Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

 

FOLHA DE S. PAULO

05 de agosto de 2006

FOLHA Iustrada

Fonte: GIOIA, M. Teixeira Coelho é o novo curador do Masp. Folha de S. Paulo, Cad. Folha Ilustrada, 05/08/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0508200627.htm. Acesso em 23/08/2006.


Teixeira Coelho é o novo curador do Masp

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

 

Professor da USP e ex-diretor do MAC assume a parte artística da instituição, em cargo abandonado desde 1997

Titular terá três assessores diretos; museu também anuncia contratação de consultoria para plano de reformulação de sua gestão

 

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) escolheu um curador, ou seja, o responsável pela parte artística da instituição. Teixeira Coelho, ex-diretor do MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da USP), foi anunciado ontem como o curador coordenador da instituição, cargo que não existia desde 1997, quando Luiz Marques abandonou o posto.
Teixeira Coelho é professor de política cultural da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo). Ele terá assessoria de outros três curadores, um deles já definido: Luiz Hossaka, conservador-chefe do museu. Os nomes dos outros dois adjuntos ainda não foram anunciados, mas serão escolhidos dentro da equipe do museu. O novo curador assume suas funções em 1º de setembro.
Em reunião do conselho deliberativo do Masp, no começo do mês passado, houve pressões para que fosse escolhido um profissional qualificado para a curadoria da instituição. Criticado pelo meio artístico por sua ausência de política curatorial, o museu teve sua imagem ainda mais desgastada em maio, quando a Eletropaulo cortou o fornecimento de energia por três dias em razão do não-pagamento de uma dívida de R$ 3,39 milhões.
O novo curador disse que impôs condições para assumir o cargo. Uma delas é a criação de "um novo conselho técnico-consultivo com representantes da área artística". "Ele é fundamental para que o museu dialogue com a sociedade de uma forma mais ampla", diz Coelho.
Outra condição foi uma maior participação da arte contemporânea dentro da grade de exposições do museu e também em seu acervo. "Isso não é nenhuma novidade, o Masp já teve essa presença firme anteriormente. Talvez seja criada uma ala só para arte contemporânea. A coleção clássica está parada no tempo. A renovação do museu se dá pela inserção dos contemporâneos, até em diálogo com sua parte clássica."
Outro ponto levantado por Coelho foi a criação de uma espécie de "incubadora das artes". "Seriam criadas condições para a consolidação e acompanhamento de jovens artistas em seus primeiros passos", explica o curador.
O Masp também anunciou a contratação da empresa de consultoria Deloitte "para a articulação de um projeto de reformulação do modelo de gestão financeira do museu e a definição de estratégias de marketing", diz nota oficial emitida ontem. O novo curador disse que esse foi outro pedido seu para que aceitasse a curadoria.
Coelho pretende utilizar o acervo do museu, que reúne obras de grande valor de pintores como Renoir, Cézanne e Monet, como âncoras de mostras temporárias. Elas teriam trabalhos cedidos por outros museus de acervos destacados.
A atual exposição em cartaz, "Degas - O Universo de um Artista", já usa essa estratégia. Sobre a falta de recursos do Masp, o curador declarou que a direção do museu indicou, por meio do plano de reestruturação da Deloitte, que os gastos com a implementação dessa nova política curatorial serão supridos.
"É um processo que vai se iniciar em setembro, mas acredito que esteja encaminhado. Cuidarei única e exclusivamente do plano cultural. Mas confio nesse novo projeto de reestruturação." Para o crítico e curador Agnaldo Farias, a decisão foi boa: "Finalmente o Masp tem um curador que é um homem muito competente, com experiência e que fez um bom trabalho à frente do MAC. Tenho uma expectativa muito positiva." O curador Tadeu Chiarelli também viu a escolha como positiva. "Fico bastante aliviado.
Teixeira Coelho é uma pessoa que pensa a arte e a cultura de uma maneira extremamente apropriada e tem todas as condições de reinserir e recolocar o museu no papel que ele vinha desenvolvendo há dez, 15 anos, e que deixou de fazer."


Colaborou ADRIANA FERREIRA SILVA, da Reportagem Local

 

 


Fonte: GIOIA, M. Teixeira Coelho é o novo curador do Masp. Folha de S. Paulo, Cad. Folha Ilustrada, 05/08/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0508200627.htm. Acesso em 23/08/2006.