Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp

Dossiê MASP

O Fórum Permanente, coleta neste espaço, desde o lançamento de seu site em 2004, as principais manifestações e notícias relacionadas à prolongada crise institucional pela qual passou o MASP, museu de arte de referência mundial cujo patrimônio cultural não apenas engloba o seu rico acervo como também seu audacioso prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, localizado na avenida Paulista, em São Paulo. A crise deste museu se estendeu por duas décadas, terminando com a mudança em sua presidência em 2014, quando assumiu Heitor Martins, que designou o curador Adriano Pedrosa como diretor artístico.

ALGUMAS FOTOS

O prédio do MASP, projeto singular e inovador de Lina Bo Bardi, é um marco da cidade e da arquitetura moderna mundial.

[leia artigo de Marcelo Ferraz]

Após quase dez anos sem uma direção técnica especializada, o MASP anunciou em setembro de 2006 o nome de um  curador-coordenador: Teixeira Coelho, professor titular da Universidade de São Paulo e ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea. O último curador, o historiador da arte Luiz Marques, retornou às suas atividades de pesquisa e docência na Unicamp em julho de 1997...

[qual é o perfil adequado para um diretor de museu? /veja edital lançado pelo Stedelijk Museum de Amsterdam].

Apesar da recuperação de seu prestígio como um dos principais museus de arte do Brasil, sob o comando artístico de Teixeira Coelho, a crise institucional  arrastou-se até setembro de 2014, quando o empresário Heitor Martins assumiu a presidência do Masp. Ao promover uma reestruturação total da instituição a nova gestão deixa definitivamente para trás o desastroso legado de Julio Neves como presidente (20 anos!).

Ou seja, o marco inicial desta prolongada crise institucional foi o processo de eleição à presidência da instituição ocorrido em 1994, que elegeu Julio Neves por uma diferença de apenas um voto. O outro candidato era Fábio Magalhães, ex-diretor da Pinacoteca do Estado e respeitado curador de arte.

[conheça o  conselho do museu em meados da primeira década deste século, foro das principais decisões dessa Fundação privada]

A indicação de Teixeira Coelho em 2006 para o cargo de curador-coordenador indicou, a princípio, uma predisposição da instituição em reverter o quadro de crise institucional e financeira que se arrastava por muito anos. No entanto isto só se deu de fato com a posse de Heitor Martins que por sua vez indicou uma nova equipe curatorial encabeçada pelo curador Adriano Pedrosa, atuando como diretor artístico.

A principal medida inicial desta recém empossada gestão foi a retomada do projeto original de Lina Bo Bardi. Em destaque a volta da audaciosa e singular Pinacoteca, que permite que os quadros "flutuem" no espaço, inspirando o visitante a atuar como um flâneur da História da Arte Ocidental em uma experiência contextual (não "indiferente" e "neutra" como em um "cubo branco" modernista), tendo a metrópole paulistana como pano de fundo. O MASP é um museu de arte planejado para a cidade de São Paulo, um site-specific.

Nesta sessão do site, o Fórum Permanente indica algumas matérias de interesse para se debater esse assunto em seu próprio site, bem como oferece nessa página uma seleção de links para matérias e artigos sobre o assunto, publicados na grande imprensa.


 

Links para matérias publicadas pela grande imprensa a respeito da crise institucional por que passa a instituição:

veja aqui

09/07/2019 - Folha de S. Paulo - Historiador revela mentira sobre vão-livre do Masp antes da construção do museu

Em livro, autor afirma que manter a vista do centro não foi exigência dos donos de terreno na avenida Paulista, por Francesca Agiolillo.

leia a matéria.

02/10/2017 - Revista Exame - Como um grupo de empresários salvou o Masp

O curioso é que a crise ocorre num momento de renascimento do Masp: nos últimos anos, a nova gestão promoveu uma profunda transformação na instituição que é um símbolo da maior cidade do país. Por Carlos Rydlewski.

leia a matéria.

23/12/2015 - O Estado de S. Paulo - Masp não pode ficar refém de sua história

Arquitetura do museu e retorno da expografia de Lina Bo Bardi são discutidos pela historiadora e crítica de arte Aracy Amaral

leia a matéria

20/12/2015 - Folha de S. Paulo - Volta dos cavaletes põe fim às gestões que arruinaram o Masp

Por isso, a volta do uso de cavaletes na Pinacoteca do Masp, em seu segundo andar, não é apenas o evidente e necessário retorno ao conceito original do museu, mas o fim de três gestões que praticamente o arruinaram, tanto economicamente, quanto culturalmente. Por Fabio Cypriano

leia a matéria

09/12/2015 - Folha Ilustrada - Relegados por 20 anos, cavaletes de Lina Bo Bardi voltam ao Masp

Retirados do museu em 1996, os cavaletes de vidro temperado –o cristal foi licença da autora– retornam nesta sexta (11), em mostra do acervo permanente chamada "Acervo em Transformação", que deve ficar em cartaz por pelo menos cinco anos. Por Juliana Cunha

leia a matéria

07/12/2015 -ArchDaily - No Masp os cavaletes de Lina Bo Bardi e um novo jeito antigo de exibir arte

Quarenta e sete anos após aparecerem pela primeira vez na pinacoteca do Museu de Arte de São Paulo (MASP), os emblemáticos cavaletes de vidro projetados porLina Bo Bardi como expositores para algumas das pinturas mais valiosas produzidas do medievo ao moderno retornam em uma exposição no segundo pavimento do museu que abre suas portas na próxima quinta-feira, 11 de dezembro. Por Victor Delaqua

leia a matéria

22/05/2015 - O Estado de S. Paulo - Museu de Arte de São Paulo passa por mudanças

Instituição pensa seu papel em meio a críticas e dívidas, por Camila Molina.

leia a matéria

24/11/2014 - Agência Estado - Empresários se unem e arrecadam R$ 15 milhões para resgatar o Masp

O grupo de empresários e executivos de alto escalão que nos últimos meses engendrou uma operação para salvar o Museu de Arte de São Paulo (Masp) reúne de grandes gestores de fundos a usineiros, de banqueiros a varejistas. Amantes da arte ou não, desde junho eles levantaram, juntos, R$ 15 milhões para resgatar o museu privado, em uma das maiores captações da história do País feitas a partir de doações na pessoa física para preservar um patrimônio cultural. Infomoney via Agência Estado.

leia a matéria

12/04/2014 - O Estado de S. Paulo - Palavra da casa

Apesar das especulações, Beatriz Pimenta Camargo diz que não vai abandonar o Masp. Tem, sim, lutado para mantê-lo de pé. Mas que a vida não está fácil para museus independentes, não está.

leia a matéria

11/04/2014 - O Estado de S. Paulo - CARTA RESPOSTA de Teixeira Coelho ao Presidente do IBRAM

O IBRAM que continua desconhecendo o MASP.

leia a matéria

11/04/2014 - O Estado de S. Paulo - Curador do Masp rebate acusações feitas pelo Ibram

Teixeira Coelho diz que não escreveu artigo para \"esculhambar esforços\" do governo federal, mas critica falta de participação.

leia a matéria

11/04/2014 - O Estado de S. Paulo - Governos têm 'alinhamento' pelo Masp

Ângelo Oswaldo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus, diz que museu está "encalacrado" em sua parte curatorial.

leia a matéria

11/04/2014 - O Estado de S. Paulo - Heitor Martins pode ser o novo presidente do Masp

Renovação da diretoria e do conselho podem captar ajuda financeira para pagar a dívida do museu

leia a matéria

10/04/2014 - O Estado de S. Paulo - Masp busca parceria com empresas para sair da crise financeira

Entidade precisa de mais dinheiro e nova direção para salvar o principal museu de São Paulo

leia a matéria

22/02/2014 - Folha de S. Paulo - Justiça pede plano para retirada de bilheteria no vão do Masp

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) se comprometeu com a Justiça a fazer um estudo para retirar a bilheteria e os biombos do vão-livre. Por Artur Rodrigues.

leia a matéria

13/02/2014 - Revista Select - Entrevista Teixeira Coelho: "Prejuízo pode ser grande", diz curador do MASP

Nesta entrevista, o curador do Masp, José Teixeira Coelho Netto, comenta as possíveis consequências negativas do decreto presidencial no. 8.124, de 17/10/2013, que regulamenta o chamado Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009) e a lei de criação do Instituto Brasileiro de Museus (11.906/2009). Por Marion Strecker.

