Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Cultura Privatizante / Atletas se unem contra projeto de privatização do Complexo Esportivo do Ibirapuera

Atletas se unem contra projeto de privatização do Complexo Esportivo do Ibirapuera

O Jornal da USP no ar entrevista Katia Rubio, professora associada da Faculdade de Educação da USP em 14/12/2020.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/atletas-se-unem-contra-projeto-de-privatizacao-do-complexo-esportivo-do-ibirapuera/

“Todos querem que o Brasil traga medalhas dos jogos olímpicos, mas poucos atêm-se à necessidade da continuidade”, afirma Katia Rubio, ressaltando a importância de políticas esportivas na cidade

O Jornal da USP No Ar recebeu hoje (14) Katia Rubio, professora associada da Faculdade de Educação, que foi presidente fundadora da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte e é membro da Academia Olímpica Brasileira, para tratar sobre a mobilização de atletas contra projeto que prevê entrega do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, o Complexo Esportivo do Ibirapuera, à iniciativa privada. O objetivo é transformar o estádio em um shopping center e o atual estádio de atletismo em uma arena multiuso.

A professora explica que o projeto existe há alguns anos, tal como o sucateamento do complexo. “Apesar disso, é interessante ver a movimentação de muitos atletas e iniciativas como a Esporte pela democracia, que estão extremamente envolvidas a fim de mostrar a ilegalidade nesse processo”, aponta Katia.

O sinal de alerta em relação à situação se acendeu quando o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) se recusou a discutir o projeto. Segundo a docente, no momento em que a instância maior de preservação se nega a estudar o caso, a fim de decidir se o complexo deve ou não ser tombado, a discussão começa.

Vereadores entraram com uma representação pública no Ministério Público para impedir a continuidade do processo e voltar ao princípio, cumprindo todo o ritual. Assinam também a petição diversas entidades esportivas, como as Federações Paulistas de Atletismo, de Esgrima, de Natação e a Confederação Brasileira de Atletismo.

Katia ainda reforça o que chama de “potência de uma cidade e de um Estado como São Paulo para o fomento de uma das manifestações do esporte, que são os esportes de alta performance”: Dos 460 atletas da delegação brasileira na Olimpíada do Rio, mais de 200 eram paulistas.

“O complexo atende ainda a projetos sociais, à população que busca a atividade física por meio do esporte, abrangendo assim as três manifestações esportivas que constam da Constituição”, conclui a docente. “Todos querem que o Brasil traga medalhas dos jogos olímpicos, mas poucos atêm-se à necessidade da continuidade. Qual é o projeto de política esportiva da cidade e do Estado? Qual será a contrapartida se retirarem o complexo de onde está?”.

Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica, a Faculdade de Medicina e o Instituto de Estudos Avançados. No ar de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 11h, 14h, 15h e às 16h. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.

Fonte: https://jornal.usp.br/atualidades/atletas-se-unem-contra-projeto-de-privatizacao-do-complexo-esportivo-do-ibirapuera/