Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: outros espaços e formas de gestar os museus em São Paulo / Após visita, MAC aprova Detran, sua nova sede

Após visita, MAC aprova Detran, sua nova sede

Por Fabio Cypriano para a Folha de S. Paulo em 25/04/2007.

FOLHA DE S. PAULO

25 de abril de 2007

FOLHA Ilustrada

Fonte: CYPRIANO, F. Após visita, MAC aprova Detran, sua nova sede. Folha de S. Paulo. Cad. Ilustrada. 25/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2504200712.htm. Acesso em 06/05/2007.


 

Após visita, MAC aprova Detran, sua nova sede

FÁBIO CYPRIANO
DA REPORTAGEM LOCAL

Diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP elogia o espaço, que vai abrigar a instituição e ganhará reformas

Idéia é abrir o novo local em 2009; último andar do prédio-sede, com vista panorâmica de São Paulo, pode ganhar restaurante

 

 

 

 

 

 

A direção do Museu de Arte Contemporânea da USP, em sua primeira visita ao prédio do Detran, conduzida pelo diretor do órgão, Ruy Estanislau, anteontem, aprovou as condições do edifício para abrigar a instituição. A mudança foi anunciada, na semana passada, pelo secretário estadual de Cultura, João Sayad.


"Ficamos entusiasmados, vimos o prédio em detalhes, e a infra-estrutura é totalmente adequada, as condições museológicas são muito boas, além de o edifício estar em ótimas condições de conservação", diz Lisbeth Rebollo Gonçalves, diretora do MAC.

Durante a visita, Gonçalves verificou não só que o Detran tem condições de abrigar a coleção moderna do museu, que pode ser distribuída no prédio principal, com nove andares -são 21,8 mil m2, apesar de um pé direito relativamente baixo, de 3,7 m-, mas que o acervo de arte contemporânea pode ser exibido no pavilhão anexo, com cerca de 4.600 m2 e pé direito superior a 8 m, o que é bastante adequado para obras como instalações, que caracterizam a produção recente de vários artistas.

Há outros quatro anexos disponíveis, e a direção do MAC acredita que, no conjunto, cheguem a mais 2.400 m2. Com isso, o museu passa a contar com cerca de 28 mil m2. O edifício-sede foi inaugurado em 1954, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

"Todo o complexo do Detran ficará com o museu, até mesmo um auditório, que está em ótimas condições e possui 370 lugares. Com isso, poderemos dispor o acervo de forma adequada, e até mesmo criar residências artísticas", diz a diretora do MAC.

Outro detalhe que animou Gonçalves foi descobrir a existência de dois grandes cofres, que poderão receber as obras-primas do acervo, algumas delas cotadas em valores que chegam a milhões de dólares, como o auto-retrato de Modigliani, feito em 1919, uma das mais valiosas do museu.

O MAC possui cerca de 8.000 obras, além de manter a guarda da coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira, com mais cerca de 1.500 trabalhos, especialmente fotografias.

Não há ainda previsão para a saída do Detran, mas a diretora acredita que ocorra em breve e já tem previsão para a inauguração do novo MAC: "Vamos saber em breve quando o Detran irá desocupar o prédio, recebemos hoje as plantas, mas gostaríamos de abrir o museu em abril de 2009, quando o MAC irá comemorar 46 anos".

Segundo Gonçalves, os custos da reforma do local e da implantação do museu estão sendo acertados entre a reitoria da USP e a Secretaria de Estado da Cultura.

"Sabemos que há um grande empenho do governo do Estado. É provavel que eles mesmos indiquem o arquiteto responsável pela reforma, mas creio que o [Oscar] Niemeyer será consultado."

Na visita, a diretora ficou surpresa com a vista panorâmica da cidade que se tem do último andar do edifício-sede. "Creio que se pode pensar em montar um bar, uma livraria ou mesmo um bom restaurante aqui", afirmou.

Atualmente, além da sede na USP, o MAC dispõe de uma parte do edifício da Bienal de São Paulo, que fica de frente para o local do novo museu, onde a instituição organiza exposições e tem parte de seu acervo. "Por enquanto, nosso foco é o novo prédio, não pretendemos desocupar nada, até mesmo para verificar a adequação das novas instalações. Esse é um debate futuro."

Com a nova sede, a diretora do MAC acredita que o museu entre em nova fase.

"É emocionante pensar o que se fez em 44 anos, em situações precárias e com a falta de identidade por não se ter uma sede com visibilidade. Agora, tudo isso vai mudar", diz Gonçalves.

 

 


 

Fonte:  CYPRIANO, F. Após visita, MAC aprova Detran, sua nova sede. Folha de S. Paulo. Cad. Ilustrada. 25/04/2007. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2504200712.htm. Acesso em 06/05/2007.