leia a matéria

03/02/2014 - Folha de S. Paulo - 'Situação do MASP ainda é preocupante', diz presidente do museu

No aniversário de 20 anos de uma de suas maiores crises institucionais, o Masp enfrenta o que sua presidente, Beatriz Pimenta Camargo, 82, chama de "situação financeira preocupante". "Todo museu tem seu acervo de desafios. Os do Masp têm a dimensão de sua grandiosidade." Por Silas Martí.

leia a matéria

02/12/2013 - Folha de S. Paulo - O Masp e a casa da sogra

Se nos choca ver o vão livre ocupado, é de políticas públicas decentes que necessitamos, com urgência. Por Raquel Rolnik.

leia a matéria

02/12/2013 - Blog Cosmopista - Entrevista com Teixeira Coelho: “Não é o caso de esperar pela solução do problema na cidade toda para decidir o que fazer com o vão livre do MASP”

Um recente depoimento de Teixeira Coelho, curador do MASP, reproduzido na imprensa sobre o cercamento do vão-livre do museu na Avenida Paulista causou controvérsias e gerou debates em mídias sociais. Procurei Teixeira Coelho para uma entrevista exclusiva para o Cosmopista para que ele pudesse esclarecer seu posicionamento sobre o assunto. O meu compromisso foi que suas respostas seriam publicadas na íntegra, sem qualquer tipo de edição. Seguem assim o texto enviado pelo curador por e-mail. - Por Gabriel Kogan.

leia a matéria

01/12/2013 - Folha de S. Paulo - Teixeira Coelho: O sonho do vão-livre

Ninguém vendia nada, ninguém arengava ninguém: só a arte e as pessoas --e a cidade mudava um pouco. As pessoas se esqueciam até de que parar ali é virar presa fácil. A arte é perigosa de mil modos. Texto de Teixeira Coelho para a Folha de S. Paulo.

leia a matéria

01/12/2013 - Portal R7 - Fechar o vão do Masp é um "absurdo total", diz diretora do Defenda São Paulo

Arquiteta, porém, acha plausível a hipótese de oferecer proteção ao museu em caso de perigo.

leia a matéria

26/11/2013 - Catraca Livre - “No meu vão ninguém mete a mão”

Debate sobre cercamento do vão livre do MASP surgiu nos últimos dias, após editorial de jornal que defendia a ideia; conheça quem é contra a iniciativa

leia a matéria

23/11/2013 - Blog Ultrapop - Gradear o Masp?

Se o nosso objetivo é regredir à Idade Média, o jornal O Estado de S. Paulo nos deu ontem uma contribuição valiosa. Foi ao defender a instalação de grades no vão livre do Masp. A gente quase não acredita, mas eles fizeram isso. Por José Guilherme Pereira Leite.

leia a matéria

23/11/2013 - Blog Cosmopista - O MASP segundo Lina Bo Bardi

“Uma nova arquitetura deveria ser ligada ao problema do Homem criador de seus próprios espaços. De conteúdos puros, conteúdos que criassem as próprias formas. Uma arquitetura nas quais os Homens-Livres criassem os próprios espaços." Publicação por Gabriel Kogan

leia a matéria

Nov. 2013 - Blog Vitruvius - Os retrógrados

Sobre o fechamento do vão livre do Masp. Por Abílio Guerra.

leia a matéria

Nov. 2013 - Blog Vitruvius - Occupy vão livre

"Em outros termos, propõe-se implantar no vão livre a lógica mais recorrente da urbe em que vivemos: quão raros são os edifícios que não  têm um muro separando-os da rua ou qualquer aparato de vigilância para distinguir aqueles com poder de acesso. O gradeamento desse espaço no centro da avenida Paulista deve ser precedido de uma pergunta:  por mais que chamemos de vão livre do Masp, este lugar singular pertence ao museu ou é um espaço público da cidade de São Paulo?" Por Francesco Perrotta Bosch.

leia a matéria

Nov. 2013 - Blog Vitruvius - Vão do Masp

Uma viagem no tempo e a dura realidade atual. Por Antonio Fabiano Jr.

leia a matéria

20/11/2013 - O Estado de S. Paulo - É preciso preservar o Masp

Qualquer grupo que deseja apresentar reivindicações ou protestar se julga no direito de ocupar esse espaço, para nele começar ou terminar manifestações, cujo palco é a Avenida Paulista. Como se isso não bastasse, ele agora virou - no intervalo entre uma manifestação e outra - lugar de reunião de dependentes de droga, com o sério risco de virar uma espécie de minicracolândia.

leia a matéria

09/11/2013 - Folha de S. Paulo - Direção do Masp diz que vão-livre já é usado para traficar drogas

O vão-livre do Masp é um dos mais novos cenários paulistanos tomados pelo comércio de drogas, segundo a direção do próprio museu.Por Aretha Yarak.

leia a matéria

09/11/2013 - Folha de S. Paulo - PM diz que faz rondas, mas que não foi alertada sobre drogas no Masp

A afirmação do Masp sobre a existência de comércio de drogas no vão-livre do museu não é de conhecimento da Polícia Militar de São Paulo, de acordo com a corporação.

leia a matéria

Abr-Jun 2011 - Afterall online Journal - ‘This Exhibition Is an Accusation’: The Grammar of Display According to Lina Bo Bardi

There are two good reasons, at least, to lay claim to the architectural legacy of Lina Bo Bardi, her technologies of display and her sense of spatial texture. Por Roger M. Buergel

leia a matéria

18/09/2009 - Revista Veja - A gestão de Júlio Neves, presidente do Masp, chega ao fim

Após catorze anos à frente do Masp, o arquiteto Julio Neves, autor de projetos como o da Daslu e o do edifício espelhado anexo à Casa das Rosas, estava com a imagem tão desgastada que todos davam como certa sua saída. Por Camila Antunes.

leia a matéria

07/11/2008 - O Globo - João Vicente de Azevedo, novo presidente do Masp, diz que contas do Museu estão saneadas e dívidas, renegociadas

"O novo presidente do Masp, João Vicente de Azevedo, eleito nesta segunda-feira, não dá entrevistas pessoalmente ou por telefone, mas aceitou responder algumas perguntas do GLOBO por email."

leia a matéria

05/11/2008 - Folha Online - O novo Presidente do Masp é "desconhecido" no meio da arte

"Muitos criticam o processo de escolha dos dirigentes e os métodos de gestão de instituições como o Masp e a Fundação Bienal, que entraram em crise e perderam a primazia em seu meio em anos recentes"

leia a matéria

03/11/2008 - Portal Estadão - Sem concorrente, novo presidente do MASP é eleito

"Por unanimidade, 41 conselheiros do Museu de Arte de São Paulo (Masp) elegeram nesta segunda-feira, 3, o advogado João Vicente de Azevedo para ser presidente da instituição pelos próximos dois anos"

leia a matéria

03/11/2008 - Folha Online - Secretário Geral é eleito novo presidente do MASP

"João da Cruz Vicente de Azevedo, 82 anos, secretário-geral do Masp, foi eleito presidente da instituição após 14 anos do comando do arquiteto Julio Neves..."

leia a matéria

13/09/2008 - Folha Online - Justiça manda auditar as contas do Masp

"O juiz negou o principal pedido feito pela promotora Mariza Tucunduva, que investiga o museu: o afastamento de Neves da presidência"

leia a matéria

31/01/2008 - Folha de S. Paulo - Segurança foi resolvida, diz curador do Masp

"Teixeira Coelho, curador do Masp, afirma que falta de recursos é o grande problema e que "jantar na Fiesp" não resolve em resposta à crítica feita por Paulo Herkenhoff " - íntegra

leia a matéria

31/01/2008 - Folha Online - Segurança foi resolvida, diz curador do Masp

"Teixeira Coelho, curador do Masp, afirma que falta de recursos é o grande problema e que "jantar na Fiesp" não resolve em resposta à crítica feita por Paulo Herkenhoff "

leia a matéria

30/01/2008 - Folha Online - Diretor do MinC nega censura e defende política de museus

"O diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, órgão do Ministério da Cultura (MinC), José Nascimento Junior, rebateu ontem as críticas do curador e crítico Paulo Herkenhoff, que, em entrevista publicada ontem na Folha, disse que "o MinC não está aparelhado tecnicamente para melhorar o Masp". "

leia a matéria

29/01/2008 - Folha Online - Leia íntegra da entrevista com o curador Paulo Herkenhoff

