Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Guggenheim / Iphan ainda aguarda projeto do Gugghenheim no Rio para avaliação

Iphan ainda aguarda projeto do Gugghenheim no Rio para avaliação

Folha Online, 23/06/2003.

O Ministério da Cultura está aguardando há três meses o encaminhamento do projeto de construção do Museu Gugghenheim, no Rio de Janeiro. Para ser aprovado, o projeto deve ser analisado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Segundo o ministro da Cultura, Gilberto Gil, que preferiu não fazer comentários sobre a construção do museu, já que a prefeitura do Rio já manifestou ter os recursos necessários, o Iphan aguarda o encaminhamento do projeto para proceder à avaliação técnica e de questões de paradigmas de urbanismo e patrimônio.

Gil reiterou, no entanto, sua posição pessoal: acha o projeto muito caro. Quanto à questão arquitetônica e ao uso e destinação futuros do Guggenheim, ele afirmou que o ministério não precisa se pronunciar. "É pagar para ver", resumiu o ministro, que participou hoje de encontro na Câmara de Comércio Americana no Rio de Janeiro.

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u34323.shtml