. Mas o museu tem sim problemas de caixa.

(05:34:03) Guto fala para Tereza: Tereza, já que é improvável que as obras sejam vendidas no mercado negro, qual o objetivo do roubo? Algum fanático colecionador que manterá as obras guardadas e mofando como um capricho?

(05:37:37) Tereza: Guto, essa hipótese de um colecionador fanático é, para mim, a menos provável. Acho que os bandidos planejaram o furto imaginando que conseguiriam vender os quadros

(05:37:52) ALvaro fala para Tereza: por que um museu onde existe tantas peças raras e muitas delas de alto valor não possuia nenhum tipo de segurança, haja visto que nesse país se rouba até tênis?

(05:39:59) Tereza: Alvaro, é uma boa pergunta. O Masp tem um cofre em seu interior, onde ficam as obras que não estão exposição. É paradoxal que as outras peças, as que estão em exibição, não fiquem protegidas com o mesmo rigor.

(05:40:06) alice fala para Tereza: a arquitetura do masp pode ter facilitado a entrada dos bandidos? vc acha que vao fechar o vao?

(05:42:10) Tereza: Alice, não acho que a arquitetura facilitou. O que ajudou os bandidos foi a segurança precária. Fechar o vão pode até resolver o problema, mas há outras formas de barrar os bandidos sem enfeiar ainda mais a cidade.

(05:42:13) Fantasma fala para Tereza: além dessas obras que foram surrupiadas, quais outras de grande destaque existem por lá?

(05:44:14) Tereza: Fantasmas, há muitas obras importantíssimas, de artistas como Van Gogh, Monet, Cézanne e Degas. É por esse acervo que o museu é considerado o mais importante da América Latina.

(05:44:59) rogerio fala para Tereza: Não foi muito comentado a possibilidade das obras terem ido para o exterior,principalmente a europa onde o mercado negro é grande, alguém ja levantou esta hipótese??

(05:46:32) Tereza: Rogerio, a existência desse "mercado negro" é discutível. As peças só tem o valor que tem por serem comercializadas legalmente. Mas sempre há a possibilidade e ela já foi levantada.

(05:46:42) nono fala para Tereza: Essa falta do alarme sempre ocorreu ou e um problema da admnistração atual.

(05:48:20) Tereza: Nono, o museu nunca teve alarme. Mas atual administração fez uma reforma e considerou que o sistema de vigias era o mais adequado ao lugar.

(05:48:46) ED.drom fala para Tereza: A imagem do mercado de arte do Brasil pode ser prejudicada? Expositores estrangeiros podem passar a boicotar o país?

(05:50:17) Tereza: ED, sim. Os museus trabalham com empréstimos e intercâmbio de obras, quem vai querer que um quadro fique em um museu inseguro?

(05:50:27) didi fala para Tereza: na sua opinião, qual tipo de roubo mostra mais problemas com segurança, do do MASP que foi planejado e executado, ou da obra "O Grito" onde os bandidos entraram com armas em plena luz do dia e sairam com o quadro debaixo do braço?
(05:52:04) Tereza: Difícil dizer. Ninguém imagina que um bandido vai entrar armado em um museu, como faria em um banco. O fruto do Masp, no entanto, demonstra uma incrível fragilidade do prédio.

(05:52:16) Fantasma fala para Tereza: por que só isso acontece aqui no Brasil? Vejamos o museu do Louvre em Paris, vc conhece o interior deste magnífico museu? Sua estrutura e forma de segurança adequada? As obras de arte valiosíssimas, incluindo a de Michelângelo

(05:54:09) Tereza: Fantasma, isso já aconteceu em outros países. O "Grito", de Munch, por exemplo, foi levado de um museu na Noruega.

(05:54:15) feio fala para Tereza: Te, o que vc acha da candidatura do Nizan Guanaes para presidencia do MASP no fim de 2008??? Vc acha que pelo fato dele ser publicitario poderia "mudar" um pouco a imagem do museu, com isso atrair mais visitantes e melhorar a "saude" finaceira da entidade???

(05:55:54) Tereza: Acho que ele seria um bom candidato porque tem contatos e experiência, marketing hoje em dia é tudo.

(05:56:00) J. Neves fala para Tereza: por que o roubo da arte sacra brasileira é menos combatido que o de artistas modernos?

(05:57:01) Tereza: Não tenho certeza se é menos combatido. De qualquer maneira, é preciso preservar o patrimônio cultural do país.

(05:57:10) Chacal MG fala para Tereza: Completando a pergunta do Alvaro, em que patamar se encontra a segurança do MASP se comparada a museus espalhados pelo mundo?

(05:59:14) Tereza: Chacal, o furto demonstrou que o Masp tem falhas sérias em sua segurança. Não dá para comparar a Tate Gallery, em Londres, aos museus brasileiros, por exemplo.

(05:59:19) didi fala para Tereza: tendo em vista a baixa segurança dos nossos museus, existe a chance desse roubo atrair os olhos de ladrões especializados?

(06:00:41) Tereza: Não sei se existem ladrões especializados nesse tipo de crime. É mais fácil vender arte sacra do que um Picasso, sem precisar comprovar sua origem.

(06:00:56) feio fala para Tereza: Tereza, contar com a PM para patrulhamento da regiao parece uma medida precaria se considerarmos a situacao de violencia na cidade de SP, em vista da delicada situacao finaceira do museu, nao teria a direcao negligenciado verbas para aumentar a seguranca???? visto que a seguranca no museu e a mesma a muitos anos???

(06:02:47) Tereza: Feio, a polícia tem vários postos na avenida Paulista. Não acho que colocar um em frente ao museu seja má idéia. Talvez, por nunca ter passado por situação semelhante, eles não tenham colocado a segurança como prioridade.

(06:02:53) duchamp fala para Tereza: olá tereza, sobre os sensores não acho uma boa idéa ao menos do ponto de vista da visibilidade dos trabalhos, e geralmente os roubos acontecem fora do horario de visitação o que supõe que esses detectores não são eficientes neste caso. que te parece?

(06:04:37) Tereza: Não sei dizer qual sistema seria mais eficaz para vigiar as obras. Câmeras com sensores infravermelhos parecem essenciais. Uma boa porta, que não possa ser aberta com um macaco de carro, também.

(06:05:28) Arnaldo fala para Tereza: O MASP vinha a tempos expondo suas dificuldades financeiras e com isso é mais do que obviu que a segurança também seria prejudicada, no seu entendimento o que deveria ser feito para captar recursos e ajudar na manutenção de equipamentos eficientes de segurança?

(06:07:22) Tereza: Arnaldo, alguns museus têm "sócios", que pagam uma mensalidade para ajudar o museu. Acho essa idéia simples e fácil de aplicar. E por que não patrocínio de empresas?

(06:09:18) Tereza: Acabou o tempo. Muito obrigada pela participação. Até mais.

(06:09:25) Moderadora/UOL: O Bate-papo UOL agradece a presença de Tereza Novaes e de todos os internautas. Até o próximo!

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2007/12/358596-leia-integra-de-bate-papo-com-tereza-novaes-sobre-masp.shtml