"Eu acho que hoje o Masp tem uma situação absolutamente esquizofrênica"

leia a matéria

26/01/2008 - Folha Online - Grupo planejava levar mais obras do Masp

"O furto ao Masp no mês passado só não foi maior porque os ladrões --que levaram um Picasso e um Portinari-- consideram as outras obras escolhidas muito difíceis de transportar, afirmou o advogado Humberto de Paula, 30".

leia a matéria

24/01/2008 - Portal Estadão - Terceiro suspeito de roubo de obras do Masp se entrega em SP

"Moisés Manoel de Lima Sobrinho, 25 anos, estava foragido desde o dia 9 de janeiro e apresentou-se voluntariamente à Polícia Civil na manhã desta quinta-feira".

leia a matéria

23/01/2008 - Portal Estadão - Ministério Público colhe novos documentos no Masp

"Caso se comprove problemas de gestão financeira e dívida incompatível com a receita da instituição, a perícia servirá de base para uma eventual segunda ação civil pública contra o museu".

leia a matéria

23/01/2008 - Portal Estadão - Na Justiça, Vivo cobra do Masp a devolução de R$ 13 mi

"Marcelo Alonso, diretor de comunicação da Vivo, disse que o contrato com o Masp foi assinado no fim de 2004 e a empresa investiu R$ 15,6 milhões no projeto. "Houve o descumprimento do contrato, e é essa ação que está correndo. Não tem nenhuma relação com a importância do Masp no cenário cultural nem é um questionamento de sua gestão"".

leia a matéria

22/01/2008 - Portal Estadão - Curador francês pede 'intervenção urgente' no Masp

"O nome de Régis-Michel está entre outros mais de 3 mil incluídos em uma petição reivindicando uma intervenção pública no Museu de Arte de São Paulo, que é uma instituição privada".

leia a matéria

21/01/2008 - Folha Online - Polícia identifica mais um suspeito de envolvimento no furto do Masp

"Alexandro Bezerra da Silva, 31, é proprietário da casa onde os quadros foram escondidos, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo".

leia a matéria

19/01/2008 - Folha Online - Masp oferece participação na direção em troca de verbas

"A direção do Masp (Museu de Arte de São Paulo) anunciou neste sábado ter interesse na participação dos governos municipal, estadual e federal e de empresas privadas em seu conselho, desde que receba dinheiro regularmente".

leia a matéria

19/01/2008 - Portal Estadão - Masp aceita abrir gestão ao poder público

"A direção do Museu de Arte de São Paulo (Masp) publica anúncio pago em jornais do País hoje manifestando sua intenção de abrir a gestão para a participação do poder público (governos federal, estadual e municipal). A nota fala ainda em integrar ao seu conselho ?entidades e empresas privadas?, mas o museu vincula a abertura ao ?aporte regular de recursos financeiros?".

leia a matéria

18/01/2008 - Portal Estadão - Masp aceita participação do governo mas exige investimentos

"O Museu de Arte de São Paulo (Masp) divulgou nesta sexta-feira, 18, um comunicado em que diz aceitar a participação dos três níveis de governo em seu Conselho, desde que haja investimentos financeiros regulares. Segundo a nota, o Masp deseja "desenvolver um modelo de gestão de museus privados que se torne referência para instituições de todo país"".

leia a matéria

17/01/2008 - Folha Online - Justiça nega interdição e transferência de acervo do Masp

"O pedido foi negado porque, segundo o juiz, a ação do Ministério Público não tem provas suficientes de que a Pinacoteca tenha condições de cuidar do acervo do Masp e porque o transporte das obras, avaliadas em US$ 1 bilhão, oferece riscos a elas".

leia a matéria

17/01/2008 - Portal Estadão - Justiça aceita ação, mas nega transferência de obras do Masp

"O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo divulgou nesta quinta-feira, 17, decisão, em primeira instância, acolhendo a ação civil pública que foi proposta pelo Ministério Público Estadual (MPE) contra o Museu de Arte de São Paulo (Masp), pedindo a interdição temporária do prédio-sede da instituição. O pedido foi encaminhado na quarta-feira pelo MPE e julgado pela 1.ª Vara da Fazenda Pública".

leia a matéria

17/01/2008 - Portal Estadão - Promotora pede interdição do prédio do Masp

"O Ministério Público Estadual (MPE) ajuizou ontem, às 13 horas, ação civil pública na 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital pedindo a interdição temporária imediata do prédio do Masp, na Avenida Paulista, por falta de segurança. A ação se baseia em laudos do Contru e do Corpo de Bombeiros".

leia a matéria

16/01/2008 - Folha Online - Conselho Deliberativo do Masp se surpreende com Promotoria; veja nota

"O Conselho Deliberativo do Masp (Museu de Arte de São Paulo) informou que foi surpreendido pela notícia de que o Ministério Público pediu a interdição do edifício".

leia a matéria

16/01/2008 - Portal Estadão - MP pede interdição do Masp por falta de segurança

"A promotora pede no texto que sejam tomadas diversas medidas para segurança contra incêndio, como melhorias nas saídas de emergência, melhor sinalização pelo museu, alarmes e colocação de hidrantes. A ação baseia-se em inspeções do Corpo de Bombeiros e laudo Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru). O pedido também reforça a necessidade de regularização da licença de funcionamento do Masp".

leia a matéria

16/01/2008 - Folha Online - Prefeitura foi negligente em não interditar o Masp, diz promotora

"Nesta quarta-feira o Ministério Público Estadual protocolou um pedido de liminar (decisão provisória) para a interdição do museu até que os itens fora da conformidade sejam regularizados, principalmente a licença de funcionamento".

leia a matéria

16/01/2008 - Folha Online - Ministério Público aponta falhas e pede interdição do Masp

"Entre os motivos alegados pela promotora Mariza Schiavo Tucunduva estão a falta de licença de funcionamento e a ausência do atestado do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar garantindo que o prédio tem condições de ser usado para atividades da associação civil, "o que coloca em risco iminente a vida e a saúde dos freqüentadores do museu, bem como o inigualável patrimônio histórico e cultural que representa o acervo da instituição"".

leia a matéria

15/01/2008 - Portal do Governo do Estado de São Paulo - Cultura propõe medidas para amenizar a crise do Masp

"A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo informa que tomou as medidas a seu alcance para colaborar na busca de soluções dos problemas financeiros e administrativos do Museu de Arte de São Paulo (Masp), dada a relevância que o mesmo tem na vida cultural do país, considerando as quatro razões a seguir..."

leia a matéria

08/01/2008 - Portal Estadão - Polícia recupera obras roubadas do Masp em dezembro

"Segundo a SSP, dois suspeitos foram detidos e ainda não se sabe o estado das obras de arte".

leia a matéria

08/01/2008 - Folha Online - Polícia recupera obras furtadas do Masp e prende duas pessoas

"As obras "O Lavrador de Café", de Portinari, e "O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso, foram recuperadas na noite desta terça-feira, segundo a SSP, e estão sendo levadas para o Deic (Departamento de Investigação sobre o Crime Organizado)".

leia a matéria

ABAIXO-ASSINADO - SOS MASP: Apelo aos Poderes Públicos

O ex-conservador chefe do MASP, Luiz Marques, encaminha um apelo aos poderes públicos para intervenção no museu.

leia a minuta

29/12/2007 - Portal Estadão - Sem acordo entre Estado e Masp, MP pode intervir

"O MPE já admite que, "caso não seja possível uma aproximação entre as partes", um inquérito poderá até conduzir ao pedido de abertura de uma ação civil pública contra o museu, que pode eventualmente levar a uma intervenção".

leia a matéria

29/12/2007 - Folha Online - Ministério Público fará perícia no Masp

"Com a ação, o órgão pretende ter documentos e informações sobre a situação financeira do museu, o montante de dívidas e o impacto nas atuais condições de funcionamento e segurança".

leia a matéria

28/12/2007 - Folha Online - Prefeitura instala câmeras de vigilância na avenida Paulista

"A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira cinco câmeras na avenida Paulista para monitorar toda a avenida. A medida deve beneficiar o Masp (Museu de Arte de São Paulo), que fica na avenida e teve uma tela de Portinari e outra de Picasso furtadas no último dia 20".

leia a matéria

28/12/2007 - Portal Estadão - Basta!

