Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Fundação Bienal de São Paulo / Documento une 28 instituições de arte de SP

Documento une 28 instituições de arte de SP

(Folha de S. Paulo, 01/12/2009)


matéria originalmente publicada na Folha de S. Paulo


Documento une 28 instituições de arte de SP
Reunião pretende ampliar papel da cidade no circuito artístico e propõe ações na Bienal

Encontro foi conduzido pelo presidente da Bienal; Itaú Cultural, MAM e Sesc são algumas das entidades que participam de acordo

DA REPORTAGEM LOCAL

Com a assinatura de 28 instituições culturais, foi lançado ontem o manifesto "Unindo Esforços durante a 29ª Bienal -São Paulo, Polo de Arte Contemporânea", na Fundação Bienal de São Paulo. O encontro contou com significativos membros da área na cidade, como o secretário de Cultura do Estado, João Sayad, e o diretor regional do Sesc em São Paulo, Danilo Santos de Miranda.


O documento afirma que São Paulo, "principal centro de difusão artística do país, credencia-se naturalmente a ampliar seu papel de protagonista no processo cultural, assumindo-se como polo mundial de arte".


As 28 entidades propõem quatro ações em torno da 29ª Bienal de São Paulo, prevista para ocorrer entre 21 de setembro e 12 de dezembro do próximo ano: articular a grade de exposições; privilegiar exposições sobre a relação entre arte e política, tema da Bienal; promover seminários e debates que aprofundem essa temática; conduzir iniciativas para divulgar essa programação no Brasil e no exterior.


Nova administração
O encontro, conduzido pelo presidente da Fundação Bienal São Paulo, Heitor Martins, teve como um dos seus objetivos "sair da intenção para ações concretas" (leia ao lado), como afirmou o empresário no início dos debates. Sua gestão foi celebrada de forma unânime.

"É com entusiasmo que estou aqui pela nova administração da Bienal", anunciou o secretário Sayad, enquanto Miranda apontou "a excelência deste momento", que Marcelo Araujo, diretor da Pinacoteca do Estado, indicou como "de entusiasmo".

"Há muito tempo se busca uma articulação entre as instituições culturais; há lugar para todas e falta muita coisa. Aqui está a importância desse grupo", disse Miranda.