Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MuBE / Kassab determina saída do MuBE de área pública

Kassab determina saída do MuBE de área pública

FOLHA DE S. PAULO

18 de abril de 2007

FOLHA Cotidiano

Fonte: CREDENDIO, J. E. Kassab determina saída do MuBE de área pública. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Cotidiano. 18/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1804200718.htm. Acesso em 20/04/2007.


Kassab determina saída do MuBE de área pública

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO

O prefeito Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL) determinou que o MuBE (Museu Brasileiro de Esculturas) deixe a área pública que ocupa desde 1987 no Jardim Europa, uma das regiões mais valorizadas de São Paulo. O museu, um projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, foi construído em terreno de 7.000 m2 com verba da prefeitura e doações de empresas.

Ainda não há previsão para o despejo ser realizado.

Kassab acatou parecer do Departamento de Patrimônio que apontou ""desvio de função" das instalações do museu. No local, ocorrem eventos como lançamentos de produtos e desfiles de moda.

Somados, prédio e terreno custaram aos cofres públicos, de acordo com a prefeitura, cerca de R$ 35 milhões, em valores não-atualizados.

Com base no parecer, o prefeito rescindiu a concessão de uso do imóvel pelo museu, um acordo assinado em 1987 pelo então prefeito Jânio Quadros, que deu ao MuBE o direito de ocupar a área, sem pagar nada, durante 99 anos.

Na época, o local abrigaria um centro de compras, mas a idéia foi abandonada após pressões contrárias que partiram de moradores dos Jardins.

Porém, para manter o direito de continuar no local, o MuBE teria de realizar atividades culturais e ficou, diz a prefeitura, impedido de permitir o uso das instalações por terceiros.

Não é o que se viu nos últimos anos, conforme consulta realizada pela Folha na programação do museu, que está repleta de lançamentos de produtos de luxo e até eventos de moda, como o Moda no Museu, ocorrido em janeiro.

Em setembro de 2006, fiscais da Secretaria das Subprefeituras interditaram um festival de música eletrônica que ocorreria no museu, por falta de documentação. O museu já havia sido multado em julho por manter peças de propaganda irregulares.

Desde 2006, assessores mais próximos de Kassab vêm insistindo que o museu não cumpre nenhum tipo de função social que pudesse justificar o uso de uma área pública.
Ontem, o secretário das Subprefeituras, Andrea Matarazzo, voltou a criticar a direção do MuBE. ""O local deixou de ser um shopping de compras, mas virou shopping de eventos."

O secretário municipal da Cultura, Carlos Calil, que também pressionava pelo fim da concessão, disse que, nos últimos anos, o museu perdeu a função para a qual foi criado.

""Foi sendo usado para o lançamento de produtos comerciais, o que não é a finalidade de um espaço público", diz.

Assim que for desocupado, o MuBE será transferido pela Secretaria da Cultura. O projeto mais consistente é o de levar para lá o acervo da Pinacoteca Municipal, hoje depositado no Centro Cultural São Paulo.

Ontem, Kassab também decidiu retirar do Masp (Museu de Arte de São Paulo) a concessão da Galeria Prestes Maia, outro equipamento cultural do município sem uso.

 

 


Para mais informações sobre a crise pela qual passou o Masp, acesse o Dossiê Masp 

Fonte: CREDENDIO, J. E. Kassab determina saída do MuBE de área pública. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Cotidiano. 18/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1804200718.htm. Acesso em 20/04/2007.