Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) / 18ª Semana Nacional de Museus

18ª Semana Nacional de Museus

Publicado no site do Instituto Brasileiro de Museus

Conexões Museais - Desafios e futuros possíveis:

Conexões Museais é um projeto de cocriação e colaboração entre museus, em busca de refletir, à luz de acontecimentos e teorias recentes, sobre museus. Articulando as experiências desenvolvidas pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão no Museu do Amanhã (Rio de Janeiro) e no Paço do Frevo (Recife), Conexões Museais surge como um projeto de criação de elos entre instituições museais. A mudança no panorama social, diante do cenário desafiador de pandemia do coronavírus, tem tornado urgente o debate sobre como o museu se envolve com o público para o qual ele é criado e como tem superado as ferramentas tradicionais para continuar se comunicando e interagindo, mostrando que as ações dos museus devem ir além das paredes da instituição - abarcando, portanto, a noção de que o fenômeno museal é mais amplo que o próprio museu.

No entanto, como essas ações de mudança, movidas pela crise, estão se mostrando nos equipamentos culturais brasileiros, onde temos uma realidade cultural diferente de outros diversos países? Para fomentar esse debate convidamos Bruno Brulon, presidente do ICOFOM (Conselho Internacional de Museologia), museólogo, doutor em Antropologia e História, e professor da Escola de Museologia da UNIRIO, e Gleyce Kelly Heitor, educadora, pesquisadora e museóloga. Na mediação desta conversa, Nicole Costa, doutora em antropologia e gestora do Paço do Frevo (Recife-PE).

Fonte: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpyzbmPcRBJ6ciHitxe3OGiAwUegKci6Y9odc2FJ2fLsK7GA/viewform

 


 

18ª Semana de Museus:

A 18ª Semana de Museus é uma ação de promoção dos museus brasileiros coordenada pelo Ibram que une instituições museológicas, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos.

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus – ICOM, a Semana estende essa celebração, pois conta entre seus objetivos o de aumentar o potencial de visitação das instituições museológicas e culturais de todo país, difundindo as diversas manifestações e referências culturais, promovendo o acesso à produção simbólica e à diversidade cultural dos municípios, criando experiências significativas aos visitantes.

O tema definido pelo ICOM para a edição de 2020 para o Dia Internacional dos Museus, que será o mote norteador à Semana, é: “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”.

A 18ª Semana Nacional de Museus acontecerá de 18 a 24 de maio de 2020.

Para saber mais sobre o tema, clique aqui!

 

Este é um convite para que sua instituição participe dessa comemoração!

 

Como se inscrever

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico ao lado:

  • 1º Passo: inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana Nacional de Museus ou da Primavera dos Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.
  • 2º Passo: inscrição das atividades a serem desenvolvidas pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.

Orientamos que, após a realização dos passos acima descritos, o museu ou instituição cultural imprima o comprovante de inscrição para registro do procedimento.

 

Cronograma
Período de inscrição: 12 de dezembro de 2019 a 22 de março de 2020
Realização da 18ª Semana Nacional de Museus: 18 a 24 de maio de 2020

Kit digital

Baixe aqui

 

Contato
(61) 3521 4135/ 3521 4142
semana@museus.gov.br