"Hoje, não são mais aceitáveis políticas personalistas e pouco transparentes sem cobrança da sociedade civil. O poder público não dispõe de recursos para subsidiar a maioria das instituições culturais. O furto dos quadros de Picasso e de Portinari das paredes do Masp foi a gota d?água na série de problemas e omissões que afetam a instituição como resultado de sua crônica má gestão".

leia a matéria

28/12/2007 - Portal Estadão - Abaixo-assinado pede intervenção no Masp

"O movimento contrário à atual gestão do Masp ganhou ontem reforço maciço. Um abaixo-assinado organizado pelo professor Luiz Marques, ex-conservador-chefe do museu, intitulado SOS Masp: Apelo aos Poderes Públicos, já contava com mais de 50 adesões de peso, entre críticos e historiadores de arte, museólogos, galeristas e personalidades. Entre os que já subscreveram o documento estão Fábio Magalhães, ex-diretor do Memorial da América Latina, os críticos Agnaldo Farias, Alcir Pécora e Nelson Aguilar, a curadora Cacilda Teixeira da Costa, o filósofo José Arthur Giannotti e Manuela Carneiro da Cunha".

leia a matéria

28/12/2007 - Portal Estadão - PM vai instalar cabine no vão livre do Masp; vigias confirmam ''''rodízio do sono''''

"Nenhum dos vigias do Masp estava onde deveria ficar no momento em que os bandidos entraram no museu para furtar os quadros. Não havia ninguém, por exemplo, entre o primeiro e o segundo andar nem na sala de monitoramento das câmeras de vigilância. Os vigias negaram, ao depor no distrito, que estivessem dormindo no momento da invasão, mas confirmaram a existência de um "rodízio do sono": a cada hora, só um dos integrantes da equipe da madrugada ficava acordado - os demais dormiam".

leia a matéria

27/12/2007 - Folha Online - Leia íntegra de bate-papo com Tereza Novaes sobre Masp

"A jornalista Tereza Novaes, 31, repórter do caderno Ilustrada da Folha de S.Paulo, participou nesta quinta-feira (27) de bate-papo sobre o furto de obras de arte no Masp (Museu de Arte de São Paulo) e as polêmicas que envolvem o museu".

leia a matéria

27/12/2007 - Portal Estadão - Após roubo, Masp anuncia novas medidas de segurança

"Após ter dois valiosos quadros roubados de seu acervo na semana passada, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) divulgou novas medidas de segurança nesta quinta-feira, como a instalação de câmeras de alta resolução e policiamento ampliado".

leia a matéria

27/12/2007 - Folha Online - Após furto, Masp terá presença permanente da PM

"O Masp (Museu de Arte de São Paulo) anunciou nesta quinta-feira a implantação de uma base comunitária da Polícia Militar para reforçar a segurança do museu".

leia a matéria

27/12/2007 - Portal Estadão - PM reforçará policiamento na frente do Masp

"A direção do Museu de Arte de São Paulo (Masp) informou que a Polícia Militar colocará uma cabine de funcionamento diário das 7 horas às 23 horas em frente ao Parque Trianon e uma viatura policial no espaço Lina Bo Bardi (Vão Livre do Masp) das 23 horas às 7 horas para reforçar a segurança do museu".

leia a matéria

27/12/2007 - Portal Estadão - Masp vai contar com vigilância da Polícia Militar

"A diretoria do Museu de Arte de São Paulo (Masp) distribui um comunicado á imprensa, informando as decisões tomadas durante uma extraordinária do Conselho Deliberativo e da Diretoria do Museu, por conta do roubo ocorrido na madrugada da quinta-feira, 22, quando três ladrões roubaram as obras O Lavrador de Café, de Cândido Portinari, e Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, em menos de três minutos".

leia a matéria

27/12/2007 - Folha Online - Agora, Masp implanta sensores e alarmes

"Entre as medidas estão a implantação de sensores e alarmes --que já foi iniciada--, o maior rigor na entrada de visitantes, o aumento da vigilância externa do prédio, com a ajuda da Polícia Militar, e a contratação de uma empresa de segurança terceirizada".

leia a matéria

27/12/2007 - Portal Estadão - Masp vai ampliar segurança e terá sensores e alarmes

"O museu vai ampliar o sistema de segurança que já existia, seguindo orientações do Iphan e da Polícia Militar", afirmou Nascimento".

leia a matéria

26/12/2007 - Folha Online - Para diretor do Iphan, furto no Masp pode afastar exposições do Brasil

"Nascimento teme que o furto das telas pode provocar a fuga das grandes exposições internacionais do Brasil. "O que aconteceu no Masp prejudica a imagem do país. Fica mais difícil [trazer] exposições que se queira trazer", afirmou".

leia a matéria

26/12/2007 - Folha Online - Polícia retoma investigação sobre o furto de obras no Masp

"Motivo: quando recomeçarem hoje as investigações sobre os três ladrões que furtaram o museu, os policiais terão de apresentar novas idéias que os ajudem a localizar "O Lavrador de Café" (da década de 30, óleo sobre tela, 100x81 cm), do brasileiro Candido Portinari (1903-1962) e "Retrato de Suzanne Bloch" (1904, óleo sobre tela, 65x54 cm), do espanhol Pablo Picasso (1881-1973)".

leia a matéria

24/12/2007 - Portal Estadão - Matarazzo descarta idéia de fechar o vão livre do Masp

"O secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, afirmou nesta  que está  "descartada"  a hipótese de cercar com grades o vão livre do Museu de Artes de São Paulo (Masp). A proposta, um desejo antigo da direção da instituição, foi levantada anteontem pelo tesoureiro do museu, Luiz Pereira Barreto".

leia a matéria

24/12/2007 - Folha Online - Masp reabre suas portas somente no próximo dia 8

"Em nota divulgada nesta segunda-feira, a administração do Masp informa que a instituição será reaberta somente no dia 8 "em função das providências que estão sendo tomadas". A direção do museu avalia quais as mudanças devem ser tomadas na segurança do prédio".

leia a matéria

24/12/2007 - Folha Online - Masp apela para que população colabore na investigação de furto

"Qualquer informação sobre o paradeiro das obras será considerado, pelo Masp, como um ato de compreensão e solidariedade", diz nota divulgada ontem pela direção do museu".

leia a matéria

24/12/2007 - Portal Estadão - Fechado para perícia, Masp só vai reabrir no dia 8

"O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (Masp) só reabrirá no dia 08 de janeiro de 2008, segundo informou hoje a assessoria de imprensa do museu".

leia a matéria

24/12/2007 - Portal Estadão - Masp agora só reabre no dia 8

"A decisão da direção do museu em adiar a reabertura também teve por base o precário sistema de segurança, que, além de ter facilitado o crime, agora prejudica as investigações".

leia a matéria

24/12/2007 - Folha Online - Publicitário Nizan Guanaes quer presidir o Masp

"O presidente do Masp (Museu de Arte de São Paulo), Julio Neves, enfrentará uma dissidência pela primeira vez desde 1994, quando foi eleito para o cargo: o publicitário baiano Nizan Guanaes vai se candidatar à presidência do museu".

leia a matéria

23/12/2007 - O Estado de São Paulo - Para especialistas, governo precisa administrar o Masp; Estado se oferece

"Argumento é que, do jeito que está, faltam condições de cuidar do acervo, como mostrou o furto de quinta-feira"

Leia a matéria

23/12/2007 - Folha Online - Masp vai reabrir na próxima quarta-feira

"Masp será reaberto na próxima quarta-feira, dia 26. O segundo andar, onde fica o acervo e de onde foram furtadas as telas de Picasso e Portinari, estará acessível ao público".

leia a matéria

23/12/2007 - Folha Online - Réplicas de quadros roubados do Masp custam de R$ 18 a R$ 537 na web

"Para a Sotheby's no Brasil, a maior casa de leilões do mundo, a obra de Picasso está avaliada em US$ 25 milhões (mais de R$ 45 milhões) e a de Portinari, em US$ 2 milhões (pouco mais de R$ 3,6 milhões)".

leia a matéria

23/12/2007 - Folha Online - Polícia investiga funcionário que operava câmeras do Masp

"As câmeras gravaram os ladrões durante a invasão, mas nenhum dos quatro vigilantes de plantão viram a ação dos criminosos".

leia a matéria

22/12/2007 - Folha Online - Não há museu 100% seguro, diz presidente do Masp

"Segundo o presidente do museu, uma comissão foi implantada para averiguar todas as necessidades de segurança do museu. Ele afirmou à reportagem que pretende deixar a presidência do Masp".

