Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Fundação Bienal de São Paulo / "Não há desvios nem prejuízo para fundação"

"Não há desvios nem prejuízo para fundação"

FOLHA DE S. PAULO

21 de abril de 2007

FOLHA Cotidiano

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Não há desvios nem prejuízo para a fundação". Folha de S. Paulo. Cad. Folha Cotidiano, 21/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2104200712.htm. Acesso em 27/05/2007.


"Não há desvios nem prejuízo para a fundação"

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Bienal, Manoel Pires da Costa, diz que não há desvios de recursos por meio da revista nem a fundação teve prejuízos com a "Bien'art". Segundo depoimento que prestou ao Ministério Público, sua empresa faz a publicação a um custo "inferior aos valores praticados pelo mercado".

 

Ele reconheceu que o negócio com a revista pode ferir um artigo do estatuto da fundação, mas declarou agir de "boa fé" -"tanto que se adiantou e trouxe o fato ao conhecimento da Curadoria de Fundações".


O presidente da Bienal informou, por meio de seu assessor de imprensa, Antonio Gaspar, que nunca escondeu que era dono da revista: "Consta, claramente, do 1º ao 30º número da revista, o nome e o endereço da empresa TPT Comunicações, de propriedade do presidente-executivo. Conselheiros da Fundação Bienal sabem que a TPT Comunicações é de propriedade do presidente", disse, por e-mail, Pires da Costa.


Ele afirma, porém, que não foi preciso, durante uma reunião do conselho em setembro último, ao afirmar que houve uma concorrência para escolher a empresa que publicaria a "Bien'art". "A palavra concorrência foi mal empregada. Foi feita uma pesquisa de mercado. Entre outras, foram contatadas pelo presidente-executivo da FBSP a Editora Três e a Editora Abril. Ninguém se interessou. Até porque, como se pode supor, o projeto de uma revista voltada para o segmento de artes visuais, como a "Bien'art", já se mostrava deficitário", conta.


Indagado se é verdade que a fundação paga por textos publicados na "Bien'art" relacionados à Bienal, Gaspar afirma que "por solicitação do presidente-executivo o Ministério Público, por meio da Curadoria das Fundações, está finalizando, em caráter sigiloso, auditoria específica sobre as relações econômicas" entre a TPT Comunicações e a Bienal.


Ainda segundo o assessor de imprensa de Pires da Costa, a ida do presidente da Bienal ao Ministério Público sem o conselho fiscal "em nada prejudicou as posteriores e sucessivas reuniões dos conselheiros com o curador das Fundações".


O presidente diz que o assessor "Antonio Gaspar não tem qualquer vínculo com a Bienal. Há cerca de seis anos, ele é funcionário da TPT Comunicações". (MCC e FC)


Fonte: FOLHA DE S. PAULO. "Não há desvios nem prejuízo para a fundação". Folha de S. Paulo. Cad. Folha Cotidiano, 21/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff2104200712.htm. Acesso em 27/05/2007.