Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) / Entrevista Teixeira Coelho “Prejuízo pode ser grande”, diz curador do Masp

Entrevista Teixeira Coelho “Prejuízo pode ser grande”, diz curador do Masp

Revista Select, 13.02.2014

Curador do Museu de Arte de São Paulo dá a sua opinião sobre o Estatuto de Museus

Texto: Márion Strecker

 

Nesta entrevista, o curador do Masp, José Teixeira Coelho Netto, comenta as possíveis consequências negativas do decreto presidencial no. 8.124, de 17/10/2013, que regulamenta o chamado Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009) e a lei de criação do Instituto Brasileiro de Museus (11.906/2009).

Qual a sua visão sobre o decreto que regulamentou o Estatuto dos Museus? É bom para país?

Não, não o vejo como bom para o país ou para a arte brasileira. Vejo-o como mais uma manifestação do "furor legislativo" brasileiro, como se diz em Direito - um furor que tudo quer definir e controlar por lei. Em vez de facilitar a operação dos museus, cria-lhes novos obstáculos. Um aspecto muito discutível é o da "proteção a bens musealizáveis". Ao pé da letra, essa legislação tolhe até a venda e o empréstimo de obras pertencentes a colecionadores. O prejuízo pode ser grande e para os próprios artistas que, a rigor, terão de pedir licença ao Estado para vender suas obras no exterior - uma vez que todas são "passíveis de musealização".

A nova legislação pode afetar o Masp de algum modo? Ajuda ou atrapalha o Masp?

Não vejo ajudas concretas ao Masp - ou a qualquer outro museu como o Masp. E pode atrapalhar na medida em que aumenta a burocracia que já torna um tormento uma série de operações básicas na vida de um museu.

O acervo do Masp continua a crescer? Qual a política de aquisição de acervo do MASP? Houve alguma aquisição “icônica” na última década?

Depois do período inicial de formação do acervo, a coleção cresce lentamente, na dependência de doações de artistas, colecionadores e amigos. Os preços atuais da arte tornam-na inacessível e não só para o Masp. Mesmo assim, houve aquisições importantes por doação, como um excepcional desenho de Dalí, de seu período áureo; uma coleção de 40 esculturas africanas e uma outra de cerca de 2.000 obras de arte asiática, algo raro no país.

O que pensa sobre as reclamações de que obras “icônicas” como Rosa e Azul de Renoir e a coleção de bailarinas de Degas não estão em exposição permanente no museu? Consta que o Masp aluga obras por um bom dinheiro, em vez de expô-las. Vale a pena? Não causa frustração aos visitantes?

A segunda parte da pergunta é grotesca; antes de formulá-la o jornalista deveria verificar se a informação procede. O Masp empresta obras a grandes museus do mundo quando solicitado e quando possível. E como todo grande museu, a exemplo do Louvre e do Museu d'Orsay, recebe uma contribuição para a conservação das obras. Exatamente aquela que o Masp paga quando pede uma obra emprestada. Quanto às obras icônicas, elas estão lá em duas exposições há pouco inauguradas, em novembro e dezembro, planejadas há um ano. Obras não ficam permanentemente expostas num ambiente agressivo como o da avenida Paulista: têm de descansar. E ceder lugar a outras, seguir um programa. Como em todo museu. Obras não são penduradas, apenas. Requerem um estudo para apresentação ao público sob outra perspectiva. É o que faz o Masp.