Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: Patrimônio em Chamas / Nota da ASSERTE - Associação de Servidores da Funarte sobre venda do Palácio Capanema

Nota da ASSERTE - Associação de Servidores da Funarte sobre venda do Palácio Capanema

Associação de Servidores da Funarte/ Asserte

 

"Aos servidores da Funarte e demais interessados na Cultura Nacional:
Em notícia publicada em 13/08/2021 no jornal Valor Econômico, ‘União faz “feirão” de imóveis com símbolos do Rio’, foi anunciada a inclusão do *Palácio Capanema* na lista da Proposta de Aquisição de Imóveis (PAI), novo modelo de vendas da União, que os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Trabalho e Previdência) vão divulgar no dia 27 de agosto em um “feirão” no Rio de Janeiro para incorporadoras e investidores do mercado imobiliário, junto com autoridades locais, como o prefeito Eduardo Paes (PSD).
A *Associação dos Servidores e Trabalhadores da Funarte – Asserte* vê esta iniciativa como mais uma das ações do desmonte da Cultura e desvalorização dos bens públicos promovidos pelo atual governo. O *Palácio Capanema* é uma construção histórica, símbolo do Modernismo no Brasil e está na fase final de restauração pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), obra de mais de 120 milhões de reais.
Após a reforma o prédio estará apto a receber de volta os departamentos e os servidores que desde a década de 1930 prestam serviços à população neste local de Cultura.
O Capanema é importante para a história por diversos fatores: foi projetado por arquitetos como Lucio Costa, Oscar Niemeyer e Affonso Eduardo Reidy, e teve a consultoria do suíço Le Corbusier, um dos pais do Modernismo.
Tem jardins de Roberto Burle Marx, azulejos de Cândido Portinari, pinturas de Alberto Guignard e José Pancetti, esculturas de Bruno Giorgi, Adriana Janacópulos, Jacques Lipchitz e Celso Antônio Silveira de Menezes."
*Temos que mobilizar a sociedade contra a venda do Palácio Capanema!*
*Divulgue e Participe!*