leia a matéria

22/12/2007 - Folha Online - Empresário oferece recompensa de R$ 100 mil por obras furtadas do Masp

"O  empresário Jorge Yunes vai oferecer uma recompensa de R$ 100 mil para quem encontrar os quadros de Portinari e Picasso furtados do Masp".

leia a matéria

22/12/2007 - Folha Online - Masp improvisa segurança com vigias sem qualificação

"Um dos orientadores usados como vigilante, ouvido pela reportagem, disse que não recebeu nenhum curso na área de segurança. Ele afirmou ao jornal que foi desviado de função sem nenhuma orientação e disse também que a responsabilidade desse desvio não é dos funcionários, que estariam sendo expostos pela investigação policial".

leia a matéria

22/12/2007 - O Estado de S. Paulo - Contra crise, diretoria do Masp propõe fechar vão livre com grades

'Todos os parques têm grades', alega tesoureiro da instituição; ex-conselheiros cobram intervenção pública. Por Jotabê Medeiros.

leia a matéria

21/12/2007 - Folha Online - Presidente do Masp afirma que não houve falta de verbas para segurança

"O presidente do Masp (Museu de Arte de São Paulo), Júlio Neves, afirmou nesta sexta-feira que não houve falta de verbas para a área de segurança do museu. Ele afirmou, entretanto, que administra um "cobertor curto de recursos"".

leia a matéria

21/12/2007 - Folha Online - Roubo no Masp expõe condições "nefastas" de segurança, diz jornal

"Uma reportagem do jornal espanhol "El Mundo" afirma que o furto dos quadros de Picasso e Portinari do Masp (Museu de Arte de São Paulo) expõe condições de segurança "nefastas" nos museus latino-americanos".

leia a matéria

21/12/2007 - Folha Online - Corretores dizem que maior parte de obras em museus não têm seguro

"Os Corretores informaram à reportagem que a estivamativa de valor de um seguro do Masp poderia variar entre US$ 24 milhões e US$ 60 milhões anualmente, devido ao valor das obras de seu acervo".

leia a matéria

21/12/2007 - Folha Online - Masp não dispõe de alarme, sensor e seguro para as obras

"O acervo do museu, avaliado em mais de US$ 1 bilhão (R$ 1,8 bilhão), de acordo com as estimativas mais conservadoras, não possui seguro porque seu preço seria inviável. Só o prédio é segurado".

leia a matéria

20/12/2007 - Folha Online - Delegado afirma que câmeras de museu não tinham infravermelho

"As câmeras de vigilância interna do Masp (Museu de Arte de São Paulo) não possuem sistema de infravermelho, o que possibilitaria o registro das imagens mesmo no escuro, segundo o delegado 78º DP (Jardins), Marcos Gomes de Moura. O museu deverá permanecer de portas fechadas durante as investigações".

leia a matéria

20/12/2007 - Folha Online - Crítico afirma acreditar em seqüestro de obras

"As obras furtadas do Masp (Museu de Arte de São Paulo) foram na verdade seqüestradas e os criminosos devem pedir resgate pelas mesmas. Essa é a opinião do crítico de arte e chefe do departamento de Artes Plásticas da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP (Universidade de São Paulo), Tadeu Chiarelli".

leia a matéria

20/12/2007 - Folha Online - Leia íntegra do Masp sobre furto de telas

"O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP informa que na madrugada deste dia 20 de dezembro foi vítima de ação criminosa caracterizada por arrombamento de instalações e furto de duas obras de seu acervo: O lavrador de café (1939, óleo sobre tela, 100 x 81cm), de Candido Portinari (1903-1962), e Retrato de Suzanne Bloch (1904, óleo sobre tela, 65 x 54cm), de Pablo Picasso (1881-1973)".

leia a matéria

20/12/2007 - Folha Online - Ação de criminosos que levaram obras do Masp levou três minutos

"De acordo com a SSP (Secretaria da Segurança Pública), a ação aconteceu entre as 5h09 e 5h12 desta quinta-feira. Três homens realizaram o furto das obras "O Lavrador de Café", obra de 100x81 centímetros de Portinari, e "O Retrato de Suzanne Bloch", de Picasso, quadro de 65x54 centímetros".

leia a matéria

20/12/2007 - Folha Online - Criminosos levam Picasso e Portinari do Masp; museu fecha

"O Masp (Museu de Arte de São Paulo), o maior museu da América Latina, foi furtado na madrugada desta quinta-feira, na maior ocorrência deste tipo na instituição".

leia a matéria

02/10/2007 - O Estadão - MASP quer atrair público e dá novo ''''tapa'''' no acervo

"A mostra do acervo, que anteriormente era concebida em função de critérios cronológicos e geográficos, começa pouco a pouco a ser organizada em torno de temas-chave.".

leia a matéria

01/10/2007 - Folha Online - Masp completa 60 anos e busca solução para crise financeira

"O rearranjo marca o trabalho de Teixeira Coelho, que há pouco mais de um ano assumiu o cargo de curador-chefe.Os 60 anos da instituição assinalam também a busca de soluções para a crise financeira".

leia a matéria

01/10/2007 - Folha Online - Alvo de críticas, presidente do Masp descarta reeleição em 2008

"Aos 75 anos, ele afirma que não pretende se reeleger presidente do Masp em 2008. "Por mim, eu saía ontem. Não tenho interesse. Chega", afirma".

leia a matéria

01/10/2007 - Folha de S. Paulo - Masp na encruzilhada - por Tereza Novaes

"Em seu 60º aniversário, museu apresenta acervo com nova configuração e busca soluções para os problemas financeiros; dívidas chegam a R$ 10 milhões".

leia a matéria

01/10/2007 - Folha de S. Paulo - Para Neves, pareceres técnicos orientam museografia

"A Folha convidou curadores, galeristas e diretores de museus e de algumas das principais instituições culturais do país para fazer perguntas ao presidente do Masp, Júlio Neves".

leia a matéria

01/10/2007 - Folha de S. Paulo - "Por mim, saía ontem", diz presidente do Masp

"Atual presidente foi eleito pela primeira vez em 1994 e já ganhou sete pleitos; sua gestão é criticada por profissionais das artes".

leia a matéria

24/09/2007 - Folha Online - Masp reabre seu acervo permanente em outubro

"O Masp reabre no dia 3 de outubro o segundo andar do museu, que abriga o seu acervo permanente".

leia a matéria

18/04/2007 - Jornal da Tarde - Masp deve perder a galeria - Gilberto Amendola

"O desejo da Prefeitura é que a Pinacoteca Municipal ocupe aquele espaço".

leia a matéria

11/03/2007 - Folha Online - Masp desiste de torre e planeja criar escola - Mário César Carvalho

Como a construção da torre foi vetada pelo patrimônio histórico da prefeitura, Neves tem outros planos para o prédio que o Masp comprou ao lado de sua sede: uma escola de arte.

leia a matéria

11/03/2007 - Folha de S. Paulo - Anexo pode render R$ 43 milhões ao Masp

"Pela nova proposta, oito andares seriam batizados por empresas, ao custo de R$ 4 milhões cada um, por contrato de dez anos".

leia a matéria

21/02/2007 - Jornal da Tarde - O museu que não tem arte - por Gilberto Amendola

"Galeria Prestes Maia, transferida para o Masp em 2000, continua com seu salão vazio".

01/02/2007 - Folha Online - Masp retoma arte contemporânea com mostra de Alex Flemming - por Mário Gioia

"Coelho quer privilegiar artistas de meia-idade que não tiveram exposições ou retrospectivas de peso na cidade. O videoartista Eder Santos deve ser o próximo, com mostra prevista para maio. No mesmo segmento, o museu programou exposições de Arthur Omar e Ana Maria Tavares".

leia a matéria

30/01/2007 - Portal Estadão - Aos completar 60 anos, Masp vai em busca de patrocinadores - por Camila Molina

Entrevista com o Curador da instituição, Prof. Dr. Teixeira Coelho, sobre seu projeto curatorial para o Masp.

