O novo MAC

Por Fabio Cypriano para a Folha de S. Paulo em 04/06/2007.

FOLHA DE S. PAULO

04 de junho de 2007

FOLHA Ilustrada

Fonte: CYPRIANO, F. O novo MAC. Folha de S. Paulo. Cad. Ilustrada. 04/06/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0406200707.htm. Acesso em 26/07/2007.


 

O novo MAC

FÁBIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

 

Projeto de Niemeyer para o prédio do Detran prevê rampa externa e a destruição de dois andares

 

 

 

 

 

 

Oscar Niemeyer, 99, autor do projeto do prédio do Detran, de 1954, no parque Ibirapuera, já está desenhando a adaptação do próprio edifício que irá se tornar o Museu de Arte Contemporânea da USP.

Há dez dias, Niemeyer recebeu o governador José Serra e o secretário estadual de Cultura, João Sayad, em seu escritório, no Rio, e lhes entregou o primeiro esboço com as sugestões para o prédio, junto com um texto explicativo sobre a proposta, ambos publicados, com exclusividade, nesta página.

"Será um novo edifício", disse Niemeyer, por telefone, à Folha, na quinta-feira. "O Serra pediu uma idéia, e eu achei que, com novas medidas, é possível transformar o prédio em museu de forma satisfatória".

Basicamente, o arquiteto propõe três mudanças: 1) que a circulação do edifício seja realizada por um bloco externo ao prédio original, com um elevador para subida e uma rampa para descida; 2) que o museu tenha sete andares, em vez de nove -para tanto, dois pavimentos serão quebrados, fazendo com que dois andares tenham pé direito superior a seis metros, mais adequados a exibições contemporâneas; 3) que a fachada, atualmente em vidro, seja tapada, para dar maior condição de abrigar exposições.

Com isso, o parque Ibirapuera torna-se uma região direcionada à cultura, ao reunir o Museu Afro-Brasileiro, a Bienal e o Museu de Arte Moderna, além dos prédios da Oca e Prodam -oferecido ao MAM, mas não aceito, o que faz com que a prefeitura busque outra forma de ocupação.

"Esse foi um achado do Serra, de olhar para o prédio do Detran e pensar o que ele está fazendo aqui", contou Sayad, à Folha. Segundo o secretário de Cultura, a reforma do edifício foi calculada em R$ 30 milhões e será totalmente custeada pelo governo do Estado, enquanto a manutenção do museu continuará a ser feita pela USP.

O novo museu deve ser inaugurado no final do próximo ano, para a comemoração dos 101 anos de Niemeyer. Para tanto, de acordo com Sayad, foi definido que o Detran irá desocupar o edifício até o fim de janeiro de 2008, a um custo de R$ 3,7 milhões. Com essa mudança, o núcleo administrativo irá ter sede na rua Boa Vista e os serviços prestados serão descentralizados pela cidade.

O MAC possui cerca de 8 mil obras, além de manter a guarda da coleção do banqueiro falido Edemar Cid Ferreira, com cerca de 1,5 mil trabalhos.
Com sua atual sede no campus da USP mais o espaço no pavilhão da Bienal, o museu não consegue expor sequer 1% de seu acervo, quando normas internacionais indicam que o mínimo adequado seja 20%. Agora, ao receber quase 20 mil m2 de área expositiva, a instituição pode se aproximar dos padrões sugeridos.

Além do edifício central, o conjunto do Detran possui três prédios anexos, entre eles um auditório, que, segundo Ronaldo Bianchi, secretário-adjunto da Cultura, "serão utilizados como reserva técnica, área administrativa e ateliê".
A reforma será conduzida por José Carlos Süssekind. "Por sua proximidade com Niemeyer, achamos que é a pessoa adequada para cuidar do novo museu", contou Sayad.

Niemeyer, que comemora cem anos em dezembro, prepara ainda a criação de um centro cultural para a Fundação Príncipe de Astúrias, na Espanha. "Eu tenho 60 anos, 100 é sacanagem. Se pensar só nessa idade, eu perco a esperança", filosofa o arquiteto brasileiro com maior prestígio internacional.

 


 

Fonte: CYPRIANO, F. O novo MAC. Folha de S. Paulo. Cad. Ilustrada. 04/06/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0406200707.htm. Acesso em 26/07/2007.