Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MAR - Museu de Arte do Rio, vai fechar? / Após protesto, Secretaria de Cultura promete repasse ao Museu de Arte do Rio na semana que vem

Após protesto, Secretaria de Cultura promete repasse ao Museu de Arte do Rio na semana que vem

Nelson Gobbi para O Globo em 28/11/2019.
Após protesto, Secretaria de Cultura promete repasse ao Museu de Arte do Rio na semana que vem

'Abraçaço' no Museu de Arte do Rio, em defesa da manutenção do museu Foto: Guito Moreto / Agência O Globo

RIO — Após o abraço simbólico no Museu de Arte do Rio, que reuniu artistas, curadores, colecionadores, galeristas e membros da sociedade civil na última terça-feira, em defesa da manutenção do equipamento, foi definido o pagamento de mais uma parcela do valor devido pela Secretaria de Cultura ao MAR, no próximo dia 5.

Na reunião, o secretário de Cultura, Adolpho Konder, e Carlos Gradim, presidente do Instituto Odeon, OS responsável pela gestão do equipamento, discutiram o acerto do último adtivo acordado entre a prefeitura e a instituição.

De acordo com o Odeon, a Secretaria teria proposto o pagamento dos R$ 2,1 milhões que a OS teria a receber até o fim do ano em três parcelas iguais, com a primeira sendo efetuada no dia 5. A pasta confirmou o pagamento de semana que vem, sem especificar o valor.

"A Secretaria Municipal de Cultura está empenhando todos os esforços junto à Secretaria Municipal de Fazenda para obter os recursos necessários para manter todos os equipamentos culturais em funcionamento. Está previsto o pagamento na próxima semana do Instituto Odeon", informou a pasta, em nota.

A confirmação do aporte no dia 5 de dezembro pode dar fim à preocupante situação da equipe de  62  funcionários  e 18 estagiários, além de outros  46 terceirizados , que entraram em aviso prévio após o atraso do repasse de R$ 398 mil à OS, em 11 de novembro. O repasse foi feito na semana passada, o que garantiu o funcionamento do museu até dezembro.

O temor com o fechamento do museu veio  após a saída da diretora executiva, Eleonora Santa Rosa, e do diretor cultural, Evandro Salles, além de outros oito funcionários, no início do mês . Em uma rede social, no dia 2 de novembro, Salles citou “uma profunda crise financeira e política vivida pela instituição”.

'Aranha' será inaugurada no sábado

Por ora, funcionários seguem trabalhando e o equipamento mantém sua programação: a individual "Pardo é papel", de Maxwell Alexandre, foi inaugurada nesta terça , e a instalação "Aranha" (1996), de Louise Bourgeois (1911 – 2010), será aberta à visitação a partir de sábado.

Uma das obras escultóricas mais marcantes do fim do século passado, a estrutura de mais de 3 metros de altura e 200 quilos pertence à Coleção Itaú Cultural, e permaneceu em comodato Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo por mais de duas décadas. Em dezembro do ano passado, a instalação iniciou uma intinerância, passando por instituições como Inhotim (MG) e Fundação Iberê Camargo (RS), antes de chegar ao Rio.

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/apos-protesto-secretaria-de-cultura-promete-repasse-ao-museu-de-arte-do-rio-na-semana-que-vem-1-24106142