30/01/2007 - Portal Estadão - Masp discute plano para sair da crise - por Jotabê Medeiros

"A diretoria do museu se reuniria nesta terça-feira, na sede da Avenida Paulista, às 17h30, para examinar o retrato que foi diagnosticado no fim do ano passado pela consultoria empresarial Deloitte: dívidas, falta de investimentos novos, incapacidade de captação de recursos".

leia a matéria

11/12/2006 - Folha Online - Masp se abre para arte contemporânea em 2007 - por Mário César Carvalho

"O curador do museu, José Teixeira Coelho Netto, planeja retomar as exposições que fizeram história a partir de um plano em três frentes: a abertura para a arte contemporânea, a releitura do acervo clássico e uma aproximação com a arte do Oriente e das Américas".

leia a matéria

01/12/2006 - Folha de S. Paulo - Uma tarde no museu - por Mônica Bergamo

Depois da exposição sobre Charles Darwin, que custou cerca de R$ 5,5 milhões, representantes do Museu de História Natural de NY planejam trazer mais nove mostras a SP; Einstein e Genoma estão entre os temas.

leia a matéria

01/11/2006 - Folha Online - Sem concorrentes, Júlio Neves é reeleito para presidir o Masp

Em função da crise porque passa a instituição, Júlio Neves não teve concorrentes para conseguir a sétima gestão consecutiva da instituição.

leia a matéria

31/10/2006 - Portal Estadão - Júlio Neves é reeleito para sétimo mandato no Masp - por Jotabê Medeiros

"Ele foi eleito pela primeira vez em 1994, e, se ficar até 2008, período da gestão, terá completado 14 anos à frente do Masp".

leia a matéria

13/10/2006 - Folha Online - Masp exibe "exposições de bolso" com obras do acervo

Teixeira Coelho vai dar ênfase aos trabalhos valiosos que já pertencem ao acervo nas novas mostras bimestrais.

leia a matéria

12/10/2006 - Portal Estadão- Masp terá conselho consultivo

Masp terá um conselho consultivo formado por especialistas.

03/09/2006 - Jornal da USP - O Masp em novo tempo

Entrevista com Teixeira Coelho, novo curador do Masp.

leia a matéria

07/08/2006 - Folha de S. Paulo - Em ano eleitoral, plano traça ações imediatas

"Seguido ao anúncio de que o professor Teixeira Coelho assumiria o cargo de curador coordenador do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na última sexta-feira, a diretoria da instituição divulgou um 'Plano Cultural' a ser implantado com 'ações imediatas'".

leia a matéria

06/08/2006 - O Estado de S. Paulo - Teixeira Coelho quer participação dos artistas no Masp- por Jotabê Medeiros

Depois de quase 10 anos sem um curador geral, o MASP anuncia a escolha de Teixeira Coelho, ex-diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP, como seu novo curador-coordenador.

leia a matéria

06/08/2006 - Estado de S. Paulo - Caderno 2 - Artistas e curadores comentam mudanças no Masp:

Um mês depois da última reunião do seu Conselho Deliberativo, conforme antecipou a reportagem de O Estado de S. Paulo, foi escolhido um curador para o Museu de Arte de São Paulo. A escolha foi uma exigência dos conselheiros, insatisfeitos com a concentração das decisões nas mãos do presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves. Veja a repercussão da notícia.

leia a matéria

05/08/2006 - Folha de S. Paulo - Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

"Professor da USP e ex-diretor do MAC assume a parte artística da instituição, em cargo abandonado desde 1997"

leia a matéria

05/08/2006 - Folha de S. Paulo - Balanço aponta insolvência do Masp; auditoria vê irregularidades

O balanço geral da instituição publicado em abril já demonstrava a crise financeira do Masp. "Há dívidas vencidas e déficit crônico. O quadro só poderia ser solucionado por um forte aumento de receita ou corte de despesas", diz Alberto Borges Matias, professor da Faculdade de Economia e Administração, (USP).

leia a matéria

05/08/2006 - Folha de S. Paulo - Contas expressam a verdadeira situação financeira do museu, afirma Julio Neve

Julio Neves responde à Folha sobre as contas do MASP.

leia a matéria

04/08/2006 - Portal Estadão - Artistas e curadores comentam mudanças no Masp - por Jotabê Medeiros

Marcelo Araújo, Maria Bonomi, Rodrigo Naves, Aracy Amaral e Agnaldo Farias comentam a escolha do Prof. Dr. Teixeira Coelho para ser curador do Masp.

leia a matéria

04/08/2006 - Portal Estadão - Teixeira Coelho quer participação dos artistas no Masp

"'O que espero é uma maior participação da comunidade artística, que será chamada a participar, e um diálogo entre o setor público, o terceiro setor e a iniciativa privada', disse o novo curador, que promete empenhar-se para criar condições também para o 'surgimento de novos artista' nas atividades do museu".

leia a matéria

04/08/2006 - Folha Online - Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

"O crítico José Roberto Teixeira Coelho foi escolhido curador do Masp (Museu de Arte de São Paulo). A escolha foi uma exigência dos conselheiros. O grupo estava descontente com a centralização do comando do museu pelo presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves".

leia a matéria

04/08/2006 - Portal Estadão - Teixeira Coelho é o novo curador do Masp - por Jotabê Medeiros

"A escolha foi uma exigência dos conselheiros, insatisfeitos com a concentração das decisões nas mãos do presidente da instituição, o arquiteto Júlio Neves".

leia a matéria

28/07/2006 - Folha de S. Paulo - Sobre vetos, torres e o Masp - por José Eduardo de Assis Lefèvre

Presidente do Conpresp discute a questão do veto da torre do Masp, o uso desta para fins de visibilidade da marca da empresa financiadora e explica os diferentes contextos entre a torre Eiffel e a torre do Masp.

leia a matéria

15/07/2006 - Portal do Governo do Estado de S. Paulo - Masp recebe Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural

Certificado foi concedido pela secretaria Estadual da Cultura

leia a matéria

12/07/2006 - Folha de S. Paulo - A torre do Masp e a torre Eiffel - por Adib Jatene

Jatene critica a atuação do Conpresp.

leia a matéria

07/07/2006 - Portal Estadão - Conselheiros dão voto de confiança à diretoria do Masp - por Jotabê Medeiros

"(...) os integrantes do conselho anunciaram a intenção de, em um mês, discutirem a adoção de um plano cultural para o Masp e a contratação de um curador profissional, tirando das mãos do atual presidente, Júlio Neves, a responsabilidade direta pela parte artística".

leia a matéria

06/07/2006 - Portal Estadão - Conselheiros do Masp participam de reunião no museu - por Jotabê Medeiros

"Os conselheiros debatem a crise recente da instituição, que levou ao corte de luz pela AES Eletropaulo".

leia a matéria

06/07/2006 - Portal Estadão - Masp: Conselho do museu se reúne para avaliar crise - por Jotabê Medeiros

Conselheiros discutem continuidade de Júlio Neves na presidência do museu.

leia a matéria

22/06/2006 - O Estado de S. Paulo - Masp ganha certificado do governo para receber doações e heranças

O Certificado de Reconhecimento de Instituição Cultural ao Museu de Arte de São Paulo (Masp) permite que este possa receber bens móveis provenientes de doações ou heranças sem que para sejam tributados em até 4% do seu valor venal.

leia a matéria

11/06/2006 - Folha de S. Paulo - A idade das trevas - por Jorge Coli

"Marketing e cultura são excludentes; o marketing esvazia qualquer manifestação artística ou cultural a ele submetida: faz com que ela perca sua natureza, transforma-a em pretexto"

leia a matéria

07/06/2006 - Globo Online - Funcionários do Masp reclamam de atraso nos salários - Diário de S. Paulo

Os funcionário do Masp estão com os salários irregulares há 3 meses.

leia a matéria

07/06/2006 - Folha de S. Paulo - Exposição de Degas ilustra o tempo de crise vivido pelo Masp - por Fábio Cypriano

"A exposição "Degas, o Universo de um Artista", em cartaz no Museu de Arte de São Paulo, o Masp, é bastante simbólica da crise que a instituição atravessa."

leia a matéria

05/06/2006 - Folha de S. Paulo - Masp

Júlio Neves escreve no Painel do Leitor sobre o corte de energia elétrica no museu.

leia a carta

05/06/2006 - MASP Releases - COMUNICADO

leia o comunicado do Museu sobre o corte de energia

02/06/2006 - Valor Online - Masp: um conselho aos conselheiros - por Federico Mengozzi

"Diante da inépcia administrativa, os senhores conselheiros do museu poderiam pensar em uma de duas atitudes: a primeira é destituir o senhor Neves da presidência do museu (...) A segunda, (...) declarar a autodissolução do museu, que, assim, segundo rezam os estatutos, passaria ao âmbito da Pinacoteca do Estado de São Paulo, o melhor museu da cidade".

