Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Masp exibe "exposições de bolso" com obras do acervo

Masp exibe "exposições de bolso" com obras do acervo

Por MARIO GIOIA da Folha de S.Paulo em 13/10/2006

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) vai investir em "exposições de bolso", cuja primeira edição será aberta na terça, tendo como foco quatro telas de Cézanne. Também foram anunciados nove integrantes de um novo conselho técnico-consultivo do museu.

Chamadas oficialmente de "obra em contexto", mas com o nome de "exposição de bolso" sendo usado pelo próprio curador do museu, Teixeira Coelho, as novas mostras devem ser bimestrais e colocar em relevo trabalhos valiosos que já pertençam ao acervo.

"Em geral, o público e até quem é mais ligado às artes não conhece as preciosidades que estão aqui na Paulista. Os museus do exterior vivem pedindo nossas obras. É preciso deixar isso em relevo", afirma Coelho.

A escolha de Cézanne (1839-1906) para a primeira exposição de bolso ocorreu, segundo o curador, por conta da volta das telas "Rochedos em L'Estaque" (1882-85) e "O Pinheiro" (1896) ao Masp. As obras estavam emprestadas para a mostra "Cézanne en Provence", que esteve na National Gallery of Art, em Washington, entre outras instituições prestigiadas.

Em outubro, comemora-se o centenário da morte do pintor, considerado artista-chave da modernidade e influência de vários nomes das vanguardas posteriores.

Também fazem parte da mostra "Paul Alexis Lê um Manuscrito a Zola" (1869-70) e "Madame Cézanne em Vermelho" (1890-94). Serão exibidas no segundo andar do prédio, junto da coleção permanente.

Ainda neste ano, deve ser aberta outra "exposição de bolso", com telas de Manet (1832-83). O pintor barroco Guercino (1591-1666) deve ser foco de outras dessas exposições, a partir de tela doada pela Receita Federal.

Para o ano que vem, Coelho planeja uma grande exposição para festejar os 60 anos do museu. "Estou otimista quanto a garantir os recursos para ela."

Conselho

Na última quarta, houve a primeira reunião do novo conselho técnico-consultivo do Masp, cuja principal atribuição é ajudar na formulação de um eixo curatorial para o museu.

Além de Coelho, fazem parte do conselho os curadores e críticos de arte Lorenzo Mammì, Arlindo Machado e Aracy Amaral; a artista plástica Regina Silveira; o fotógrafo João Musa; o colecionador Miguel Chaia; o diplomata Fausto Godoy; e Maria Lucia Segall, do conselho deliberativo do Masp. Ainda faltam ser definidos os dois curadores-adjuntos do museu, que serão escolhidos dentro da equipe do Masp.

Obra em Contexto: Cézanne
Quando: de ter. a dom., das 11h às 18h (bilheteria fecha às 17h)
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, SP, tel. 0/xx/11 3251-5644)
Quanto: R$ 15

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65112.shtml