Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) / Nota de Gilberto Gil sobre o IBRAM

Nota de Gilberto Gil sobre o IBRAM

O IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) foi criado para dar à museologia brasileira uma institucionalidade ancorada na compreensão das responsabilidades do estado, da sociedade e das artes e ciências para com o extenso e complexo universo dos museus.O IBRAM é o resultado de um amplo e longo processo de articulação entre as tantas partes interessadas (governos,iniciativa privada, mundo acadêmico, mundo artístico-cultural, etç) buscando criar no Brasil uma instituição assemelhada a tantas outras existentes em vários países que administram com sucesso seus museus e congêneres.Há que supor que, no momento em que se exige uma ação mais efetiva quanto aos museus no Brasil, lancemos mão do IBRAM como locus para as iniciativas no setor. A instituição está criada. É preciso efetivar o seu papel e o seu trabalho. Ele já é a roda. Não é necessário inventar outra.

Fortaleçam o IBRAM!

Gilberto Gil