Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Masp / Polícia identifica mais um suspeito de envolvimento no furto do Masp

Polícia identifica mais um suspeito de envolvimento no furto do Masp

Por Carolina Farias da Folha Online em 21/01/2008.

A Polícia Civil de São Paulo identificou mais um suspeito de envolvimento com os três criminosos que furtaram duas obras do Masp (Museu de Arte de São Paulo) no último dia 20 de dezembro. Alexandro Bezerra da Silva, 31, é proprietário da casa onde os quadros foram escondidos, em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

"O Lavrador de Café", de Candido Portinari, e "Retrato de Suzanne Bloch", de Pablo Picasso, foram levados do museu por Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, Robson de Jesus Jordão, 33, que estão presos, e Moisés Manuel de Lima Sobrinho, 25, foragido que seria o mentor do crime.

No último dia 8, policiais da 3ª Delegacia de Patrimônio do Deic (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado) encontraram os quadros em Ferraz de Vasconcelos. Os policiais chegaram ao local após prenderem Francisco Laerton Lopes de Lima, 33, no dia 27 de dezembro, e Robson de Jesus Jordão, 33, no dia 8.

Segundo o delegado Adilson Marcondes, titular da delegacia, Silva não tem antecedentes criminais, mas sabia que estava escondendo material furtado na residência.

"Pedi a prisão temporária dele e a Justiça concedeu na sexta-feira [18]. Estamos investigando ainda. Sabemos que ele não participou do furto, da ação dos outros três. Ele foi indiciado por receptação", afirmou o delegado.

Namorada

A Polícia Civil de Fernandópolis (555 km a noroeste de SP) descobriu que Lima Sobrinho esteve na cidade no dia 26 de dezembro para visitar uma namorada.

Outra passagem de Lima Sobrinho pela cidade teria sido em agosto, de acordo com a polícia. A namorada e funcionários do hotel onde ele ficou hospedado foram ouvidos informalmente pela polícia local.

Segundo o delegado-seccional assistência de Fernandópolis, Oreste Carósio Neto, o suspeito ficou pouco tempo na cidade e as testemunhas --entre elas a namorada-- informaram que desconheciam que ele poderia ter participado do furto ao Masp.

As informações colhidas foram enviadas à 3ª Delegacia do Patrimônio.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2008/01/365607-policia-identifica-mais-um-suspeito-de-envolvimento-no-furto-do-masp.shtml