Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / MAR - Museu de Arte do Rio, vai fechar? / Teatro Imperator, Museu Bispo do Rosário e MAR sofrem sem repasses da Prefeitura do Rio

Teatro Imperator, Museu Bispo do Rosário e MAR sofrem sem repasses da Prefeitura do Rio

Por G1 Rio de Janeiro em 27/11/2019.

Os equipamentos culturais do Teatro Imperator, Museu Bispo do Rosário e Museu de Arte do Rio (MAR) sofrem sem receber os repasses da Prefeitura, como mostrou o RJ1 desta quarta-feira (27).

A produtora que administra o Imperator não recebe há dois meses. Foi a própria Prefeitura que reformou e reabriu o teatro em 2012, mas o governo do Estado agora quer assumi-lo.

A partir de janeiro, a programação foi interrompida. Em nota, a Prefeitura disse que realizou pagamentos de setembro, mas não informou sobre outubro e novembro.

Financiamento coletivo

O Museu Bispo do Rosário abriu uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 150 mil. Para cada real doado, o BNDES vai investir mais dois.

O equipamento da Prefeitura fica dentro da Colônia Juliano Moreira, na Taquara, e é responsável pela preservação da obra de Arthur Bispo do Rosário, um dos expoentes da arte contemporânea.

Protesto no MAR

O instituto que administra o MAR também sofre sem os repasses e seus funcionários estão de aviso prévio. Artistas, curadores, pesquisadores e produtores deram um abraço simbólico no MAR, na terça.

A Prefeitura informou que depositou repasses atrasados de abril a setembro. haverá uma reunião com representantes do instituto para falar sobre os pagamentos de outubro a dezembro.

Fonte: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/11/27/teatro-imperator-museu-bispo-do-rosario-e-mar-sofrem-sem-repasses-da-prefeitura-do-rio.ghtml