Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Masp reabre suas portas somente no próximo dia 8

Masp reabre suas portas somente no próximo dia 8

Da Folha Online em 24/12/2007.

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) vai reabrir suas portas somente no próximo dia 8 de janeiro, contrariando o primeiro anúncio de que o local seria reaberto na próxima quarta-feira (26). No último dia 19 o museu teve duas de suas principais obras levadas por criminosos --"Retratos de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, e "O Lavrador de Café", de Candido Portinari.

Em nota divulgada nesta segunda-feira, a administração do Masp informa que a instituição será reaberta somente no dia 8 "em função das providências que estão sendo tomadas". A direção do museu avalia quais as mudanças devem ser tomadas na segurança do prédio.

Ontem (23), em uma nota, a direção do museu fez um apelo para que a população colabore com informações sobre o destino dos quadros furtados.

A Polícia Civil analisa as imagens colhidas pelas 30 câmeras do circuito interno de televisão do museu. Ainda não há pistas sobre a identidade dos criminosos.

"Qualquer informação sobre o paradeiro das obras será considerado, pelo Masp, como um ato de compreensão e solidariedade", diz nota divulgada ontem pela direção do museu.

As informações sobre os quadros devem ser repassadas para o Disque Denúncia --pelo telefone 181.

Imagens

As gravações feitas pelas câmeras do Masp, que estão sendo analisadas por técnicos da Polícia Civil e do Ministério Público, são a única prova do furto.

Na ação, os ladrões usavam luvas brancas e não foram encontrados vestígios de digitais no interior do museu nem no macaco hidráulico e no pé-de-cabra usados na invasão e abandonados no local.

Os técnicos concentram a análise nas imagens registradas em três dias --no dia 29 de novembro e no dia 17 de dezembro, quando ocorreram outras tentativas de invadir no museu, e na última quarta-feira, quando as obras foram levadas.

Saiba mais

"Retrato de Suzanne Bloch" (1904, óleo sobre tela, 65 x 54cm) é o retrato de uma importante cantora wagneriana e irmã do violinista Henri Bloch. Foi elaborado em Paris, entre 1901 e 1904. De temática social, "Lavrador de Café" (1939, óleo sobre tela, 100 x 81cm) deu a Portinari o seu primeiro prêmio no exterior: 2ª Menção Honrosa do Carnegie Institute, em Pittsburgh, nos EUA, em 1935.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2007/12/357854-masp-reabre-suas-portas-somente-no-proximo-dia-8.shtml