Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Inhotim / Instituto Inhotim nomeia Rodrigo Moura como Diretor de Arte e Programas Culturais

comunicado do Instituto Inhotim em novembro de 2014
Instituto Inhotim nomeia Rodrigo Moura como  Diretor de Arte e Programas Culturais

Instituto Inhotim / http://www.inhotim.org.br

O Instituto Inhotim tem o prazer de anunciar a nomeação de Rodrigo Moura como Diretor de Arte e Programas Culturais. Moura trabalhou no Instituto Inhotim como Diretor Adjunto e curador nos últimos 10 anos, ajudando no desenvolvimento da coleção e no comissionamento dos trabalhos, que são a assinatura da instituição. Além disso, auxiliou no desenvolvimento da missão pública do Instituto.  Sua nomeação coincide com a partida da Diretora de Arte e Programas Culturais Eungie Joo, que será curadora da Sharjah Biennale 12 nos Emirados Árabes Unidos, em março de 2015.

“O Instituto Inhotim agradece Eungie Joo por suas valiosas contribuições durante o período que esteve aqui. Sua participação foi importante para nós, uma vez que almejamos a excelência na vida artística do Inhotim. Agora, esperamos ansiosamente pelas conquistas que Rodrigo Moura, com sua sensibilidade aguçada e profundo conhecimento de nossa história, trará para o Instituto. Ele está mais que à altura do desafio de construir o futuro deste lugar singular, cuja formação ele já tanto ajudou”, afirmou Antônio Grassi, Diretor Executivo do Instituto Inhotim.

De acordo com Allan Schwartzman, curador chefe do Instituto Inhotim, “Rodrigo teve um papel central no desenvolvimento da nossa coleção e nos programas desenvolvidos desde a fundação do Inhotim. Um dos prazeres mais gratificantes em minha carreia é poder compartilhar esse processo criativo com ele. Temos confiança que a criatividade e inteligência com as quais Rodrigo nos ajudou a dar forma à visão da instituição agora também trarão benefícios à sua gestão”, avaliou.

Rodrigo Moura trabalha em Inhotim desde 2004, primeiramente como curador adjunto, depois como curador e, mais recentemente, como diretor adjunto do departamento que agora vai dirigir. Seus principais projetos no Inhotim incluem comissionamento de artistas como Jorge Macchi, Marilá Dardot e Rivane Neuenschwander, entre outros, assim como um pavilhão exclusivamente dedicado ao trabalho de Claudia Andujar, cuja inauguração está programada para 2014. Trabalhos externos recentes incluem o 43° Salão Nacional de Artistas, na Colômbia e a exposição Planos de Fuga, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.

A partir de fevereiro de 2014, Moura assume a diretoria de Arte e, juntamente com Schwartzman, e com os curadores Jochen Volz e Júlia Rebouças, terá um importante papel no desenvolvimento da coleção de arte contemporânea internacionalmente reconhecida, assim como das exposições e programas do Instituto.

“É uma honra e um desafio ocupar este cargo depois de meus queridos colegas Eungie Joo e Jochen Volz. Planejo trazer o foco para projetos solo em novas escalas, assim como enfatizar na atenção especial ao cuidado e circulação da coleção”, afirmou Moura.

Eungie Joo ocupou o cargo de Diretora de Arte e Programas Culturais do Inhotim em agosto de 2012, depois de uma temporada à frente do New Museum of Contemporary Art, em Nova York. Ela decidiu deixar o Instituto para concentrar em projetos curatoriais como o da Bienal de Sharjah. “Inhotim é uma instituição muito especial e eu agradeço aos meus colegas pela generosidade e suporte durante minha passagem. Estou ansiosa para ver o Instituto continuar a se desenvolver sob a direção de Rodrigo Moura”, disse Joo, que ficará no Inhotim até o final de janeiro de 2014.

Para maiores informações, contate: Isabela Marschner, +55 31 9765-3870, isabela@inhotim.org.br

INHOTIM
ISABELA MARSCHNER