Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Presidente do museu descarta usar obras de arte como garantia

Presidente do museu descarta usar obras de arte como garantia

 

FOLHA DE S. PAULO

26 de maio de 2006

FOLHA Ilustrada


 

Presidente do museu descarta usar
obras de arte como garantia

GILBERTO DIMENSTEIN
COLUNISTA DA FOLHA

O presidente do Masp, Julio Neves, disse ontem que "jamais" poderia aceitar o pedido que, segundo ele, foi feito pela Eletropaulo de incluir obras de arte como garantia para a renegociação da dívida do museu com a empresa. Essa teria sido, na sua sua visão, uma das razões do impasse. "Foi um gesto intempestivo", afirmou, referindo-se ao corte de energia.
A empresa confirma que exigiu garantias, mas sem mencionar obras. Porém, integrantes da diretoria do museu, segundo apurou a Folha, foram avisados por diversas fontes de que, na impossibilidade de avais e fianças bancárias, a saída seria estabelecer como garantia uma obra avaliada em R$ 3 milhões.
Para Neves, não havia razão para o corte, já que as contas vinham sendo pagas havia 11 meses. Além disso, segundo ele, o Masp ofereceu à Eletropaulo um plano de pagamento da dívida. "Eu disse claramente que nossa vontade era pagar." Uma das propostas era transformar a Eletropaulo em patrocinadora do museu. "Nem quiseram considerar", diz Neves.
Segundo a empresa, o museu fora alertado no dia 17 sobre o corte de energia, e haveria uma nova reunião, à qual Neves deixou de comparecer.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2605200639.htm