Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Masp aluga geradores, reabre e fecha o dia com público de 960 visitantes

Masp aluga geradores, reabre e fecha o dia com público de 960 visitantes


FOLHA DE S. PAULO

25 de maio de 2006

FOLHA Ilustrada


 

Masp aluga geradores, reabre e fecha o dia com público de 960 visitantes

EDUARDO SIMÕES E FABIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Ainda sem um acordo com a Eletropaulo, que cortou seu fornecimento de energia anteontem, o Masp reabriu ontem para o público e, segundo a diretoria, 960 pessoas visitaram o museu.
Para reabrir, o Masp teve que alugar dois geradores de eletricidade. Tanto a exposição "Degas - O Universo de um Artista", quanto as salas com o acervo da instituição estavam abertas.
Na entrada, um grupo de 15 estudantes de história da arte, vindo de Santos, contou que quase desistiu da visita na véspera, dia do corte. Outro, de São Paulo, reclamou da falta de informação.
"Hoje [ontem] de manhã foi estressante. Às 9h30 não tinha ninguém para dizer se estava funcionando. Estar aberto é um alívio, mas é uma vergonha que isso aconteça", lamentou Magnólia Costa, 42, professora do grupo.
A Folha apurou, com uma empresa que aluga geradores, que o Masp precisaria de um equipamento com capacidade de 450 kva, ligado 24h, por conta da climatização das salas. O custo diário do aluguel de dois geradores desse porte é de cerca de R$ 900.

Surpresa
Não só os visitantes foram surpreendidos, anteontem, com o corte da luz. Manoel Pires da Costa, presidente da Bienal de São Paulo, diretor do Masp Centro e um dos cinco diretores do museu, também disse estar espantado: "Foi tudo uma surpresa, não sabia do que estava acontecendo, da possibilidade do corte da luz".
Procurado pela Folha, o presidente do museu, Julio Neves, afirmou, por meio de sua assessoria, que só irá se manifestar depois que o caso estiver solucionado.
(EDUARDO SIMÕES E FABIO CYPRIANO)

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2505200633.htm