Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: Patrimônio em Chamas / Nota Oficial - Ministério da Cultura

Nota Oficial - Ministério da Cultura

02.09.2018 22:36

Fonte: http://www.cultura.gov.br/banner-3/-/asset_publisher/axCZZwQo8xW6/content/nota-ofici-1/10883?redirect=http%3A%2F%2Fwww.cultura.gov.br%2Fbanner-3%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_axCZZwQo8xW6%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-3%26p_p_col_count%3D4

O Ministério da Cultura lamenta profundamente o incêndio que dizimou o acervo e as instalações do Museu Nacional, que pertence à Universidade Federal do Rio de Janeiro, e considera que as causas e responsabilidades devem ser rigorosamente apuradas.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica e museológica do Brasil e completou 200 anos em junho. Seu rico acervo era composto por mais de 20 milhões de itens. O prédio, de valor histórico incontestável, foi sede principal da monarquia até a Proclamação da República.
O MinC vinha desde 2017 apoiando a direção do Museu Nacional na elaboração de projetos e na busca por recursos para financiar o plano de revitalização e requalificação. Um total de R$ 21,7 milhões foi conseguido junto ao BNDES, que financiaria grande parte do projeto. Outras ações foram realizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com o objetivo de apoiar a gestão do Museu Nacional na busca de soluções. Infelizmente não houve tempo.
Trata-se de uma perda irreparável para o país. A cultura brasileira e o Brasil estão de luto. Uma grande mobilização nacional em prol da reconstrução do Museu Nacional do Rio de Janeiro é necessária. O Ministério da Cultura fará todo o esforço para apoiar este processo, olhando também para os demais museus do País, com o intuito de evitar que tragédias como essa se repitam e causem mais prejuízo ao patrimônio cultural brasileiro.
"Amanhã vamos começar a fazer o projeto de reconstrução do Museu Nacional", afirma o ministro Sérgio Sá Leitão. "Também ordenei um levantamento completo das condições de proteção contra incêndio em todos os museus federais, para verificar que medidas devem ser tomadas de modo a evitar outra tragédia."
Ministério da Cultura