leia a matéria

31/05/2006 - Isto É Dinheiro - Apagão no Masp - por Carlos Sambrana e Fábio Altman

"Com acervo avaliado em US$ 1,5 bilhão, a crise do mais respeitado museu da América Latina é um retrato de sua péssima administração"

leia mais

31/05/2006 - Veja - Este tesouro ficou no escuro

"Por falta de pagamento, o Masp teve a luz cortada. A gestão do museu é uma obra-prima de incompetência".

leia a matéria

31/05/2006 - Isto É - O Masp nas trevas - por Célia Chaim

"Corte de energia expõe dívidas que abalam o mais importante museu do País"

leia a matéria

31/05/2006 - Folha de S. Paulo - Masp: Idéias e Implicâncias

Marcelo Coelho opina sobre a situação do Masp.

leia a matéria

29/05/2006 - Canal Contemporâneo - Revista Bravo - As bailarinas voltam para casa, de Angélica de Moraes

"Masp realiza grande mostra de Edgar Degas para recuperar o prestígio do museu em grave crise institucional e financeira e pavimentar (re)eleições na instituição. As principais atrações são as esculturas do acervo, paradoxalmente pouco exibidas no país".

leia a matéria

29/05/2006 - Arte Cidadania - Masp em Crise, por Carina Teixeira

Em ano de eleição para a presidência da instituição, Masp realiza a mostra “Degas: O Universo de um Artista” para tentar resgatar o prestígio e visitantes ao museu.

leia a matéria

29/05/2006 - Canal Contemporâneo - Masp na Folha de S. Paulo

O Canal Contemporâneo convida o leitor a escrever para o "Painel do Leitor" da Folha de S. Paulo e enviar cópia para o Canal Contemporâneo, sobre as matérias que o jornal Folha de S. Paulo tem publicado a respeito da situação pela qual passa o Masp.

saiba mais

29/05/2006 - Estadão - Masp é público, diz Gilberto Chateaubriand

“'O museu foi pago pelo governo', lembrou o filho do fundador do museu, falando ao Estado por telefone de sua fazenda na região de Campinas", por Jotabê Medeiros.

leia a matéria

28/05/2006 - Folha de S. Paulo - O MoMA e o Masp

"A contrapartida para ser aceito em tal instituição [MoMA] era a de contribuir para sua manutenção", com isso, Luís Nassif questiona o fato dos conselheiros e diretores do Masp não socorrerem a instituição.

leia o artigo

28/05/2006 - O Estado de S. Paulo - A longa crise do Masp

O corte de energia foi "mais um episódio da crise em que o Masp está mergulhado há muitos anos".

leia a matéria

28/05/2006 - Folha de S. Paulo - A Ponta do Iceberg

"Crise que atinge o Masp pode se estender a outros museus se não se modificar a relação entre Estado, iniciativa privada e sociedade civil", por Teixeira Coelho.

leia a matéria

28/05/2006 - Folha de S. Paulo - Masp nas trevas

O  francês Claude Mollard, fundador do Centro Cultural Georges Pompidou, diz que é uma "vergonha" a situação que vive o museu paulista.

leia a entrevista

27/05/2006 - Agência Estado - Masp faz acordo com Eletropaulo e volta a ter energia
leia a matéria

27/05/2006 - Folha de S. Paulo - Masp dá garantias, parcela dívida em 48 vezes e Eletropaulo religa luz do museu

Segundo Eduardo Bernini, presidente da Eletropaulo, tal garantia significa que o museu irá "assegurar um fluxo de caixa que disponha sempre de uma parcela necessária para o pagamento da dívida".

leia a matéria

26/05/2006 - Jornal da Tarde - A Crise do Masp

O corte do fornecimento de energia elétrica ao Masp, determinado pela AES Eletropaulo por falta de pagamento de uma dívida, é apenas a mais recente conseqüência da grave crise em que está mergulhada há muitos anos a instituição, que tem o mais importante acervo de arte ocidental da América Latina.

leia a matéria

26/05/2006 - Estadão - Masp vai divulgar comunicado a museus do mundo todo
leia a matéria

26/05/2006 - Folha de S. Paulo - A crise da luz no Masp

Cronologia da Crise da Luz do MASP em 2006.

leia a matéria

26/05/2006 - Estadão - Energia elétrica do Masp é religada
leia a matéria

26/05/2006 - Folha Online - Masp faz acordo e Eletropaulo retoma fornecimento de energia.

"A direção do Masp e da Eletropaulo firmaram, nesta data, acordo para encerramento das pendências existentes em relação ao pagamento de débitos", afirmou o museu por meio de nota enviada à imprensa. Segundo o Masp, os débitos serão liquidados em até 48 meses, em parcelas mensais.

leia a matéria

26/05/2006 - Globo Online (Reuters) - Masp fecha acordo com Eletropaulo e energia é restabelecida

O impasse da dívida do Museu de Arte de São Paulo (Masp) com a Eletropaulo foi resolvido nesta sexta-feira graças a um acordo para saldar as contas pendentes, afirmou o presidente do museu, Júlio Neves.

leia a matéria

26/05/2006 - Globo Online - Eletropaulo vai religar energia do Masp até o final da tarde
leia a matéria

26/05/2006 - Folha de S. Paulo - Corte de luz do Masp leva promotoria a abrir investigação

Ministério Público busca apurar se as obras do museu correm risco de dano devido ao uso dos geradores Eletropaulo e Masp farão reunião na manhã de hoje e devem acertar um modelo para pagamento da dívida de R$ 3,47 milhões.

leia a matéria

26/05/2006 - Folha de S. Paulo - Presidente do museu descarta usar obras de arte como garantia

"Foi um gesto intempestivo", afirmou (Júlio Neves), referindo-se ao corte de energia.

leia a matéria

25/05/2006 - Estadão - Masp: só custo de gerador zera receita

No mercado, o aluguel diário de cada gerador destes é de R$ 3.500,00, o que resulta numa conta de R$ 7 mil no fim do dia. O valor é quase o equivalente à receita diária do Masp com a bilheteria da exposição de obras de Edgar Degas.

leia a matéria

25/05/2006 - Diário de S. Paulo - Sem luz, Masp negocia verba da Prefeitura
Leia a matéria

25/05/2006 - Folha Online - Eletropaulo nega ter pedido quadros como garantia de dívida do Masp

A AES Eletropaulo, que na manhã de terça-feira cortou o fornecimento de energia do Masp (Museu de Arte de São Paulo) por falta de pagamento, negou "categoricamente", nesta quinta, que tenha feito qualquer exigência para que o museu desse quadros de seu acervo como garantia de quitação da dívida.

leia a matéria

25/05/2006 - Folha de S. Paulo - Masp aluga geradores e reabre; Eletropaulo nega pedir quadros como garantia

A Folha apurou, com uma empresa que aluga geradores, que o Masp precisaria de um equipamento com capacidade de 450 kva, ligado 24h, por conta da climatização das salas. O custo diário do aluguel de dois geradores desse porte é de cerca de R$ 900.

leia a matéria

25/05/2006 - CBN Mais São Paulo - por Gilberto Dimenstein - Eletropaulo quer quadros do Masp como garantia de pagamento da dívida

O Masp teve o fornecimento de energia cortada anteontem (23/05) por falta de pagamento, de acordo com a Eletropaulo a dívida de sete anos chega a três milhões.

leia a matéria

25/05/2006 - Folha de S. Paulo - Masp aluga geradores, reabre e fecha o dia com público de 960 visitantes

Para reabrir, o Masp teve que alugar dois geradores de eletricidade. Tanto a exposição "Degas - O Universo de um Artista", quanto as salas com o acervo da instituição estavam abertas.

leia a matéria

24/05/2006 - Portal Estadão - Masp reabre visitação para a exposição de Degas - por Jotabê Medeiros
leia a matéria

24/05/2006 - Globo Online - Masp passou a noite às escuras
leia a matéria

24/05/2006 - Jornal da Tarde - Masp, sem luz, é fechado
leia a matéria

24/05/2006 - O Estado de S. Paulo - Calote deixa Masp às escuras

Matéria de Jotabê Medeiros e Mauro Mug.

leia a matéria

24/05/2006 - Folha de S. Paulo - Eletropaulo corta energia elétrica do Masp

Dívida de R$ 3,47 mi do museu com a empresa, acumulada em 7 anos, "gato" e quebra de acordos levaram à interrupção.

