Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Guggenheim / Cesar cede e projeta museu na área portuária sem marca Guggenheim

Cesar cede e projeta museu na área portuária sem marca Guggenheim

Canal Contemporâneo, 25/11/2005.

Cesar cede e projeta museu na área portuária sem marca Guggenheim

Matéria originalmente publicada no Globo Online do dia 24 de novembro de 2005

O prefeito Cesar Maia se reuniu nesta quinta-feira com o arquiteto francês Jean Nouvel, para tratar da criação da Cidade das Artes, um museu que poderá ser construído na Zona Portuária. O projeto substutirá o de implementação do Museu Guggenheim, que, defendido pelo prefeito, foi amplamente atacado pela oposição em função de seu elevado custo para os cofres municipais, US$ 28,8 milhões apenas para uso da marca.

Na última semana, a prefeitura formalizou, junto ao Ministério das Cidades, o pedido de cessão do píer da Praça Mauá.

- Retomamos hoje (quinta-feira), oficialmente, o projeto da Cidade das Artes, um grande museu internacional que vai agregar um enorme valor ao que esta cidade tem de mais importante: o capital simbólico. Mas vamos conduzir esse processo de uma forma cuidadosa e esperamos concluir em quatro meses um estudo preliminar para apresentar à cidade - afirmou o secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira.

Segundo ele, o museu será porta de entrada para a população carioca no mundo das artes plásticas, além de trazer de volta para o Rio a tradição das grandes exposições retrospectivas de todas as artes.

O museu terá áreas de exposição e produção artística, ateliês e bibliotecas. Um dos pontos altos será a chance de acompanhar, ao vivo, a execução das obras, disse Macieira.

Fonte: http://www.canalcontemporaneo.art.br/brasa/archives/000568.html