Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MuBE / MuBE

MuBE

 

FOLHA DE S. PAULO

29 de agosto de 2006

FOLHA Opinião

Fonte: SAMPAIO, S. MuBE. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Opinião. 29/08/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2908200610.htm. Acesso em 29/08/2006.


MuBE

SUZANNA SAMPAIO

"Foi com tristeza que a diretoria do Museu Brasileiro da Escultura leu a reportagem "Prefeitura vai à Justiça para retomar área do MuBE" (Cotidiano, pág. C7, 26/8). Trabalho no MuBE desde 1990, quando a construção estava em processo e quando, com Marilisa Rathsam, percorria as empresas para captar recursos que viabilizassem o término da obra.
Entre o final da vigência da Lei Sarney e a promulgação da Lei Rouanet, não era possível obter recursos financeiros. A obra estava paralisada, e a manutenção da parte construída só foi possível graças aos recursos mensais que a generosidade do saudoso José Ermírio de Morais Filho e do senador Pedro Piva nos garantia.
A atual presidente arcava com parte das despesas, e corríamos o risco de perder a propriedade que se tinha por 99 anos do terreno desapropriado por Jânio Quadros, fato evitado pelo decreto da prefeita Luiza Erundina que ampliou o prazo para a finalização da obra. A Câmara dos Vereadores aprovou a lei do prefeito Paulo Maluf, e os recursos advindos permitiram levar a bom termo, em 1995, o esplêndido monumento, projetado por Paulo Mendes da Rocha. Não temos poder nem queremos interferir nas ações prometidas pelos secretários Andrea Matarazzo e Carlos Augusto Calil, mas esperamos receber uma visita e, em termos cordiais, demonstrar-lhes que não praticamos atividades comerciais e que os eventos para a demonstração de diversos produtos deixam para o MuBE uma doação pecuniária pela cessão do espaço. A feira de antiguidades opera dentro de mesmo sistema.
A contrapartida para a prefeitura é oferecida pela Sociedade Amigos dos Museus através de um número de bolsas para alunos indicados pelos órgãos do governo municipal para todos os cursos práticos e teóricos que aqui são ministrados. A atividade cultural é intensa, diária e contínua, nunca perturbada pelos eventos, que apenas retornam parcialmente a verba necessária para o pagamento de contas e dos salários dos abnegados funcionários, que quase sempre recebem com atraso.
O senhor secretário da Cultura notabilizou-se por dar um relevo sem precedentes ao Centro Cultural São Paulo, e o ex-prefeito José Serra conquistou a nossa simpatia quando da visita com que nos hon- rou durante a campanha para a prefeitura. Sabemos que pessoas com tal nível e entendimento cultural, antes de tomar uma atitude que condenará ao desaparecimento uma instituição que valoriza São Paulo e o Brasil, atentarão para o número de concertos, de congressos e de exposições de artes plásticas e de fotografia, entre outras."

SUZANNA SAMPAIO, professora de história e advogada, vice-presidente do MuBE, conselheira do Iphan, membro da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa e presidente de honra do Icomos/Brasil (São Paulo, SP)

 

 


Fonte: SAMPAIO, S. MuBE. Folha de S. Paulo. Cad. Folha Opinião. 29/08/2006. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz2908200610.htm. Acesso em 29/08/2006.