leia a matéria

23/05/2006 - Globo Online - Eletropaulo corta luz do MASP
leia a matéria

23/05/2006 - Portal Estadão - Masp está com a luz cortada
leia a matéria

23/05/2006 - Portal Estadão - Masp vai continuar sem luz
leia a matéria

23/05/2006 - Folha Online - Eletropaulo corta energia elétrica do Masp por inadimplência
leia a matéria

23/05/2006 - Folha Online - Masp e Eletropaulo negociam retorno do fornecimento de energia
leia a matéria

2006 - Revista eletrônica Trópico - A "desmuseulogização" de São Paulo

Nesse artigo, Carlos Alberto Dória comenta a inoperância cultural, salvaguardando exceções, dos museus de arte em São Paulo em relação a agitação museológica em outros grandes centros urbanos do Brasil.

leia a matéria

24/02/2006 - Folha de S. Paulo - A Torre do Masp - Carta do Adib D. Jatene

Presidente do Conselho Deliberativo do Masp defende a construção da Torre como única saída para a crise do museu mais importante da América Latina.

leia a matéria

12/11/2005 - Folha de S. Paulo - Carta do Júlio Neves

Presidente do Masp escreve sua resposta ao veto da construção da torre no Painel do Leitor - Folha de S. Paulo.

leia a matéria

26/10/2005 - Folha de S. Paulo - Conselho veta construção de torre do Masp

Órgão do patrimônio histórico rejeitou proposta de erguer estrutura ao lado do museu porque o descaracterizaria.

leia a matéria

26/10/2005 - Folha de S. Paulo - Presidente do museu não é encontrado

Júlio Neves não foi encontrado para comentar sobre o veto do Conpresp.

leia a matéria

28/09/2005 - Folha de S. Paulo - Torre ao lado do Masp passa por embate

Apregoada como a salvação do Masp, a torre que Júlio Neves pretende levantar ao lado do prédio de Lina Bo Bardi (1915-1992) tornou-se uma fonte de problemas para o museu.

leia a matéria

28/09/2005 - Folha de S. Paulo - "Ampliação não criará gastos", defende Júlio Neves

Fábio Cypriano entrevista Júlio Neves, presidente do MASP.

leia a entrevista

02/07/2005 - Folha de S. Paulo - Calil defende a descentralização cultural

Secretário fala em requalificação dos equipamentos públicos e diz que seu trabalho será "revolucionariamente conservador"

Leia a entrevista por Fábio Cypriano

13/06/2005 - Folha de S. Paulo - A morte do Masp

A ascensão meteórica da Daslu e a morte lenta do Masp parecem fazer parte de um mesmo fenômeno. Por Mário Cesar Carvalho.

leia a matéria

junho/2005 - Vitruvius - Minha cidade - O Masp é um patrimônio de todos os brasileiros, e como tal deve ser tratado.

Texto de Ruth Verde Zein publicado originalmente no jornal O Estado de S. Paulo em 2/07/2001.

Leia o texto

30/01/2005 – Estado de São Paulo - Gestão do arquiteto é a mais polêmica

Decisões questionáveis e perdas de público e patrocínios levaram à redução de mostras.

Leia a matéria

30/01/2005 – O Estado de São Paulo - Julio Neves quer erguer mirante no Masp

Presidente do museu vai pedir estudo, já que diz ser possível vista para o mar.

Leia a matéria

30/01/2005 – O Estado de São Paulo - Museu pode negociar com universidades

Projeto de anexo ganhou força com exemplo da ampliação do MoMA

Leia a matéria

30/10/2004 -Folha de S. Paulo - Júlio Neves é reeleito por unanimidade no Masp

Júlio Neves é reeleito por mais dois anos, prolongando sua gestão que já dura 10 anos.

leia a matéria

28/10/2004 - Canal Contemporâneo - Masp pede socorro

O Canal Contemporâneo publica, diante da crise pela qual passa o Masp, esse protesto contra a gestão da instituição, às vésperas da reeleição de Júlio Neves.

leia o protesto

07/10/2004 - O Estado de S. Paulo - Masp organiza jantar para levantar fundos

Masp organiza jantar de pré-abertura da exposição As 100 Maravilhas - Tesouros da Arte Universal com objetivo de levantar R$ 92 mil para instituição.

leia a matéria

27/09/2004 - Folha de S. Paulo - Museu de tudo: força do Masp deve ir além da bela fachada

O artista plástico Marco Gionnotti afirma que o Masp precisa resgatar sua transparência.

leia a matéria

28/07/2004/ - Veja São Paulo - Masp pede Socorro

Veja São Paulo faz reportagem sobre a crise financeira no  Masp: profissionais dão sugestões para superar a crise da instituição.

leia a matéria

19/07/2004 - Agência Estado - Crise cultural e financeira abala o Masp

Crise do Masp: dívidas, protestos e descontentamentos com a gestão da instituição.

leia a matéria

19/07/2004 - O Estado de S. Paulo - Júlio Neves defende união para recuperar museu

Entrevista realizada com o presidente do Masp, o arquiteto Júlio Neves, que dá seu ponto de vista sobre a crise que o museu passa. Comenta sua candidatura a reeleição.

leia a matéria

19/07/2004 - O Estado de S. Paulo (Portal das Artes) - Crise cultural e financeira abala o Masp

Reportagem trata da crise porque passa a instituição.

leia a matéria

12/04/2004 - Folha de S. Paulo - Masp cancela mostras e perde público

Mostras são canceladas, visitantes diminuindo, Masp se aprofunda na crise que em se envolveu.

leia a matéria

Relação dos conselheiros do MASP em 2004

veja aqui

02/10/1997 - Folha de S. Paulo - Artistas passam a ter de financiar exposições

Texto relata a política adotada por Júlio Neves: quer que artistas paguem para exporem no Masp.

leia a matéria

26/10/1994 - Folha de S. Paulo - Júlio Neves assume Masp em clima de conciliação

O arquiteto e urbanista Júlio Neves, 62, mal assumiu o comando do Museu de Arte de São Paulo e já acendeu o cachimbo da paz. Eleito anteontem diretor-presidente do Masp, diz que tentará uma administração de consenso. ``Queremos pacificar o museu." Por Luís Antônio Giron e Armando Antenore.

leia a matéria

26/04/1994 - Folha de S. Paulo - Magalhães volta a ser conservador-chefe

A primeira reunião da nova diretoria do Museu de Arte de São Paulo (Masp), ontem, decidiu convidar Fábio Magalhães para voltar ao cargo de conservador-chefe. Magalhães disse à Folha que aceita retornar. "Com essa diretoria tudo muda. Às vezes as crises são boas para uma instituição." Por Daniel Piza.

leia a matéria

26/04/1994 - Folha de S. Paulo - Saiba como foi a crise do Masp

A crise do Masp foi evidenciada com o pedido de demissão do conservador-chefe Fábio Magalhães, em 24 de março. Reportagem da Folha.

leia a matéria

 


 

Leia outros textos publicados no Fórum Permanente:

A arquitetura do MASP, um projeto de referência mundial de Lina Bo Bardi, é o foco do artigo de Marcelo Ferraz na revista do Fórum Permanente:
"Uma idéia de museu"

Qual é o perfil indicado para um diretor de um museu de representação nacional e internacional como o MASP? veja o edital lançado pelo Museu Stedelijk de Amsterdam quando anunciou o processo de escolha de seu novo diretor em 2003.
saiba mais!

Leia artigo publicado na revista eletrônica do Fórum Permanente, que comenta a reeleição de Júlio Neves e o silêncio dos intelectuais e agentes do mundo das artes diante da crise do MASP.
"A reeleição de Julio Neves para o MASP, Matthew Barney, Etecetera..."

Dis/Solution: Lina Bo Bardi’s Museu de Arte de São Paulo

Stephen Mark Caffey e Gabriela Campagnol no Journal of Conservation and Museum Studies do Institute of Archaeology UCL.

Alike, but not the Same: The Reenactment of Lina Bo Bardi's Display for the São Paulo Musuem of Art (1968-2015)

Sabrina Moura para Stedelijk Studies Journal.

 


 

Para publicar um texto sobre esse assunto ou para saber mais sobre as recomendações editoriais do Fórum Permanente, contate os editores do site.


Participe da discussão (para participar deste fórum você precisa ser um membro do Fórum Permanente. Se ainda não é, acesse o link "Como tornar-se um membro" e siga as instruções).