Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: outros espaços e formas de gestar os museus em São Paulo / Prefeitura de SP abrirá edital para ocupar Prodam

Prefeitura de SP abrirá edital para ocupar Prodam

Publicado na Folha de S. Paulo em 14/12/2006.

FOLHA DE S. PAULO

14 de dezembro de 2006

FOLHA Ilustrada

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. “Prefeitura de SP abrirá edital para ocupar Prodam”. Cad. Ilustrada, 14/12/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1412200615.htm. Acesso em 26/01/2007.


 

Prefeitura de SP abrirá edital para ocupar Prodam

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo anunciou ontem que irá abrir um edital para a ocupação da ex-sede da Prodam, no parque Ibirapuera, após a desistência do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC) em compartilhar o espaço com o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Cultura, o edital será lançado no início de 2007 e qualquer instituição cultural poderá se inscrever.

"Nós não desistimos da Prodam, porque ela nunca foi nossa, nós nunca recebemos uma proposta formal de ocupação pela prefeitura", diz Sérgio Miranda, assessor do MAC, apesar de integrantes do MAC terem participado de várias reuniões com integrantes do MAM para definir um projeto de ocupação. A idéia para tal ocupação foi do então prefeito José Serra e foi um dos fatores para a saída de Emanoel Araujo da Secretaria da Cultura -ele era contrário à proposta.

Miranda aponta como motivos para abandonar o uso comum "o fato de serem duas instituições com distintas origens, uma pública, e a outra, privada; a aprovação, por parte de Niemeyer, da reforma do outro edifício do MAC, dentro do pavilhão da Bienal, e a dificuldade, decorrente disso, em administrar três espaços, sendo que na Prodam nós apenas cederíamos obras para uma exposição coletiva." Segundo o assessor, a reforma já está em fase de captação de recursos. Será instalado um elevador e feita a climatização total do espaço.

O superintendente do MAM, Ronaldo Bianchi, disse à Folha que o museu pretende se inscrever no edital de ocupação da Prodam, apesar de também estar pleiteando o uso da Oca, também no Ibirapuera, por conta dos 80 anos da instituição, comemorados em 2008.

"O MAM espera do prefeito uma decisão ponderada", diz Bianchi. Segundo a Folha apurou, o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP também tem interesse no espaço. (FC)

Fonte: FOLHA DE S. PAULO. “Prefeitura de SP abrirá edital para ocupar Prodam”. Cad. Ilustrada, 14/12/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1412200615.htm. Acesso em 26/01/2007.