Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: Patrimônio em Chamas / Museu Nacional realiza seminário sobre espaços de guarda de coleções

Museu Nacional realiza seminário sobre espaços de guarda de coleções

Pelo site oficial do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) em 20/02/2020.
Museu Nacional realiza seminário sobre espaços de guarda de coleções

Presidente do Instituto Brasileiro de Museus, Paulo Amaral (de camisa azul marinho), acompanhando o trabalho de resgate do acervo do Museu Nacional/UFRJ, em visita realizada no dia 31 de janeiro. Fotos de Diogo Vasconcellos.

No próximo dia 11 de março, será realizado o Seminário “Planejamento dos espaços de guarda de coleções em museus: Sustentabilidade, Conservação e Segurança”, coordenado pelo Museu Nacional-UFRJ, com apoio do British Council e parceria com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ).

Após a tragédia do incêndio no Museu Nacional, ocorrido em setembro de 2018, a equipe do museu vem planejando os novos espaços que irão abrigar os itens que estão sendo incorporados ao seu acervo como resultado de pesquisas e doações. A partir desse contexto, especialistas em áreas correlacionadas poderão levar sua experiência para discutir os espaços adequados e seguros para as coleções do novo Museu Nacional.

Voltado para gestores da área de patrimônio, diretores, gestores e profissionais de museus, o Seminário pretende promover um debate em torno de três eixos principais: construção de espaços e sustentabilidade, preservação, conservação e segurança geral.

A programação do evento contará com a realização de 4 mesas-redondas, são elas: Os acervos como peças centrais em instituições museais e o Novo Museu Nacional/UFRJ; Planejamento de Espaços de Guarda de Coleções de forma Sustentável; Preservação e Conservação em Ambientes de Coleção e Guarda; e Segurança, Fluxograma e Conectividade.

O Seminário “Planejamento dos espaços de guarda de coleções em museus: Sustentabilidade, Conservação e Segurança” será realizado no auditório da Conselho de Arquitetura e Urbanismo, no Rio de Janeiro.

Interessados em participar do evento devem enviar nome, e-mail e instituição para o endereço seminario@museus.gov.br

Confira a programação completa (PDF).

Fonte e fotos: https://www.museus.gov.br/museu-nacional-realiza-seminario-sobre-planejamento-dos-espacos-de-guarda-de-colecoes/