Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Masp e Eletropaulo negociam retorno do fornecimento de energia

Masp e Eletropaulo negociam retorno do fornecimento de energia

Folha Online em 23/05/2006.

O Museu de Arte de São Paulo, o Masp, e a AES Eletropaulo negociam, a partir desta terça-feira, a retomada do fornecimento de energia elétrica a um dos mais importantes centros culturais da cidade de São Paulo. O fornecimento foi suspenso às 7h de hoje. Segundo a Eletropaulo, dentre os motivos para o corte estão os "sete anos de recorrente inadimplência por parte do museu" --a dívida do Masp seria de R$ 3 milhões.

Em nota divulgada à impresa por volta das 19h, a diretoria do Masp afirma que "as últimas 11 contas mensais referentes ao consumo de energia foram devidamente pagas e quitadas." O comunicado rebate a informação da Eletropaulo de que o Masp tenha consumo irregular de energia.

Eduardo Knapp/Folha Imagem
O Masp foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand

"Na ocasião em que a concessionária constatou 'consumo irregular de energia', decorrente de falha técnica no remanejamento do sistema, foram apurados e reconhecidos os débitos financeiros respectivos", diz o texto, que menciona ainda a quitação de débitos anteriores. "A dívida tem sido objeto de reuniões referentes a utilização de créditos tributários de terceiros, os quais, entretanto, não foram aceitos pela concessionária."

Em nota divulgada pela manhã à imprensa, a Eletropaulo afirmou que o consumo irregular de energia já atingia R$ 414 mil e que, apesar das contas mensais do Masp terem começado a ser pagas em junho de 2005, as dívidas anteriores ainda estariam pendentes.

Por fim, o Masp afirma estar "empenhado", juntamente com a direção da Eletropaulo, na busca de uma solução para a pendência --não são mencionadas, porém, datas ou prazos para a solução do problema.

Até a retomada do fornecimento de energia, o Masp funcionará com geradores próprios. Segundo informou a assessoria de imprensa, a reserva técnica climatizada do Masp funciona normalmente e não compromete a conservação das obras de arte.

Exposição

Desde o dia 17 de maio o Masp apresenta uma exposição dedicada ao mestre do impressionismo francês Edgar Degas (1834-1917). Intitulada "Degas: O Universo de um Artista", a mostra traz 120 peças, entre pinturas, desenhos e esculturas. A previsão é de que a exposição vá até o dia 20 de agosto.

A mostra também traça um panorama histórico sobre os artistas que permearam sua carreira, exibindo obras de pintores e escultores que influenciaram seu trabalho, como Ingres e Corot, ou que por ele foram influenciados, como Picasso e Toulouse-Lautrec.

O Masp foi inaugurado em 2 de outubro de 1947 por Assis Chateaubriand, fundador e proprietário dos Diários e Emissoras Associados e pelo professor Pietro Maria Bardi, jornalista e crítico de arte na Itália, recém chegado ao Brasil.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u60729.shtml